Questões de Pedagogia do ano 2012

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A tendência tecnicista em educação resultou da tentativa de aplicar na escola o modelo empresarial, que se baseia na “racionalização”, própria do sistema de produção capitalista. No Brasil, a tendência tecnicista foi introduzida no período da ditadura militar, nas décadas de 1960 e 1970, e prejudicou sobretudo as escolas públicas. A partir daí, desenvolveu-se uma reforma autoritária, vertical, domesticadora, que visava a atrelar o sistema educacional ao modelo econômico dependente, imposto pela política norte-americana para a América Latina. A reforma citada assentava-se em três pilares. São eles:

  • A.

    educação e desenvolvimento / educação e segurança / educação e comunidade.

  • B.

    desenvolvimento e ação / desenvolvimento e política / desenvolvimento e educação.

  • C.

    segurança e comunidade / segurança e ordem / segurança e educação.

  • D.

    disciplina e desenvolvimento / disciplina e ordem / disciplina e educação.

  • E.

    ordem e educação / ordem e segurança / ordem e progresso.

Segundo Perrenoud, para desenvolver competências, é preciso que o professor:

I. Trabalhe por projetos, a partir do livro didático, assumindo a postura de centro irradiador da cultura universal.

II. Proponha tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos.

III. Adote uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para a cidade ou para o bairro, seja na zona urbana ou rural.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas I e III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Sobre as técnicas e os instrumentos de avaliação, são feitas as seguintes considerações:

I. Ao avaliar o aluno, o professor deve utilizar técnicas diversas e instrumentos variados, pois quanto maior for a amostragem, mais perfeita será a avaliação.

II. A seleção das técnicas e dos instrumentos de avaliação deve ser realizada durante o processo de planejamento de ensino.

III. A aplicação de provas, dissertativas ou objetivas, tem como objetivo básico determinar o aproveitamento cognitivo do aluno, em decorrência da aprendizagem.

IV. A observação é uma das técnicas de que o professor dispõe para melhor conhecer seus alunos, identificando suas dificuldades e avaliando seu avanço nas várias atividades realizadas e seu progresso na aprendizagem.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

De acordo com Fernandes e Freitas (2007), hoje é voz corrente afirmar-se que a avaliação não deve ser usada com o objetivo de punir, de classificar ou excluir. Usualmente, associase a esses objetivos excludentes a avaliação denominada:

  • A.

    Formativa.

  • B.

    Diagnóstica.

  • C.

    Analítica

  • D.

    Somativa

  • E.

    Reflexiva.

Analise as assertivas a seguir:

• Educação dos sentidos, por meio da realização de jogos sensoriais e do uso de material didático próprio.

• Educação do movimento, por meio da prática de exercícios físicos e rítmicos e do “exercício da linha”, no qual a criança anda sobre uma linha elíptica desenhada no chão, ao som de uma música.

• Educação da inteligência, por meio de lições e exercícios sistemáticos e de materiais para concretizar os conteúdos a serem assimilados.

As afirmações acima explicitam alguns aspectos básicos preconizados pelo método de:

  • A.

    Montessori.

  • B.

    Freinet.

  • C.

    Paulo Freire.

  • D.

    Capanema.

  • E.

    Pestalozzi.

Segundo Arredondo e Diago (2009), um processo avaliador deve constar de três partes diferenciadas, quais sejam:

  • A.

    Elaboração de critérios, seleção de instrumentos e aferição de médias.

  • B.

    Estudo de caso, levantamento de hipóteses e conclusão.

  • C.

    Obtenção de informação, formulação de juízo e tomada de decisões.

  • D.

    Período de sondagem, medição de índices e classificação de resultados.

  • E.

    Aplicação de testes, tabulação de resultados e análise de rendimento.

É um procedimento de avaliação que cumpre a função de ser também instrumento de registro e que propicia a memória dos processos de ensino e de aprendizagem, tanto para estudantes quanto para professores. Funciona como um “baú de memórias” e, ao final de um ano ou ciclo, o estudante terá um dossiê de sua trajetória e poderá ter um acervo de material rico para lhe auxiliar nas suas próximas etapas.

As informações acima dizem respeito ao

  • A.

    Álbum seriado.

  • B.

    Portfólio.

  • C.

    Diário de classe.

  • D.

    Grupo de observação.

  • E.

    Seminário

Leia a seguir o trecho abaixo extraído da obra “Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura” (MEC/SEB, 2007):

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

“A auto-avaliação é um processo mediante o qual o aluno participa da própria avaliação de sua atividade escolar.” (Arredondo e Diago: 2009) A autoavaliação oportuniza ao aluno:

I. Reconhecer seus avanços, conquistas e dificuldades.

II. Analisar sua atuação individual e grupal no processo educacional.

III. Desenvolver uma atitude crítica e reflexiva.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas I e III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Sobre o trato pedagógico da questão racial no cotidiano escolar do ensino fundamental, são feitas as seguintes recomendações:

I. Tratar a questão racial como conteúdo multidisciplinar, abordado como projeto extracurricular em datas comemorativas alusivas ao tema.

II. Fortalecer as posturas etnocêntricas com vistas à construção de estereótipos culturais que fortaleçam a identidade do grupo negro.

III. Recusar o uso de material pedagógico contendo imagens estereotipadas do negro, como postura pedagógica voltada à desconstrução de atitudes preconceituosas e discriminatórias.

IV. Banalizar a cultura negra, estudando tão somente aspectos relativos a seus costumes, alimentação, vestimenta ou rituais festivos sem contextualizá-la, é um procedimento a ser evitado.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

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