Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na primeira reunião pedagógica, a equipe gestora de uma escola municipal de Campinas, por considerar a importância de sustentar a gestão democrática para o bom andamento dos trabalhos realizados na escola, conversou com o grupo de professores e funcionários em geral sobre a aplicação da verba recebida. Espontaneamente, cada um disse o que considerava que precisava melhorar na escola no tocante às questões físicas ou pedagógicas. De acordo com o Plano de Aplicação de Recursos, é possível afirmar que na lista dos produtos ou serviços a serem adquiridos, certamente, não faz parte
a construção de casinha de bonecas.
o material de limpeza, que é considerado de consumo urgente e necessário.
a compra de uniforme para o coral.
o serviço de chaveiro centralizado na administração da Secretaria Municipal de Educação.
Um aluno do 1º ano do Ensino Médio esteve presente em 155 dias dos 200 dias letivos, no entanto, ausentou-se em 60% das aulas de Língua Portuguesa. Sendo assim, é correto afirmar que este aluno
não poderá ser promovido para o ano seguinte, pois é necessário ter 80% de presença das horas letivas.
não poderá ser promovido para o ano seguinte, pois para cada disciplina é necessário ter 75% de presença.
só será promovido para o ano seguinte se tiver atingido as aprendizagens imprescindíveis, uma vez que tem um elevado número de faltas.
poderá ser promovido para o ano seguinte, pois é necessário ter, ao menos, 75% das horas letivas (150 dias).
A coordenadora pedagógica da escola Novo Mundo está assessorando os professores no Projeto Crianças como você: conhecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente e, para isso, está promovendo uma formação sobre a temática nas reuniões semanais com o grupo. Nesses encontros, os itens do Estatuto não são apenas lidos, mas sim discutidos, contextualizados, apresentados por meio de textos complementares, vídeos, dinâmicas e outras formas de reflexão voltada ao assunto. Os professores comentaram que alguns alunos nesta escola têm a guarda de alguém da família, ou seja, há impedimentos legais para que a criança viva com o pai, com a mãe ou com ambos. Sobre isso, é correto afirmar que de acordo com o Estatuto vigente,
a guarda confere à criança ou adolescente a condição de dependente, para todos os fins e efeitos de direito, exceto quando a criança está sob tutela ou é adotada por estrangeiros.
quando a criança ou adolescente está sob guarda de terceiros, é terminantemente proibida a visita dos pais, sob pena de multa e prisão, em caso de reincidência.
é vedada a nomeação de tutor por meio de testamento.
a guarda poderá ser revogada a qualquer tempo, mediante ato judicial fundamentado, ouvido o Ministério Público.
Caroline tem 9 anos, vivia no Maranhão e mudou-se para São Paulo recentemente. Estudou o correspondente ao 2º ano do Ensino Fundamental I do ensino de 9 anos (turma em que os educando têm 7 anos). Ao observar o histórico escolar da aluna, a coordenadora pedagógica notou que ela deveria ser matriculada no 3º ano, porém haverá uma defasagem entre idade e série. No histórico, é possível verificar que a aluna não ficou retida em nenhuma série, porém em contato com a família, a coordenadora ficou ciente de que apenas a mãe morava com a menina e não pode levá-la à escola durante um ano inteiro. Assim, Caroline cursou apenas o 1º e o 2º anos. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o procedimento que pode ser adotado neste caso.
Matricular a aluna no 3º ano do Ensino Fundamental, a fim de acompanhar o histórico escolar.
Efetivar a matrícula da aluna normalmente no 3º ano e não deixá-la ausentar-se das aulas.
Avaliar os conhecimentos da aluna, de forma sistemática, e verificar (com o auxílio de reunião, em caráter especial, do Conselho) se condiz com os objetivos propostos para o 4º ano e, caso corresponda, deve-se proceder com a documentação de reclassificação da estudante para que possa cursar o 4.º ano.
Solicitar que a escola anterior da aluna realize nova avaliação e, se ela tiver conhecimentos próximos ao esperado para o 4º ano, realizar a devolução do histórico escolar, a fim de que providenciem a adequação do documento.
Uma professora, de cujas aulas são dinâmicas e envolventes, notou que muitos de seus alunos obtiveram notas baixas ao final do trimestre. As perguntas feitas em sua prova final eram descontextualizadas da realidade e desarticuladas das aulas. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta qual seria a melhor postura de avaliação desses alunos.
A professora poderia favorecer a interação grupal como forma única de avaliar, pois além de ser coerente com sua postura dinâmica em sala de aula, poderia auxiliar no processo cognitivo, ampliando as visões dos alunos.
A professora poderia utilizar diversas estratégias para avaliar os alunos, sem a necessidade de realizar registros para tal.
A professora poderia adotar o processo avaliativo mediador, considerando o desenvolvimento diário dos alunos, contemplando uma linha semelhante àquela trabalhada nas aulas e envolvendo na prova o processo do dia a dia.
A professora poderia propor uma autoavaliação e realizar atividades interdisciplinares conclusivas, pois durante o processo de realização de avaliações pelos alunos não há mais aprendizagem.
O grupo de professores da escola Aprender realiza provas para os alunos retirando atividades dos livros didáticos, enquanto os professores da Saber é Viver têm uma prática mais adequada. Assinale a alternativa que apresenta a ação que poderia ser considerada uma prática da escola Saber é Viver, considerando os pressupostos de avaliação na perspectiva atual de construção de conhecimento, avanço e reorganização curricular.
A elaboração de um instrumento com questões que sirvam especificamente à composição da avaliação àquela turma, juntamente com outros instrumentos avaliativos, também criados a este fim.
A elaboração de uma prova para que os alunos, em grupos, respondam as questões e dela seja extraída a nota final.
A utilização de um portfólio com provas feitas por todos os alunos, para que possam ser comparadas entre si pelo professor e classificá-los de acordo com suas potencialidades e defasagens.
A observação do processo de aprendizagem, sem a necessidade de registro ou sistematização pelo professor ou pelos alunos.
Uma professora percebeu que sua turma de 1º ano do Ensino Médio estava apresentando muitas dificuldades em relação às irregularidades ortográficas S, SS e Ç. Isso somente foi notado a partir de levantamento e tabulação dos erros cometidos pelos alunos em suas produções textuais durante todo o trimestre. Assim, a professora, embora não tivesse previsto desenvolver esse conteúdo no planejamento anual, elaborou uma sequência didática para desenvolver o conteúdo apontado, a fim de contribuir para amenizar a presença de erros nos textos dos alunos. O coordenador pedagógico considerou a ação da professora bastante pertinente no que se refere ao currículo repensado a partir de avaliação e solicitou que ela compartilhasse na reunião de trabalho com os professores sua vivência relatada. Acerca desse assunto, é correto afirmar que
a avaliação feita pela professora na etapa descrita é somativa, pois agregou um novo saber àquele já desenvolvido, embora não estivesse previsto no currículo da série.
a avaliação feita pela professora é classificatória, pois verificar dados e tabulá-los mostra que alguns alunos sabem determinados conteúdos e outros alunos não sabem.
a avaliação feita pela professora é formativa, pois reorientou o processo a partir de uma necessidade real dos alunos.
a avaliação feita pela professora pode, na verdade, ser considerada falha, pois se desviou do programa inicial e, provavelmente, ao final do ano não serão cumpridos os objetivos essenciais, o que não foi notado pelo coordenador.
A coordenadora e os professores do 1º ano do Ensino Fundamental elaboraram uma aula de história sobre família. Para isso, selecionaram uma imagem em que há um casal e dois filhos, todos sorrindo. A coordenadora pedagógica agendou assistir à aula da professora, seguindo um cronograma regular de observação de aulas. Ao chegar à sala, viu todas as crianças dispostas em círculo, sentadas no chão, juntamente com a professora, que já iria iniciar a roda de conversa. Então, mostrou aos alunos a imagem e perguntou a eles como a família é formada. Em coro, os estudantes responderam que é composta de pai, mãe e filhos. A professora interveio questionando a importância da mãe e do pai para o lar e como os filhos precisam se comportar serem prestativos, educados e não brigarem entre si. Finalizou-se a roda de conversa. Pensando na formação do currículo, a aula descrita
foi planejada adequadamente, porque os alunos de 1º ano são pequenos para compreender que a família pode ser formada de outros modos. Além disso, é importante para esta faixa etária saber que é preciso valorizar os pais e respeitá-los.
não foi planejada adequadamente, porque a professora não deixou que os alunos participassem mais. Cada um poderia falar como ajuda em casa ou como trata seus pais.
foi planejada adequadamente, porque os alunos estavam em círculo e não enfileirados, todos puderam ver a figura e apreender o saber que estava sendo transmitido.
não foi planejada adequadamente, porque a professora não considerou que muitos alunos vivem em famílias estruturadas de outro modo. A figura utilizada transmitiu uma visão restrita de família, a condução da aula foi moralista e desviou-se do assunto principal, inibindo a participação dos alunos.
Na escola Futuro Cidadão, os professores utilizam em todas as séries os livros enviados pelo PNLD para compor o currículo do modo em que estão organizados no sumário. Assim, na semana de planejamento, a coordenadora observou que os conteúdos programáticos de Ciências dos 2º e do 3º anos estavam muito semelhantes e propôs uma modificação, pois os alunos que estudaram no 2º ano e passaram para o 3º ano precisavam aprofundar seus saberes e não praticamente repeti-los de um ano para outro. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Os problemas de aprendizagem não têm relação com a organização do currículo, falta laudo médico que oriente a prática pedagógica.
A lógica estruturante do currículo não deve priorizar o aluno, e sim o conhecimento a ser ensinado.
Ao criar protótipos de alunos, é mais fácil ao professor estruturar o currículo adequadamente.
A prática educativa deve ser repensada e reorganizada de forma coletiva a fim de que o currículo reveja a identidade dos educadores e dos educandos. O que deve ser priorizado e que atividades devem ser propostas são reflexões importantes para a construção do currículo.
Luana nunca frequentou a escola e já está com 8 anos. Ao chegar a uma escola municipal da rede pública, a coordenadora percebeu que a aluna já apresentava alguns saberes, embora nunca os tenha aprendido formalmente. Os pais de Luana estudaram apenas nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental e não puderam auxiliá-la em sua alfabetização. A partir de conversa com a aluna e sondagem diagnóstica realizada sistematicamente, é correto afirmar que
Luana não sabe desenhar, pois esse tipo de atividade é aprendida na escola e a aluna não desenvolveu a coordenação motora fina.
a aluna não identifica e nomeia as cores, já que essa atividade deve ser ensinada na escola, nenhuma criança pode saber cores se nunca foi à escola.
Luana não sabe escrever matematicamente a operação de adição, pois esse tipo de atividade não é do domínio do desenvolvimento, precisa ser aprendido na escola.
Luana conhece Estados e capitais brasileiras, pois esse conhecimento é considerado parte do desenvolvimento da espécie humana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...