Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Vasconcellos afirma que, atualmente, o Pedagogo, é o profissional proclamado a apagar os incêndios na escola. Essa função define negativamente o seu papel, tendo em vista que, para organizar os meios de concretizar a missão da instituição, o Pedagogo precisa ser e atuar de forma
generalista.
articulada
burocrática.
autoritária.
tarefeira.
Os registros de avaliação refletem a concepção de educação do professor. Tendo em vista que a ação mediadora do professor, a sua intervenção pedagógica e desafiadora, não pode ser uniforme em todas as situações de tarefas dos alunos, Hoffmann afirma:
I. Os erros são da mesma natureza, portanto o professor deverá considerar que todo e qualquer erro que o aluno comete tem caráter construtivo.
II. A tarefa do professor consiste em relatar todos os erros e as dificuldades que os alunos apresentam em cada situação avaliativa.
III. O tema correção considera o respeito à criança em suas etapas de desenvolvimento, por isso o professor deverá analisar os exercícios dos alunos para observar quem aprendeu e quem ainda não aprendeu.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Perrenoud propõe aos professores observarem e avaliarem os alunos em situações de aprendizagem, utilizando uma abordagem formativa. Essa ação está inserida na seguinte competência:
Administrar a progressão das aprendizagens.
Informar e envolver os pais.
Trabalhar em equipe.
Participar da administração da escola.
Utilizar novas tecnologias.
Lück, Ferreira e Silva Jr. afirmaram suas concepções sobre o papel dos especialistas de educação no cotidiano da escola. Considere as afirmações desses autores sobre o campo de atuação dos especialistas de educação:
I. Silva Júnior e Rangel pontuam que o supervisor atua como um especialista, ou seja, como um coordenador do processo curricular, tanto na sua formulação, execução, avaliação quanto na reorientação.
II. Lück afirma que a direção, supervisão e orientação são áreas de trabalho em educação cujas principais funções são relacionadas a uma forma de apoio ou de assistência ao professor, ou a outro elemento significativo que participe do processo educativo promovido pela escola.
III. Ferreira explica que a origem da Supervisão traz o viés da administração, que a designa como gerência para controlar o executado e, na educação, passou a ser exercida como função de controle no processo educacional.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Alarcão, ao analisar diferentes abordagens supervisoras, aponta algumas tendências que podem contribuir para a (re)definição do papel do Coordenador Pedagógico, EXCETO:
A escola deve ser compreendida num cenário mais amplo, no interior da comunidade, da sociedade, com todas as suas contradições.
A integração entre teoria e prática acontece quando a prática auxilia a pensar a teoria, e a teoria serve como emperramento da prática.
A escola é um local de influência sobre os professores, mas também local de influência dos professores.
As práticas de construção do conhecimento junto aos alunos e aos próprios professores devem ser estimuladas na escola.
O ambiente escolar deve ser emancipatório e de incentivo ao aprendizado, com base na concepção do professor como intelectual e fazendo parte de um coletivo responsável.
Conforme Fernandes e Freitas (2007), em uma perspectiva formativa de avaliação, a nota representa
o propósito da avaliação.
um meio de verificação da aprendizagem.
uma decorrência do processo.
um meio de seleção e classificação.
o fim de um percurso de ensino.
Segundo Arredondo e Diago (2009), os professores, individual ou coletivamente como equipe docente, devem ter em mente, no momento de pensar intencionalmente a metodologia a seguir em sua prática avaliadora, uma série de questões e elementos que afetam a configuração e sua posterior execução.
Dentre eles estão, EXCETO:
Sentir a necessidade de elaborar uma configuração metodológica de avaliação que explicite sua intencionalidade e garanta um desenvolvimento sistemático.
Apontar critérios de avaliação mediante acordos fechados previamente pela equipe de professores, com relação à conceituação da avaliação e de seu correspondente desenvolvimento operativo, tendo sempre em conta o âmbito normativo que os afeta.
Estimular a meta-avaliação como meio para revisar o processo e os resultados, bem como a atuação dos agentes da avaliação.
Selecionar os diversos tipos de técnicas e instrumentos de avaliação independentemente do tipo de aluno, dos conteúdos e do momento de sua aplicação.
Prever os recursos e os materiais necessários para a execução da avaliação e apontar o apoio e as influências do entorno escolar.
Sobre o planejamento, é correto afirmar que:
I. Está diretamente vinculado ao que ocorre em sala de aula.
II. É determinante do processo ensinoaprendizagem.
III. Deve estar embasado em um livro didático.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
O final do século XIX e o início do século XX constituem um período marcado por tantas inovações tecnológicas que numerosos pensadores passaram a divulgar a crença no progresso indefinido. Nesse contexto, a escola viu-se também colocada no centro de um vasto movimento de ideias e de propostas de reforma denominado educação nova, visando a torná-la mais adequada aos novos tempos e às novas realidades.
São elementos comuns às diversas propostas de educação nova:
Papel orientador do professor e transmissão de conteúdos.
Ênfase no livro didático e aluno como receptor de informações.
Conhecimento descontextualizado e aprendizagem significativa.
Reprodução do conhecimento e exposição de conteúdos.
Aluno como sujeito do processo educativo e métodos ativos.
Consideramos a avaliação não somente como um processo ou um procedimento para saber quanto os alunos aprenderam, mas, primeiramente, como um meio ou oportunidade relevante de ensino e aprendizagem, de formação e, definitivamente, de educação dos alunos. (Arredondo e Diago, 2009)
De acordo com esses autores, as três partes do processo avaliador são:
Sondagem, verificação e elaboração de conceito final.
Aplicação de testes, conselho de classe e promoção dos alunos.
Avaliação parcial, recuperação de instrumentos e avaliação final.
Coleta de informação, estabelecimento de um juízo e tomada de decisões.
Divulgação de objetivos, testagem de conteúdos e atribuição de notas.
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