Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Abordagens atuais da geografia têm buscado práticas pedagógicas que permitam apresentar aos alunos os diferentes aspectos de um mesmo fenômeno em diferentes momentos da escolaridade, de modo que:
A) Os alunos possam construir compreensões novas e mais complexas a seu respeito.
B) Os conteúdos sejam de fato memorizados pelos alunos através da apresentação de diferentes perspectivas.
C) A escola e os educadores possam se isentar de assumir posicionamentos críticos sobre diversos temas.
D) O estudo da sociedade e da natureza seja feito de forma individual e o aluno busque compreender da forma que para ele faça sentido.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a geografia estuda as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, por meio:
A) Dos signos desenvolvidos pelas territorialidades.
As primeiras tendências da Geografia no Brasil nasceram com a fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia, quando, a partir da década de 40, a disciplina Geografia:
A) Foi criada com o intuito de mostrar à comunidade científica que estudos apenas por meios empíricos eram insuficientes.
B) Passou a ser ensinada por professores licenciados, com forte influência da escola francesa de Vidal de La Blache.
C) Assumiu um teor marxista e passou a não mais negligenciar a relação do homem e da sociedade com a natureza e seus recursos.
D) Surgiu com o movimento mundial de negação da geografia tradicional e com a criação de polos geográficos inovadores, sendo um deles no Brasil.
Para Paulo Freire, a opressão desumaniza não só o oprimido, mas, sobretudo, o opressor, porque não pode haver humanidade na prática da violência, do antidiálogo. É por isso que o opressor também precisa de libertação e quem pode fazer isso pelos dois, é o oprimido, no seu engajamento:
A única alternativa que descreve corretamente uma das formas de avaliação de aprendizagem é:
A) A avaliação cumulativa permite acompanhar o aluno dia a dia, detectando ou fazendo uma sondagem naquilo que se aprendeu, e assim retomar os conteúdos que o aluno não conseguiu aprender.
B) A avaliação formativa tem como objetivo verificar se os conteúdos propostos estão sendo absorvidos durante todo o processo de ensino aprendizagem.
C) A avaliação diagnóstica auxilia reter tudo aquilo que se vai aprendendo no decorrer das aulas.
D) A avaliação diagnóstica tem o propósito de atribuir notas e conceitos para o aluno ser promovido ou não de uma classe para outra, ou de um curso para outro, normalmente realizada durante o bimestre.
Leia o trecho escrito pelo educador Paulo Freire e responda a seguir: Não há prática educativa comprometida apenas com ideias preponderantemente abstratas e intocáveis. Insistir nisso e convencer ou tentar convencer os incautos que essa é a verdade é uma prática política indiscutível com que se pretende amaciar a possível rebeldia dos injustiçados. Tão política quanto a outra, a que não se esconde, pelo contrário, proclama, sua politicidade. A citação refere-se especificamente:
A) A inexistência de neutralidade em qualquer teoria ou prática educativa.
B) A educação como prática da liberdade exige a identificação e a supressão do processo gnosiológico inerente a ela.
C) Não há uma dialética de poder, mas um processo linear em que educador e educando estão imersos.
D) Educação e humanização são termos dicotômicos, pois educar envolve sempre a relação entre dois seres, valorizando processos de mudança dos sujeitos.
A partir de seus conhecimentos a respeito do método fônico de alfabetização, considere as proposições abaixo e responda: I. Seu princípio organizativo é a ênfase na relação direta entre fonema e grafema, ou seja, entre o som da fala e a escrita. II. Neste método o ensino se inicia pela forma e pelo som das consoantes, seguidas pelas vogais, construindo assim as primeiras sílabas. III. Uma das principais críticas dirigidas a esse método de alfabetização refere-se à impossibilidade de que um fonema que aparece na corrente da fala de forma contextualizada seja pronunciado sem apoio de uma vogal. Estão corretos:
Uma das ferramentas importantes para ser utilizada como ferramenta metodológica no ensino são os chamados mapas conceituais, que são assim definidos, pois apresentam como características:
A) São conjuntos de mapas ou cartas cartográficas que representam de diferentes formas, regiões e ambientes físicos do planeta, variando quanto à forma, escala ou função.
B) São representações que têm a finalidade prática que deve permitir uma leitura clara e rápida de todos os elementos visíveis na paisagem, e possibilitar a medição precisa de ângulos, distâncias, desnivelamentos e superfícies.
C) São esboços que têm a liberdade de ser uma representação mais artística, enquanto ao passo que os termos técnicos, como o próprio nome diz, é uma representação mais técnica e fiel de como deverá ser o resultado final.
D) São estruturas esquemáticas que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos em uma de rede de proposições, apresentando a exposição do conhecimento, organizado segundo a compreensão cognitiva do seu idealizador.