Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A tendência tecnicista em educação resultou da tentativa de aplicar na escola o modelo empresarial, que se baseia na racionalização, própria do sistema de produção capitalista. No Brasil, a tendência tecnicista foi introduzida no período da ditadura militar, nas décadas de 1960 e 1970, e prejudicou sobretudo as escolas públicas. A partir daí, desenvolveu-se uma reforma autoritária, vertical, domesticadora, que visava a atrelar o sistema educacional ao modelo econômico dependente, imposto pela política norte-americana para a América Latina. A reforma citada assentava-se em três pilares. São eles:
educação e desenvolvimento / educação e segurança / educação e comunidade.
desenvolvimento e ação / desenvolvimento e política / desenvolvimento e educação.
segurança e comunidade / segurança e ordem / segurança e educação.
disciplina e desenvolvimento / disciplina e ordem / disciplina e educação.
ordem e educação / ordem e segurança / ordem e progresso.
Segundo Perrenoud, para desenvolver competências, é preciso que o professor:
I. Trabalhe por projetos, a partir do livro didático, assumindo a postura de centro irradiador da cultura universal.
II. Proponha tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos.
III. Adote uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para a cidade ou para o bairro, seja na zona urbana ou rural.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Sobre as técnicas e os instrumentos de avaliação, são feitas as seguintes considerações:
I. Ao avaliar o aluno, o professor deve utilizar técnicas diversas e instrumentos variados, pois quanto maior for a amostragem, mais perfeita será a avaliação.
II. A seleção das técnicas e dos instrumentos de avaliação deve ser realizada durante o processo de planejamento de ensino.
III. A aplicação de provas, dissertativas ou objetivas, tem como objetivo básico determinar o aproveitamento cognitivo do aluno, em decorrência da aprendizagem.
IV. A observação é uma das técnicas de que o professor dispõe para melhor conhecer seus alunos, identificando suas dificuldades e avaliando seu avanço nas várias atividades realizadas e seu progresso na aprendizagem.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
De acordo com Fernandes e Freitas (2007), hoje é voz corrente afirmar-se que a avaliação não deve ser usada com o objetivo de punir, de classificar ou excluir. Usualmente, associase a esses objetivos excludentes a avaliação denominada:
Formativa.
Diagnóstica.
Analítica
Somativa
Reflexiva.
Analise as assertivas a seguir:
Educação dos sentidos, por meio da realização de jogos sensoriais e do uso de material didático próprio.
Educação do movimento, por meio da prática de exercícios físicos e rítmicos e do exercício da linha, no qual a criança anda sobre uma linha elíptica desenhada no chão, ao som de uma música.
Educação da inteligência, por meio de lições e exercícios sistemáticos e de materiais para concretizar os conteúdos a serem assimilados.
As afirmações acima explicitam alguns aspectos básicos preconizados pelo método de:
Montessori.
Freinet.
Paulo Freire.
Capanema.
Pestalozzi.
Segundo Arredondo e Diago (2009), um processo avaliador deve constar de três partes diferenciadas, quais sejam:
Elaboração de critérios, seleção de instrumentos e aferição de médias.
Estudo de caso, levantamento de hipóteses e conclusão.
Obtenção de informação, formulação de juízo e tomada de decisões.
Período de sondagem, medição de índices e classificação de resultados.
Aplicação de testes, tabulação de resultados e análise de rendimento.
É um procedimento de avaliação que cumpre a função de ser também instrumento de registro e que propicia a memória dos processos de ensino e de aprendizagem, tanto para estudantes quanto para professores. Funciona como um baú de memórias e, ao final de um ano ou ciclo, o estudante terá um dossiê de sua trajetória e poderá ter um acervo de material rico para lhe auxiliar nas suas próximas etapas.
As informações acima dizem respeito ao
Álbum seriado.
Portfólio.
Diário de classe.
Grupo de observação.
Seminário
Leia a seguir o trecho abaixo extraído da obra Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura (MEC/SEB, 2007):
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
A auto-avaliação é um processo mediante o qual o aluno participa da própria avaliação de sua atividade escolar. (Arredondo e Diago: 2009) A autoavaliação oportuniza ao aluno:
I. Reconhecer seus avanços, conquistas e dificuldades.
II. Analisar sua atuação individual e grupal no processo educacional.
III. Desenvolver uma atitude crítica e reflexiva.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Sobre o trato pedagógico da questão racial no cotidiano escolar do ensino fundamental, são feitas as seguintes recomendações:
I. Tratar a questão racial como conteúdo multidisciplinar, abordado como projeto extracurricular em datas comemorativas alusivas ao tema.
II. Fortalecer as posturas etnocêntricas com vistas à construção de estereótipos culturais que fortaleçam a identidade do grupo negro.
III. Recusar o uso de material pedagógico contendo imagens estereotipadas do negro, como postura pedagógica voltada à desconstrução de atitudes preconceituosas e discriminatórias.
IV. Banalizar a cultura negra, estudando tão somente aspectos relativos a seus costumes, alimentação, vestimenta ou rituais festivos sem contextualizá-la, é um procedimento a ser evitado.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...