Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Educação infantil é uma das responsáveis pela formação dessas crianças. Ela se divide entre creche, para alunos de 0 a 3 anos, e pré-escola, para os que possuem entre 4 e 5 anos de idade. Uma de suas funções primordiais é o incentivo à expressão, que nesta etapa educacional ocorre especialmente:

    A) Avaliação e observação cotidiana.

    B) Início do processo de alfabetização.

    C) Pelo desenvolvimento psicomotor.

    D) Por meio de brincadeiras lúdicas.

Em casos que ocorre algum problema ou insuficiência no desenvolvimento psicomotor podem ser observados alguns problemas de aprendizagem que afetam diretamente o trabalho do professor em sala de aula. Por exemplo, a dispraxia, que está ligada à:

    A) Desorganização gestual de movimentos, que pode afetar sua coordenação para escrever.

    B) Quando não há predomínio de um dos lados do corpo para realizar movimentos precisos, podendo atrapalhar na habilidade motora ampla.

    C) Apresenta uma escrita defeituosa, pois não relaciona corretamente a correspondência gráfica com seu equivalente sonoro.

    D) Incapacidade de manter a atenção em uma única informação, a criança se torna dispersa e com debilidade na alfabetização.

Leia o trecho abaixo sobre a concepção de aprendizagem de Emília Ferreiro e responda. “A escrita e seu aprendizado ocorrem numa etapa anterior à alfabetização escolar, pautadas no desconhecimento da relação entre a fala e a escrita, desenvolvendo teorias próprias para explicalas, que podem ser classificadas a partir de observações. Por exemplo, no nível conhecido como ____________ a criança não compreendeu a relação entre o registro gráfico e o aspecto sonoro da fala. Este nível pode ser dividido em duas, ____________, quando a criança produz garatujas, dando-lhes significados pessoais. Em outro nível, ____________, a criança acredita que para ler coisas diferentes deve haver uma diferenciação objetiva na escrita.” Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima:

    A) Escrita morfológica, pré-silábica, silábica-alfabética.

    B) Pré-silábica, escrita indiferenciada, diferenciação da escrita.

    C) Silábica, escrita intuitiva, escrita induzida.

    D) Silábica-alfabética, escrita dinâmica, escrita estática.

Baseado na teoria do desenvolvimento de Jean Piaget, a criança adquire a capacidade de discutir os valores morais de seus pais e construir seus próprios modelos, de modo autônomo na etapa conhecida como:

    A) Período das operações concretas.

    B) Durante a assimilação.

    C) Período das operações formais.

    D) Durante a acomodação.

Para Piaget, existe um desenvolvimento da moral que ocorre por etapas, de acordo com os estágios do desenvolvimento humano. Nesse sentido, durante a etapa conhecida como heteronomia, é correto afirmar:

    A) A moral corresponde a autoridade, é imposta e imutável

    B) A moral não se coloca, ou seja, as regras são seguidas, não há distinção entre valores de suas ações.

    C) A moral é legitimada pela criança que a considera a partir das suas relações pessoais.

    D) Não existe qualquer distinção perceptível em suas ações.

O Projeto Político-Pedagógico é o documento que traz em detalhes todos os objetivos, diretrizes e ações que devem ser valorizados no processo educativo. Sua elaboração demanda a contemplação dos itens: (__) Identificação da escola e seu local de funcionamento. (__) Contextualização, como é a comunidade atendida pela escola, ponto fundamental para a definição de metas. (__) Dados sobre aprendizagem, número de alunos, taxa de reprovação, testes indicativos. (__) Descrição etnológica, nível de escolaridade dos pais, condições financeiras, profissões, etc. (__) Recursos, estrutura física, colaboradores, recursos tecnológicos. Considerando-se (V) como verdadeiro e (F) como falso, assinale a alternativa correta:

    A) V – F – V – V – F.

    B) V – V – F – F – V.

    C) F – F – V – V – V.

    D) V – V – V – F – F.

Leia o trecho a seguir: “Os estudos relativos a psicomotricidade procuram classificar os elementos psicomotores de acordo com sua função e objetivos dentro do desenvolvimento infantil. Por exemplo, ______________ é o conceito que reflete sobre a representação particular (subconsciente) que a criança estabelece de seu próprio corpo.” A lacuna refere-se:

    A) Imagem corporal.

    B) Esquema corporal.

    C) Organização espacial do sujeito.

    D) Motricidade ampla.

Este tipo de atividade corresponde diretamente às necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e prazer para as crianças da educação infantil, e precisam ser repetidas com frequência. O nome que recebe este conjunto, e um exemplo correto podem ser encontrados na alternativa:

    A) Atividade de alfabetização, quadro de letras.

    B) Atividades afetivas, higiene e cuidado pessoal.

    C) Atividades permanentes, roda de histórias.

    D) Atividades curriculares, leitura e audição.

A expressão Ambiente Alfabetizador ganhou importância a partir das discussões metodológicas de alfabetização na década de 1980, sua tese fundamental é a de que o aprendiz da língua escrita é capaz de refletir sobre o sistema de representação, apropriando-se de seus sinais gráficos e de suas regras de funcionamento, a partir do contato intenso com os materiais escritos e da participação ativa em práticas de leitura e escrita de adultos. A partir desta descrição é possível atrelar o termo explicado com que tendência pedagógica:

    A) Interacionista

    B) Construtivista

    C) Behavorista

    D) Gestalt

Leia o trecho abaixo sobre as contribuições de Jean Piaget para a compreensão da psicomotricidade e responda: “O importante papel da motricidade no desenvolvimento de funções cognitivas foi apontado primeiramente por Piaget (1952). O autor considera a ação psicomotora uma precursora do pensamento representativo e do desenvolvimento cognitivo. Nessa perspectiva a criança deve agir sobre o meio através de atividades motoras, visuais, táteis e auditivas.” De acordo com Piaget, a formação de conceitos psicomotores (pré-simbólicos) não acontece pela padronização das ações, mas sim:

    A) Pela experiência, complexidade, diversidade e variabilidade de ações.

    B) Pela alteração de estados de consciência, alterando entre as fases pré-operatórias, sensório-motora e das operações concretas.

    C) Pela socialização das descobertas realizadas pelo sujeito, que permite a passagem de um estágio a outro do desenvolvimento.

    D) Pela interação, responsável por ampliar o que o sujeito já sabe com o que ele potencialmente pode saber.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...