Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Abordagens atuais da geografia têm buscado práticas pedagógicas que permitam apresentar aos alunos os diferentes aspectos de um mesmo fenômeno em diferentes momentos da escolaridade, de modo que:

    A) Os alunos possam construir compreensões novas e mais complexas a seu respeito.

    B) Os conteúdos sejam de fato memorizados pelos alunos através da apresentação de diferentes perspectivas.

    C) A escola e os educadores possam se isentar de assumir posicionamentos críticos sobre diversos temas.

    D) O estudo da sociedade e da natureza seja feito de forma individual e o aluno busque compreender da forma que para ele faça sentido.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a geografia estuda as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, por meio:

    A) Dos signos desenvolvidos pelas territorialidades.

    B) Do processo de construção do espaço múltiplo.

    C) Da leitura do espaço geográfico e da paisagem.

    D) Da apreensão dos diferentes códigos humanos.

As primeiras tendências da Geografia no Brasil nasceram com a fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia, quando, a partir da década de 40, a disciplina Geografia:

    A) Foi criada com o intuito de mostrar à comunidade científica que estudos apenas por meios empíricos eram insuficientes.

    B) Passou a ser ensinada por professores licenciados, com forte influência da escola francesa de Vidal de La Blache.

    C) Assumiu um teor marxista e passou a não mais negligenciar a relação do homem e da sociedade com a natureza e seus recursos.

    D) Surgiu com o movimento mundial de negação da geografia tradicional e com a criação de polos geográficos inovadores, sendo um deles no Brasil.

A falsa generosidade, para Paulo Freire, é aquela:

    A) Como uma violência “branda”.

    B) Em lutar para que não haja mais miséria.

    C) Assistencialista, própria dos donos do poder.

    D) Que acreditou profundamente no ser humano e se dispôs a aprender com ele.

Para Paulo Freire, a opressão desumaniza não só o oprimido, mas, sobretudo, o opressor, porque não pode haver humanidade na prática da violência, do antidiálogo. É por isso que o opressor também precisa de libertação e quem pode fazer isso pelos dois, é o oprimido, no seu engajamento:

    A) Pelo resgate de sua humanidade.

    B) À gente insensível e brutal, que também somos.

    C) Descendentes de vítimas e de algozes.

    D) Significativo para a formação do educando.

O processo de aprendizagem conforme concebeu Lev Vygotsky está diretamente relacionado à sociabilização, e se divide em três níveis, são eles:

    A) Assimilação, acomodação e equilibração.

    B) Período de operações abstratas, período de operações concretas e período de operações subjetivas.

    C) Zona de desenvolvimento potencial, zona de desenvolvimento proximal, zona de desenvolvimento real.

    D) Fase oral, fase anal, fase fálica e genital.

A única alternativa que descreve corretamente uma das formas de avaliação de aprendizagem é:

    A) A avaliação cumulativa permite acompanhar o aluno dia a dia, detectando ou fazendo uma sondagem naquilo que se aprendeu, e assim retomar os conteúdos que o aluno não conseguiu aprender.

    B) A avaliação formativa tem como objetivo verificar se os conteúdos propostos estão sendo absorvidos durante todo o processo de ensino aprendizagem.

    C) A avaliação diagnóstica auxilia reter tudo aquilo que se vai aprendendo no decorrer das aulas.

    D) A avaliação diagnóstica tem o propósito de atribuir notas e conceitos para o aluno ser promovido ou não de uma classe para outra, ou de um curso para outro, normalmente realizada durante o bimestre.

Leia o trecho escrito pelo educador Paulo Freire e responda a seguir: “Não há prática educativa comprometida apenas com ideias preponderantemente abstratas e intocáveis. Insistir nisso e convencer ou tentar convencer os incautos que essa é a verdade é uma prática política indiscutível com que se pretende amaciar a possível rebeldia dos injustiçados. Tão política quanto a outra, a que não se esconde, pelo contrário, proclama, sua politicidade.” A citação refere-se especificamente:

    A) A inexistência de neutralidade em qualquer teoria ou prática educativa.

    B) A educação como prática da liberdade exige a identificação e a supressão do processo gnosiológico inerente a ela.

    C) Não há uma dialética de poder, mas um processo linear em que educador e educando estão imersos.

    D) Educação e humanização são termos dicotômicos, pois educar envolve sempre a relação entre dois seres, valorizando processos de mudança dos sujeitos.

A partir de seus conhecimentos a respeito do método fônico de alfabetização, considere as proposições abaixo e responda: I. Seu princípio organizativo é a ênfase na relação direta entre fonema e grafema, ou seja, entre o som da fala e a escrita. II. Neste método o ensino se inicia pela forma e pelo som das consoantes, seguidas pelas vogais, construindo assim as primeiras sílabas. III. Uma das principais críticas dirigidas a esse método de alfabetização refere-se à impossibilidade de que um fonema que aparece na corrente da fala de forma contextualizada seja pronunciado sem apoio de uma vogal. Estão corretos:

    A) Apenas o item I está correto

    B) Apenas o item III está correto.

    C) Apenas os itens I e III estão corretos.

    D) Todos os itens estão corretos.

Uma das ferramentas importantes para ser utilizada como ferramenta metodológica no ensino são os chamados mapas conceituais, que são assim definidos, pois apresentam como características:

    A) São conjuntos de mapas ou cartas cartográficas que representam de diferentes formas, regiões e ambientes físicos do planeta, variando quanto à forma, escala ou função.

    B) São representações que têm a finalidade prática que deve permitir uma leitura clara e rápida de todos os elementos visíveis na paisagem, e possibilitar a medição precisa de ângulos, distâncias, desnivelamentos e superfícies.

    C) São esboços que têm a liberdade de ser uma representação mais artística, enquanto ao passo que os termos técnicos, como o próprio nome diz, é uma representação mais técnica e fiel de como deverá ser o resultado final.

    D) São estruturas esquemáticas que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos em uma de rede de proposições, apresentando a exposição do conhecimento, organizado segundo a compreensão cognitiva do seu idealizador.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...