Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É início de ano letivo e a cada ano a coordenadora, junto com o grupo de professores que coordena, revê o currículo e a organização dos conteúdos e dos objetivos de acordo com o programa. Ao reestruturarem ou manterem itens no currículo escolar, a equipe escolar sempre discute que é necessário contemplar as funções centrais do desenvolvimento humano: simbólica, percepção, memória, atenção e imaginação. Sobre essas funções, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Entre as diferentes formas de percepção, a percepção visual é a mais efetiva na aquisição do conhecimento, para todas as pessoas, conforme estudo realizado.

  • B.

    Todas as áreas do conhecimento são manifestações da função simbólica.

  • C.

    A aprendizagem que envolve a memória é somente aquela da concepção tradicional.

  • D.

    A reprodução tem apoio na memória enquanto a imaginação ou criação, não.

Bianca é uma aluna recém-ingressante no Ensino Fundamental, tem 6 anos e, segundo conversa da mãe com a coordenadora pedagógica, aprendeu a ler e a escrever aos 3 anos de idade. Surpresa com a afirmação, a coordenadora transmitiu a informação à professora, que conheceria os alunos e iniciaria atividades de sondagem na semana seguinte. Após a realização das atividades diagnósticas individuais, a professora verificou que Bianca sabia escrever seu nome completo e sabia algumas palavras de memória e as escrevia convencionalmente. Ao ditar palavras menos usuais, a aluna apresentava-se na hipótese silábica com valor sonoro. Conforme a professora e a coordenadora já imaginavam, é bastante incomum que uma criança aos 3 anos saiba ler e escrever convencionalmente, pois

  • A.

    aos 3 anos, as crianças ainda não estão em contato com formas escritas, veem apenas as figuras e quando observam livros fingem ler, mas não se atentam que neles há palavras.

  • B.

    com 3 anos de idade, a criança não tem a maturação orgânica necessária para ler e escrever convencionalmente, mesmo que estimulada pelo meio.

  • C.

    somente em idade mais avançada as crianças podem desenvolver qualquer hipótese de escrita, ou seja, com 3 anos de idade seria impossível Bianca estar na hipótese alfabética, pré-silábica ou qualquer outra.

  • D.

    o currículo da Educação Infantil estimula apenas o brincar, não está voltado para o contato com a escrita.

A escola Caminhos da Vida é composta por uma grande variedade de alunos de diferentes etnias, advindos de todas as regiões brasileiras, além de outros provenientes de países distintos, principalmente Japão, Bolívia e Angola. Para atender à diversidade de culturas e conhecimentos, a escola adota um currículo voltado para a formação humana. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Um currículo voltado para a formação humana considera os conhecimentos e vivências dos alunos, inclui a todos e sempre apresenta novos saberes, desdobrando as áreas tradicionais do currículo em tantas outras.

  • B.

    Este tipo de currículo deve ser neutro e ingênuo para não transmitir ideologias por trás de sua organização.

  • C.

    Um currículo voltado para a formação humana deve ser sempre baseado na preparação para a vida adulta, como propõe Bobbit.

  • D.

    É um currículo que está relacionado com as práticas propostas pelo professor para todas as turmas, com conteúdos e objetivos estabelecidos previamente.

Uma professora notou que em matemática sua turma de 5º ano estava com dificuldades de realizar situações-problema e solicitou a presença do coordenador pedagógico para que assistisse à sua aula e lhe ajudasse a identificar que estratégias didáticas poderiam ser adotadas para favorecer a aprendizagem dos alunos. Com respaldo em seus conhecimentos de didática da Matemática, após observar a aula, o coordenador provavelmente respondeu que

  • A.

    é preciso aumentar a quantidade de situações-problema para serem resolvidas pelos alunos, utilizando apenas uma operação por vez, ou seja, quinze problemas que envolvam multiplicação em uma mesma aula. Não é indicado que os alunos de 5º ano resolvam os problemas com estratégias pessoais, precisam estruturar as operações de modo convencional.

  • B.

    a Matemática não deve utilizar situações-problema, deve usar exclusivamente jogos didáticos, de preferência propostos pelos alunos.

  • C.

    antes de resolver situações-problema, os alunos precisam familiarizar-se com as operações aritméticas de modo isolado. Quando as compreenderem bem, podem aplicá-las. Se os alunos têm dificuldades, o professor deve retomar as operações e, quando aprenderem o mecanismo operativo, estarão preparados para o próximo passo.

  • D.

    propor situações-problema é imprescindível em todos os níveis da escolaridade, porém a Matemática não deve se limitar a isso; é necessário que os alunos também possam experimentar criar problemas e propiciar a resolução dos problemas inventados por outros colegas.

Fernanda tem 4 anos e frequenta a Educação Infantil. Embora não saiba ler as palavras, sabe ler o mundo muito bem, ou seja, tem um vasto conhecimento prévio para sua idade. Interessa-se principalmente pelos assuntos relacionados a animais e, para aprender cada vez mais, tem afinidade por assistir a programas televisivos informativos e ver ilustrações de livros sobre animais e pedir para que sua mãe leia trechos a ela. Muitos alunos sentem curiosidade em conhecer mais a alimentação, por que vivem na terra etc. Pensando em práticas pedagógicas voltadas para a faixa etária e para o conhecimento dos alunos, é correto afirmar que

  • A.

    é possível incluir essa temática no currículo, considerando todo conhecimento como uma rede de outros saberes e respaldando-se nos princípios de transversalidade.

  • B.

    o mais adequado é elaborar uma sequência didática para desenvolver a temática, sobretudo, por poder ser realizada em um tempo mais reduzido – em torno de uma semana ou quinze dias – a fim de tornar-se uma atividade investigativa e, ao mesmo tempo, prática.

  • C.

    o conteúdo do currículo pode ser variável, pois no momento do planejamento inicial já é determinado um espaço para que os alunos sugiram um tema a ser trabalhado.

  • D.

    nas perspectivas epistemológicas e metodológicas, esse trabalho não pode ser realizado dissociado de um projeto interdisciplinar, que envolva necessariamente todas as disciplinas curriculares.

Uma professora não possuía a compatibilidade de horário legal para que pudesse exercer acúmulo de cargos públicos. Ela garantiu à diretora que teria tempo hábil para chegar à primeira aula, porém ao decorrer dos dias sistematicamente atrasava-se no início do período. Os demais professores, cientes da situação, reivindicaram o mesmo direito ou fariam acusação de favorecimento, tendo a diretora que responder por Processo Administrativo Disciplinar. Diante dessas circunstâncias, assinale a alternativa que melhor apresenta a atitude que a diretora deveria ter tomado a fim de evitar esse problema.

  • A.

    Abrir exceções para outros professores que também gostariam de acumular cargos públicos.

  • B.

    Ter feito um registro escrito para que a professora se comprometesse a cumprir o horário como os demais professores.

  • C.

    Não admitir a exceção devido à inconformidade legal.

  • D.

    Conversar com os demais professores, explicar a situação e verificar se concordariam com o privilégio da professora antes de permiti-lo.

Um professor acaba de ingressar na escola Caminhos do Aprender, escola da rede pública de ensino, e solicita o Projeto Político-Pedagógico da escola ao coordenador pedagógico, a fim de conhecer um pouco mais sobre aquela unidade escolar. O coordenador diz não saber onde está o Projeto Pedagógico e que, provavelmente, deve estar na sala do diretor, por se tratar de um “documento burocrático”. Ao falar com o diretor, ele diz que não sabe exatamente onde o documento está, mas que, quando encontrar, deixará com Carlos para que leia. Diante das Leis que regem a Educação, pode-se afirmar que

  • A.

    o Projeto Político-Pedagógico é um documento ao qual os professores têm acesso, mas sua elaboração é realizada pela Equipe Gestora, de acordo com as orientações da Secretaria de Educação.

  • B.

    o Projeto Político-Pedagógico é realizado no ano de inauguração da escola e, nos anos posteriores, segue-se sempre o mesmo documento.

  • C.

    todos os integrantes da escola podem ter livre acesso às normas da escola, bem como ao planejamento, aos objetivos e aos Projetos Político-Pedagógicos, que mostram a identidade da escola. Além disso, os professores, a comunidade escolar e os conselhos escolares participam da elaboração da proposta pedagógica.

  • D.

    o Projeto Político-Pedagógico é um documento burocrático que na prática tem pouca utilidade. Depois de elaborado pela equipe da escola e homologado pela Secretaria de Educação, deve ser arquivado até que alguém queira consultá-lo.

Um coordenador pedagógico diz que seu dia a dia compõe-se de resolver situações emergenciais, como problemas de relacionamento entre alunos, telefonar para as famílias cujos alunos aguardam na escola após o horário da saída e entregar materiais para os professores nas salas de aula. Na verdade, se houvesse a delegação de funções de uma forma mais efetiva na escola, poderiam ser priorizadas as atividades que realmente fazem parte da rotina do coordenador pedagógico, como

  • A.

    organizar e executar horários coletivos de trabalho pedagógico, investir em sua formação pessoal e atuar diretamente junto ao grupo de professores, observando práticas e planejamentos e qualificando o trabalho.

  • B.

    ler comunicados referentes às atividades que envolvem professores e alunos e elaborar a rotina como uma estrutura estável.

  • C.

    suprir a ausência de professores em sala de aula, discutir projetos desenvolvidos na escola e preparar-se pedagógica e conceitualmente para os horários coletivos de trabalho pedagógico.

  • D.

    promover o desenvolvimento profissional dos professores, suprir a ausência deles em sala de aula e ler comunicados que envolvam os professores.

Ao final do ano letivo de 2011, todos os participantes da comunidade escolar, os professores, funcionários e a equipe gestora empenharam-se em avaliar o que foi produtivo ou eficaz durante o ano e o que precisa ser aperfeiçoado para o ano seguinte na escola Viver e Aprender. Embora essa escola seja muito elogiada pelos pais, devido ao ensino de qualidade, à organização e à limpeza, houve queixas no que se refere à comunicação com as famílias. Muitos pais desejam ter contato com os dados da aplicação de recursos, com os informes gerais, com o calendário escolar e com o IDEB da unidade. Assim, sugeriram que essas informações estivessem dispostas em um quadro visível a todos nos períodos de entrada e saída dos alunos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As sugestões da comunidade escolar para o ano seguinte devem fazer parte do projeto pedagógico da escola e, sobretudo, devem ser colocadas em prática.

  • B.

    O compromisso da escola com o processo educativo deve eliminar a progressão continuada e investir nos alunos com dificuldades. Essa é a base, nenhuma avaliação institucional pode trazer resultados melhores.

  • C.

    Permitir que a família opine sobre a escola é conferir a leigos uma grande responsabilidade. Nem tudo o que é dito pela comunidade escolar deve ser levado em consideração.

  • D.

    Avaliar a escola cabe somente aos especialistas em educação e, principalmente, àqueles que estão diariamente em contato com os problemas que envolvem o sistema educativo.

Na escola Saber Partilhado, cada professor, funcionário e membro da equipe gestora atua de modo cooperativo e em prol da Educação como um todo. As tarefas são definidas, mas não há o predomínio da hierarquização. Aqueles que têm maiores habilidades em determinadas situações, lideram; a liderança não fica apenas concentrada na equipe gestora, todos assumem esse papel em algum momento. Refletindo sobre gestão democrática e trabalho em equipe, é correto afirmar que

  • A.

    o trabalho em equipe está pressuposto em qualquer atividade organizada na escola, por isso não é preciso reforçá-lo ou incentivá-lo.

  • B.

    só é significativo o trabalho em equipe em algumas situações. Às vezes, algumas pessoas não gostam ou não trabalham bem em equipe, nesse caso, quem prefere trabalhar em equipe, pode fazê-lo e quem não gosta é melhor que não o faça para evitar desentendimentos ou conflitos.

  • C.

    as discussões com o grupo de professores podem possibilitar trocas e reflexões interessantes e tornar o ambiente estimulante, contudo é preciso que cada um tenha suas responsabilidades e tarefas concretas e atue individualmente nas situações cotidianas.

  • D.

    a equipe que age verdadeiramente junta ou colabora com o mesmo trabalho faz parte de um sistema coletivo e, para tal, renuncia voluntariamente parte de sua autonomia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...