Questões de Pedagogia do ano 2013

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Coll, na educação préescolar, a ação pedagógica será então dirigida fundamentalmente

  • A.

    a um trabalho psicopedagógico para aqueles alunos com transtornos de aprendizagem e/ou síndromes.

  • B.

    para estimular e favorecer a construção de estruturas operatórias concretas e as competências de reversibilidade e juízo moral.

  • C.

    à adequação dos conteúdos às competências cognitivas e do nível de desempenho de cada criança, exceto aquelas com algum tipo de transtorno.

  • D.

    a promoção de atividades de escrita que desenvolvam o nível alfabético.

  • E.

    para favorecer a construção progressiva das estruturas operatórias formais.

Segundo Aranha, uma característica do ensino jesuítico era

  • A.

    o trabalho com o corpo a partir do uso das artes marciais.

  • B.

    o estudo rigoroso das ciências da natureza.

  • C.

    o estímulo à competição entre os indivíduos e as classes.

  • D.

    a ênfase aos sentidos e ao desenvolvimento da intuição.

  • E. a formação da espontaneidade e da criatividade infantil.

Conforme Almeida, analise as sentenças abaixo. As intervenções do coordenador podem se dar no sentido da manutenção das práticas docentes vigentes ou no sentido de sua transformação (1ª parte). Ao propor práticas inovadoras, é preciso que o coordenador pense-as apenas a partir de suas próprias aspirações, convicções e anseios (2ª parte). O processo de formação continuada na própria escola, com o coordenador assumindo as funções de formador, possibilita ao professor a percepção de que a proposta transformadora faz parte do projeto da escola e propicia também que ele faça de sua prática objeto de reflexão e pesquisa (3ª parte).

Quais estão corretas?

  • A.

    A 1ª e a 3ª partes.

  • B.

    A 1ª e a 2ª partes.

  • C.

    A 2ª e a 3ª partes.

  • D.

    Somente a 1ª parte.

  • E.

    Somente a 2ª parte.

Para Boynton, a frustração e o estresse, inevitáveis na profissão de professor, são os maiores inimigos de nossas melhores intenções.

Algumas técnicas citadas por Boynton para redução e prevenção da frustração e do estresse são, EXCETO:

  • A.

    Organize sua mesa.

  • B.

    Leve seus alunos para uma caminhada.

  • C.

    Toque uma música suave e relaxante.

  • D.

    Enfeite a sala com cartazes de paisagens.

  • E. Faça sempre o mesmo tipo de planejamento e avaliação.

De acordo com Coll, analise as seguintes assertivas e marque C, se corretas, ou E, se erradas:

( ) Um currículo aberto à diversidade é aquele que se oferece a todos os alunos para que todos aprendam quem são os outros e que deve incluir, em seu conjunto, a sensibilidade para as diferenças que há na escola.

( ) Integração educativa é a transformação do currículo comum para um currículo diferenciado e adaptado apenas para crianças com transtornos graves.

( ) O objetivo da inclusão está relacionado ao fato de os alunos com NEE (Necessidades Educativas Especiais) estarem junto a outras crianças, sendo que os professores devem realizar um trabalho isolado, e a avaliação deve ser aplicada da mesma forma a todos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    C – E – C.

  • B.

    E – E – C.

  • C.

    C – C – C.

  • D.

    C – E – E.

  • E.

    E – C – E.

Segundo ___________________, organizar e dirigir situações de aprendizagem é sobretudo despender energia e tempo e dispor de competências profissionais para imaginar e criar outros tipos de situações de aprendizagem que envolvam pesquisa, identificação e resolução de problemas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A.

    Veiga

  • B.

    Perrenoud

  • C.

    Aranha

  • D.

    Almeida

  • E.

    Coll

Na concepção de Teberosky e Colomer (2003), a criação de um contexto de cultura escrita implica dar oportunidades para que as crianças atribuam significados ao que está escrito, conforme as suas diversas competências. Sendo assim, é importante que a criança se envolva no contexto de cultura e escrita, a fim de:

I. Saber que os objetos escritos não têm intenção comunicativa.

II. Familiarizar-se com os diversos usos dos objetos escritos.

III. Entender as mensagens escritas na situação em que elas surgem.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

O estágio pré-operacional é uma continuação do primeiro estágio de desenvolvimento, denominado sensório-motor. Segundo Wadsworth, no estágio pré-operacional, diversas representações da criança são de grande valor para o seu processo de desenvolvimento, dentre elas:

I. Linguagem falada.

II. Jogo simbólico.

III. Imagens mentais.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E. I, II e III.

Coll, Marchesi e Palácios afirmam que a educação dos alunos com necessidades especiais na escola regular não é um assunto que possa ser resolvido através de formulações legais. Segundo eles, essa questão deve ser abordada sob todas as perspectivas, em um longo e laborioso processo, para que todos os fatores em ação contribuam positivamente no resultado global. Esse processo é denominado

  • A.

    Integração.

  • B.

    Dispersão.

  • C.

    Cooptação.

  • D.

    Dominação.

  • E.

    Conivência.

A coleção Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar apresenta um questionamento sobre a escola comum inclusiva quanto à “artificialidade das identidades normais e o entendimento de que as diferenças são resultantes da ______________, e não da ______________, como comumente se proclama. Trata-se de uma educação que garante o direito à _______________ e não à diversidade, pois assegurar o direito à diversidade é continuar na mesma, ou seja, é seguir reafirmando o idêntico”.

Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima.

  • A.

    diversidade – multiplicidade – diferença

  • B.

    diferença – multiplicidade – diferença

  • C.

    multiplicidade – diversidade – diferença

  • D.

    unidade – diferença – igualdade

  • E. igualdade – unidade – multiplicidade
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...