Questões de Pedagogia do ano 2013

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Vasconcellos afirma que, atualmente, o Pedagogo, é o profissional proclamado a apagar os “incêndios na escola”. Essa função define negativamente o seu papel, tendo em vista que, para organizar os meios de concretizar a missão da instituição, o Pedagogo precisa ser e atuar de forma

  • A.

    generalista.

  • B.

    articulada

  • C.

    burocrática.

  • D.

    autoritária.

  • E.

    tarefeira.

Os registros de avaliação refletem a concepção de educação do professor. Tendo em vista que a ação mediadora do professor, a sua intervenção pedagógica e desafiadora, não pode ser uniforme em todas as situações de tarefas dos alunos, Hoffmann afirma:

I. Os erros são da mesma natureza, portanto o professor deverá considerar que todo e qualquer erro que o aluno comete tem caráter construtivo.

II. A tarefa do professor consiste em relatar todos os erros e as dificuldades que os alunos apresentam em cada situação avaliativa.

III. O tema correção considera o respeito à criança em suas etapas de desenvolvimento, por isso o professor deverá analisar os exercícios dos alunos para observar quem aprendeu e quem ainda não aprendeu.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Perrenoud propõe aos professores observarem e avaliarem os alunos em situações de aprendizagem, utilizando uma abordagem formativa. Essa ação está inserida na seguinte competência:

  • A.

    Administrar a progressão das aprendizagens.

  • B.

    Informar e envolver os pais.

  • C.

    Trabalhar em equipe.

  • D.

    Participar da administração da escola.

  • E.

    Utilizar novas tecnologias.

Lück, Ferreira e Silva Jr. afirmaram suas concepções sobre o papel dos especialistas de educação no cotidiano da escola. Considere as afirmações desses autores sobre o campo de atuação dos especialistas de educação:

I. Silva Júnior e Rangel pontuam que o supervisor atua como um especialista, ou seja, como um coordenador do processo curricular, tanto na sua formulação, execução, avaliação quanto na reorientação.

II. Lück afirma que a direção, supervisão e orientação são áreas de trabalho em educação cujas principais funções são relacionadas a uma forma de apoio ou de assistência ao professor, ou a outro elemento significativo que participe do processo educativo promovido pela escola.

III. Ferreira explica que a origem da Supervisão traz o viés da administração, que a designa como gerência para controlar o executado e, na educação, passou a ser exercida como função de controle no processo educacional.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Alarcão, ao analisar diferentes abordagens supervisoras, aponta algumas tendências que podem contribuir para a (re)definição do papel do Coordenador Pedagógico, EXCETO:

  • A.

    A escola deve ser compreendida num cenário mais amplo, no interior da comunidade, da sociedade, com todas as suas contradições.

  • B.

    A integração entre teoria e prática acontece quando a prática auxilia a pensar a teoria, e a teoria serve como emperramento da prática.

  • C.

    A escola é um local de influência sobre os professores, mas também local de influência dos professores.

  • D.

    As práticas de construção do conhecimento junto aos alunos e aos próprios professores devem ser estimuladas na escola.

  • E.

    O ambiente escolar deve ser emancipatório e de incentivo ao aprendizado, com base na concepção do professor como intelectual e fazendo parte de um coletivo responsável.

Conforme Fernandes e Freitas (2007), em uma perspectiva formativa de avaliação, a nota representa

  • A.

    o propósito da avaliação.

  • B.

    um meio de verificação da aprendizagem.

  • C.

    uma decorrência do processo.

  • D.

    um meio de seleção e classificação.

  • E.

    o fim de um percurso de ensino.

Segundo Arredondo e Diago (2009), os professores, individual ou coletivamente como equipe docente, devem ter em mente, no momento de pensar intencionalmente a metodologia a seguir em sua prática avaliadora, uma série de questões e elementos que afetam a configuração e sua posterior execução.

Dentre eles estão, EXCETO:

  • A.

    Sentir a necessidade de elaborar uma configuração metodológica de avaliação que explicite sua intencionalidade e garanta um desenvolvimento sistemático.

  • B.

    Apontar critérios de avaliação mediante acordos fechados previamente pela equipe de professores, com relação à conceituação da avaliação e de seu correspondente desenvolvimento operativo, tendo sempre em conta o âmbito normativo que os afeta.

  • C.

    Estimular a meta-avaliação como meio para revisar o processo e os resultados, bem como a atuação dos agentes da avaliação.

  • D.

    Selecionar os diversos tipos de técnicas e instrumentos de avaliação independentemente do tipo de aluno, dos conteúdos e do momento de sua aplicação.

  • E.

    Prever os recursos e os materiais necessários para a execução da avaliação e apontar o apoio e as influências do entorno escolar.

Sobre o planejamento, é correto afirmar que:

I. Está diretamente vinculado ao que ocorre em sala de aula.

II. É determinante do processo ensinoaprendizagem.

III. Deve estar embasado em um livro didático.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

O final do século XIX e o início do século XX constituem um período marcado por tantas inovações tecnológicas que numerosos pensadores passaram a divulgar a crença no progresso indefinido. Nesse contexto, a escola viu-se também colocada no centro de um vasto movimento de ideias e de propostas de reforma denominado educação nova, visando a torná-la mais adequada aos novos tempos e às novas realidades.

São elementos comuns às diversas propostas de educação nova:

  • A.

    Papel orientador do professor e transmissão de conteúdos.

  • B.

    Ênfase no livro didático e aluno como receptor de informações.

  • C.

    Conhecimento descontextualizado e aprendizagem significativa.

  • D.

    Reprodução do conhecimento e exposição de conteúdos.

  • E.

    Aluno como sujeito do processo educativo e métodos ativos.

“Consideramos a avaliação não somente como um processo ou um procedimento para saber quanto os alunos aprenderam, mas, primeiramente, como um meio ou oportunidade relevante de ensino e aprendizagem, de formação e, definitivamente, de educação dos alunos.” (Arredondo e Diago, 2009)

De acordo com esses autores, as três partes do processo avaliador são:

  • A.

    Sondagem, verificação e elaboração de conceito final.

  • B.

    Aplicação de testes, conselho de classe e promoção dos alunos.

  • C.

    Avaliação parcial, recuperação de instrumentos e avaliação final.

  • D.

    Coleta de informação, estabelecimento de um juízo e tomada de decisões.

  • E.

    Divulgação de objetivos, testagem de conteúdos e atribuição de notas.

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