Questões de Pedagogia do ano 2012

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Analise o trexo abaixo:

“Em uma língua qualquer, é muito comum ocorrer que um plano de expressão (um significante) seja suporte para mais de um plano de conteúdo (significado), ou seja, que um mesmo termo tenha vários significados”.

Esse trecho traduz o significado de:

  • A.

    Paráfrase

  • B.

    Polissemia.

  • C.

    Oxímoro ou Paradoxo.

  • D.

    Denotação e Conotação.

  • E.

    Plano morfossintático dos textos e palavras.

Assinale a alternativa que melhor define “currículo escolar”.

  • A.

    É um processo que busca superar as visões parciais e dicotômicas do planejamento e da avaliação em direção a uma concepção dialética.

  • B.

    É a seleção prévia dos conteúdos principais a serem trabalhados durante um ano letivo em torno de temas geradores.

  • C.

    O caminho, a jornada, o trajeto a ser percorrido pelo aluno no período de sua formação e que tem referências, mapas, mas que sempre admite mudanças, atalhos, alterações significativas de rotas. Esse caminho está diretamente imbricado com os sujeitos - professores e alunos -, o objeto de estudo e o contexto.

  • D.

    Um espaço de reflexão crítica, coletiva e constante sobre a prática da sala de aula e da instituição para a troca de experiências e o desenvolvimento da atitude de cooperação.

  • E. É a necessidade de se fazer o trabalho a partir dos reais problemas da escola, o que exige que seja feita uma problematização da realidade para não se cair nas armadilhas de uma ideologia dominante.

Leia o texto:

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 4, 5 e 6.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

Assinale a alternativa que melhor traduz avaliação ao longo da história da prática pedagógica.

  • A.

    inclusão, cobrança, capacitação

  • B.

    seleção, verificação, transmissão

  • C.

    comparação, exclusão, mediação

  • D.

    cobrança, seleção, hierarquização

  • E.

    “saber de cor”, hierarquização, processo

Sobre o ensino da língua, é correto afirmar.

  • A.

    O ensino da gramática normativa busca capacitar o usuário da língua a empregá-la adequadamente nas diversas situações de comunicação.

  • B.

    O ensino da variedade padrão ou formal da língua leva à competência comunicativa para a pluralidade de discursos.

  • C.

    Segundo a gramática normativa, não há erro linguístico e sim inadequação da variedade padrão.

  • D.

    O ensino da língua materna justifica-se prioritariamente pelo objetivo de desenvolver a competência comunicativa.

  • E.

    No ensino da língua materna, deve-se considerar a gramática descritiva, ou seja, o conjunto de regras que é dominado pelos falantes e que lhes permite o uso normal da língua.

Segundo a Política de Educação Especial de Santa Catarina, a Educação Especial deve ser entendida como:

  • A.

    Processo multidisciplinar que se ocupa com excelência do atendimento e da educação de pessoas com deficiência em instituições especializadas, tais como escola para surdos, escola para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência mental.

  • B.

    Processo interdisciplinar que visa à prevenção, ao ensino e à reabilitação da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades, objetivando sua inclusão mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.

  • C.

    Processo evolutivo-comportamental definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especializados que visam garantir e promover as potencialidades dos alunos que apresentam NEE (Necessidades Educacionais Especiais) em educação básica.

  • D.

    Processo neuro-psicopedagógico adaptado às diferenças individuais, permitindo ações integradas entre a Educação Especial e o Ensino Regular, possibilitando a detecção e o acompanhamento das exigências escolares.

  • E.

    Processo que tem o objetivo de restaurar o direito à educação, negado a jovens e adultos, oferecendo a eles igualdade de oportunidades para a entrada e permanência no mercado de trabalho e qualificação para uma educação permanente.

De acordo com os princípios estabelecidos na Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina:

1. A construção de uma sociedade inclusiva é um processo que envolve todos os segmentos sociais.

2. A família é a segunda instância socializadora da criança enquanto que a escola, como primeira, é a mediadora na apropriação de conhecimentos científicos.

3. Em uma sociedade inclusiva, a diversidade é atributo essencial para o desenvolvimento humano.

4. O respeito à cidadania e à dignidade está expresso em determinações legais embora tenham objetivos de alcance utópicos.

5. A escola inclusiva precisa letrar e alfabetizar mesmo que em instâncias socializadoras distintas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.

Assinale a alternativa que melhor conceitua metodologia de trabalho voltada à língua portuguesa.

  • A.

    São objetivos educacionais abstratos, isso porque referem-se a mudanças de comportamento no uso adequado da língua materna.

  • B.

    É a interação entre professor e conhecimento e as relações decorrentes desse convívio, dentro da sala de aula em que se constroem discursos paralelos.

  • C.

    A metodologia de trabalho deve, em primeira instância, ser entendida como orientação pedagógica geral para o processamento de uma prática congruente, não dissociada daqueles princípios que regem a concepção de linguagem assumida, com todas as suas implicações.

  • D.

    É um processo que estimula o repensar a formação docente ou a capacitação daqueles professores de português que já exercem suas funções.

  • E.

    É a ferramenta de que se vale o educador para formar seres humanos, capazes de refletir criticamente sobre o contexto em que vivem.

Analise o seguinte texto:

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    tecnicista ; passivos

  • B.

    tecnicista ; participativos

  • C.

    progressista ; participativos

  • D.

    progressista ; passivos

  • E.

    tradicional ; participativos

De acordo com o Ideb (Índice de desenvolvimento da Educação Básica), assinale a alternativa correta.

  • A.

    Estabelece como meta que, em 2022, o Ideb do Brasil atinja o índice 6.0, média que corresponde aos sistemas educacionais dos países desenvolvidos.

  • B.

    O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações do Saresp.

  • C.

    As metas são as mesmas para cada rede de ensino e estabelecimentos escolares.

  • D.

    O resultado nacional do Ideb 2009 mostra que não houve avanços em nenhum nível de ensino.

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