Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma professora assim se expressou: Quando a gente fala da inclusão, eu não consigo entender. A gente se diz educador e ao mesmo tempo só quer ensinar alunos que não tenham nenhum tipo de problema. É isso que é ser educador?. Sobre o assunto, é importante ressaltar que o acolhimento das diferenças só terá sentido quando o professor:
I. Desempenhar o seu papel formador de ensinar unicamente os alunos especiais
II. Adotar práticas escolares que implicam um ensino adaptado para alguns alunos.
III. Romper com suas ideias positivas sobre o desempenho padronizado e homogêneo dos alunos.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Coll, Marchesi e Palácios citam Wallon, um psicólogo evolutivo francês, o qual afirma que a relação que as crianças mantêm com os estímulos é, em grande parte, mediada pela intervenção dos adultos. Nesse contexto, esses autores afirmam que os meios considerados mais importantes para o desenvolvimento infantil são o ___________, o ___________ e não o ___________.
Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima.
humano social material
social humano material
material humano social
humano material social
espiritual material social
Teberosky e Colomer afirmam que, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que a aprendizagem ocorre estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que a aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente é o que permite à criança comprovar as suas
crenças
possibilidades.
hipóteses.
inquietações.
manifestações.
Antunes afirma que, na aquisição da lecto-escrita e da leitura, é de grande relevância a implementação de metodologias diversificadas, pois é o momento em que o educador tem de oferecer aos pequenos atividades com caráter lúdico sem perder o objetivo, que é o desenvolvimento da leitura e da escrita. Mas para esse desenvolvimento é necessário que as atividades das crianças sejam
excessivas e organizadas.
rotineiras e metódicas.
decorativas e coloridas.
livres para troca de experiências.
complementares à aprendizagem.
Para atuar na Educação Infantil, os profissionais devem ter, no mínimo, o magistério em nível médio, tendo em vista que o trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. É considerado polivalente, o professor que:
I. Trabalha com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.
II. Reflete constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve.
III. Utiliza instrumentos essenciais para observação, registro, planejamento e avaliação na reflexão sobre a prática direta com as crianças.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Segundo Teberosky e Colomer, as crianças aprendem a ler e a escrever da mesma forma que aprendem outros aspectos do mundo. Na concepção dessas autoras, as crianças aprendem da seguinte forma:
Elaborando, pondo à prova e comprovando hipóteses.
Informando, ouvindo e comparecendo às aulas.
Anotando, exercitando-se e repetindo informações.
Registrando, memorizando e ouvindo explicações.
Respondendo, copiando e tirando nota alta.
Eu sempre aceitei estes alunos e nunca tive problemas. Também não os deixo num canto só para dizer que estão integrados. Já aprendi muito com eles, muito mais do que com os outros que têm apenas uma deficiência. Essa fala possui um entendimento sobre os desafios lançados à escola e aos profissionais na elaboração de situações de aprendizagem a serem desenvolvidas para a inclusão de deficientes múltiplos. Nesse sentido, são consideradas pessoas com deficiência múltipla, aquelas que possuem:
I. No mínimo, cinco deficiências associadas.
II. No máximo, duas deficiências associadas.
III. Mais de uma deficiência associada.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
A competência profissional dos professores, sua capacidade para planejar situações de aprendizagem, realizar processos de adaptação de currículo, elaborar pontos de trabalho em equipe (...) adquire uma grande relevância, que parece decisiva para o êxito ou para o fracasso do processo educativo. Conforme Torres Gonzáles, algumas características organizativas podem favorecer uma escola aberta à diversidade, EXCETO:
Flexibilidade.
Austeridade.
Funcionabilidade.
Participação.
Houve um tempo em que era extremamente nítida a separação entre o brincar e o aprender. Os momentos de uma atividade e os momentos de outra eram separados por rígido abismo e não se concebia que fosse possível aprender quando se brincava.
Qual dos autores abaixo formulou essa ideia sobre o aprender brincando?
César Coll.
Barry Wadsworth.
Philippe Perrenoud.
Eugênia Fávero.
Celso Antunes.
Instrução: Para responder às questões de números 38 e 39, considere o livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (2000).
Sobre a compreensão da cultura visual, Hernández (2000) apresenta a proposta de ensino por projetos de trabalho. Neste contexto, de acordo com o autor, os projetos de trabalho significam:
I. Readaptação e atualização de propostas do passado.
II. Métodos curriculares.
III. Enfoque do ensino que tenta ressituar a concepção e as práticas educativas na escola, atualizando-a.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...