Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Instrução: Para responder às questões de números 38 e 39, considere o livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (2000).
No processo avaliativo do conhecimento artístico, Hernández (2000) reforça o uso de um instrumento valioso para o processo de aprendizagem e progresso do aluno em sua compreensão da realidade, possibilitando mudanças durante o desenvolvimento do programa de ensino. O instrumento acima referido é
Pasta com trabalhos artísticos.
Prova Prática.
Prova tradicional.
Portfólio.
Instrução: Para responder às questões de números 36 e 37, considere o livro Oficina de Teatro de Olga Reverbel (1993).
Reverbel refere dois princípios básicos para a criação de uma metodologia na oficina de teatro, quais sejam:
Psicológicos e pedagógicos.
Pedagógicos e artísticos.
Filosóficos e pedagógicos.
Filosóficos e psicológicos.
Psicológicos e artísticos.
Instrução: Para responder às questões de números 36 e 37, considere o livro Oficina de Teatro de Olga Reverbel (1993).
Segundo a autora, é fundamental que a oficina de teatro tenha objetivos claros e definidos para que a aprendizagem se processe até a etapa final da avaliação. São alguns dos objetivos gerais da Oficina de Teatro:
I. Desenvolver as capacidades e as habilidades do aluno, através de atividades de Expressão Dramática.
II. Oferecer atividades capazes de estimular o conhecimento do corpo.
III. Desenvolver as capacidades de expressão: espontaneidade, imaginação, observação, percepção e relacionamento social.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Segundo Ferreira, para que a Supervisão Educacional tenha sentido no contexto escolar, algumas condições são imprescritíveis, dentre elas, a importância de que a Supervisão:
I. trabalhe com os professores partilhando ideias, estimulando e fortalecendo lideranças, propiciando trabalho em equipe, troca de experiências e reflexão sobre a prática.
II. direcione e prescreva normas de controle da execução da prática pedagógica do professor.
III. conheça a legislação, seus limites e brechas, otimizando o seu uso em proveito da escola e dos objetivos educacionais.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
I, II e III.
Sobre o planejamento da escola, Veiga afirma: O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação ____________, com um sentido explícito, com um compromisso definido. Por isso, todo projeto _____________ da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população _________.
Assinale a alternativa cujos termos completam corretamente as lacunas da frase acima.
intencional pedagógico majoritária
intencional pedagógico infantil
casual político juvenil
casual político urbana
ocasional político rural
As minhas idas às salas de aula foram aumentando. Agora sei que esse é o caminho e dessa forma é que eu vou conseguir estar mais próxima, conhecer melhor o trabalho que está sendo realizado e poder auxiliar mais os professores. Esse relato corresponde ao pensamento de Hoffman quando propõe uma reflexão sobre o trabalho docente, principalmente em relação à avaliação. Nesse caso, é fundamental que o professor seja orientado na perspectiva de:
I. Ter uma visão construtivista do erro, não apenas para correção das tarefas feitas pelos alunos, mas em todas as situações de aprendizagem.
II. Reconhecer que os erros e as dúvidas dos alunos são componentes significativos ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá a observação e a investigação de como cada aluno constrói o seu conhecimento.
III. Interpretar a prova para saber o que o aluno não sabe, oportunizando um espaço na aula para que ele resolva as questões erradas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Grispun apresenta-se como defensora dos especialistas em educação, porém confirma sua posição contrária à dimensão de fragmentação ou divisão do trabalho na escola. Em seus estudos, Grispun afirma:
I. A integração entre os especialistas de educação é muito difícil de efetivar-se na prática, uma vez que os saberes/fazeres desses profissionais foram esculpidos, historicamente, para que a orientação se direcionasse aos alunos e a supervisão aos professores.
II. A orientação educacional tem o papel de mediação na escola, isto é, ela se reveste de mais um campo para analisar, discutir, refletir com e para todos que atuam na escola, em especial os alunos.
III. O Supervisor Escolar é o responsável pela articulação do currículo escolar, pelo questionamento e pela problematização das práticas pedagógicas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Luckesi afirma que a escola não avalia a aprendizagem do educando, mas sim o examina. Para referendar sua afirmação, Luckesi apresenta as características básicas que identificam o ato de examinar, quais sejam:
I. Os exames escolares operam com desempenho final, importando a resposta e não como o aluno chegou a essa resposta.
II. Os exames são pontuais, pois não interessa o que acontece com o educando antes, durante e depois da prova.
III. Os exames são classificatórios, ou seja, eles classificam os educandos em aprovados ou reprovados.
IV. Os exames são seletivos, porque excluem uma grande parte dos educandos.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I, II e III.
Apenas I, II e IV.
I, II, III e IV.
No contexto da aprendizagem, o professor deve e precisa conhecer o mundo do estudante, incluindo as formas pelas quais a família, os amigos, os colegas, a subcultura juvenil, seus costumes e outras realidades que têm impacto sobre o mundo afetam bem ou mal o estudante. Desse modo, o professor passa a conhecer o contexto social, político, econômico e cultural no qual se desenvolve a ação educativa.
Qual dos autores abaixo formulou esse pensamento teórico-metodológico em relação ao professor?
Roberto Giancaterino.
Jussara Hoffmann.
Philippe Perrenoud.
Heloisa Luck.
Celso Vasconcellos.
A equipe técnico-administrativa tem como função precípua coordenar e orientar todos os esforços da escola, com vistas ao atendimento das necessidades dos educandos e o desenvolvimento de suas capacidades. Com base em Lück, relacione as funções que devem ser desempenhadas pelos componentes da equipe técnico-administrativa, numerando a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3 2 3 2 1.
3 1 2 3 1.
3 2 1 2 1.
2 1 3 3 2.
1 2 2 3 3.
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