Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o trecho abaixo e responda: “Para Vygotsky, a aprendizagem passa por um processo de internalização de conceitos. Esta consiste na reconstrução interna de uma operação externa. Sabe-se que, em todo seu trabalho, Vygotsky utilizou conceitos como: cognição, processos internos, funções psicológicas superiores e processo intrapessoal enquanto estado mental para explicar a aquisição da aprendizagem.” Assinale a alternativa que descreve o conceito de função psicológica superior e apresenta um exemplo correto deste:

    A) Trata-se de processos de domínio dos meios externos do desenvolvimento cultural e do pensamento, tais como a linguagem.

    B) Trata-se de processos que fortalecem a base da individualidade do sujeito, tais como a estrutura psíquica “ego”.

    C) Trata-se de processos que permitem ao sujeito se reconhecerem como parte de um coletivo, tal como os sentimentos.

    D) Trata-se de processos que permitem ao sujeito estabelecer representações simbólicas, tais como o mecanismo de recalque.

Considere as afirmações abaixo que tematizam técnicas de alfabetização e responda corretamente: I. Este método foi desenvolvido na França e na Alemanha, e parte da relação direta entre o fonema e o grafema, seu ensino começa dos sons mais simples para os mais complexos, ou seja, das vogais para as consoantes. Após este processo dá inicio a formação de sílabas e as palavras. II. Tradicionalmente, este processo se apoia em cartilhas que apresentam as famílias silábicas, que podem ser associadas a desenhos ou palavras-chave, cujas sílabas iniciais são destacadas, após esta apresentação o aluno começa, aos poucos, a entrar em contato com pequenos textos. Assinale a alternativa que corresponde correta e respectivamente as descrições apresentadas:

    A) I- Analítico; II- Fonético.

    B) I- Sintético; II- Descritivo.

    C) I- Fonético; II- Silábico.

    D) I- Sentenciação; II- Fonético.

Estabelecer objetivos e metas próprias, estabelecendo um prazo para seu cumprimento são alguns dos tópicos necessários ao Projeto Político-pedagógico escolar. Partindo de seus conhecimentos sobre este tema, julgue os itens abaixo: (__) A escola deve desenvolver sua capacidade de autogestão, considerando sua própria realidade, dentro de limites, definidos pela legislação e órgãos do sistema educacional; (__) Trabalha o envolvimento de todos que participam e compõe o espaço escolar, na definição dos caminhos que a escola deve seguir para solucionar seus problemas, mas mantém a direção com a palavra final; (__) A organização didática trata sobre o currículo que a escola deseja adotar, objetivando assegurar uma aprendizagem voltada para as necessidades e sucesso do aluno; (__) Valoriza os profissionais da educação, reconhecendo que a qualidade de ensino está intimamente relacionada à valorização do trabalho do professor, e na formação adequada dos profissionais de educação. Considerando-se (V) como verdadeiro e (F) como falso, a sequência correta das proposições acima é:

    A) V – F – V – V.

    B) V – F – F – V.

    C) F – V – F – V.

    D) V – V – F – F.

Dentre os objetos de conhecimento do ensino de ciências no 1º ano do ensino fundamental está de acordo a alternativa:

    A) Fontes e tipos de energia.

    B) Evolução estelar.

    C) Características dos materiais.

    D) Transformações químicas.

Tendo em vista os papeis da escola frente a problemas de violência social, física ou discriminatória, o procedimento correto a ser adotado pela escola frente ao Bullying é:

    A) Tem como função orientar os pais sempre que tais problemas forem diagnosticados no ambiente escolar.

    B) Tem a obrigação de acionar o conselho tutelar, que em parceria com instituições e família estabelecem estratégias de ação.

    C) Tem como função promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência.

    D) Tem como objetivo penalizar e remover todo e qualquer tipo de violência ou intimidação de suas dependências, recorrendo à expulsão se necessário.

A legislação brasileira garante autonomia para as escolas indígenas, comunitárias e quilombolas manterem suas tradições e identidades. Nesse sentido, é correto a afirmar sobre o papel destas instituições:

    A) Introdução de novos saberes no cotidiano destas populações para ampliar seu conhecimento sobre o mundo, seu ambiente natural e cultural, assim como novas práticas ambientalmente sustentáveis.

    B) Flexibilizar o calendário escolar, das rotinas e atividades, tendo em conta as diferenças relativas às atividades econômicas e culturais, mantido o total de horas anuais obrigatórias no currículo.

    C) Reafirmação do pertencimento étnico, no caso das comunidades quilombolas e dos povos indígenas, mas adaptando paulatinamente sua língua materna às diretrizes nacionais, como elementos importantes de construção da identidade.

    D) Trabalhar o reconhecimento dos limites de seus modos próprios de vida, suas culturas, tradições e memórias coletivas, frente às necessidades de adaptarem ao mundo em transformação.

Baseado na teoria da alfabetização de Emilia Ferreiro, quando a criança acredita que os nomes de pessoas (realismo nominal), animais e coisas têm relação com o seu tamanho, peso ou idade, encontra-se no estágio:

    A) Sensório motor.

    B) Período das operações formais.

    C) Pré-silábico.

    D) Silábico.

A dislexia deve ser entendida como um transtorno específico em processar as informações procedentes da linguagem escrita, de modo que pode ser identificados: I. Os sintomas de dislexia variam de acordo com os diferentes graus de gravidade do distúrbio e tornam-se mais evidentes durante a fase da alfabetização; II. Nos problemas ortográficos, ocorrem diferentes manifestações, tais como troca de letras, inversão, omissão ou acréscimo de letras e sílabas; III. Geralmente, a dislexia atinge pessoas que tem dificuldades cognitivas e baixa inteligência, tornando-se introspectivas e com problemas comportamentais. Estão corretos:

    A) Apenas os itens I e II estão corretos.

    B) Apenas os itens II e III estão corretos.

    C) Apenas o item I está correto.

    D) Todos os itens estão corretos.

Um dos objetivos do Ensino de Língua Portuguesa é romper com o chamado preconceito linguístico, como uma das modalidades que enfatizam a convivência e aceitação da diferença. O preconceito linguístico se assenta na ideia de que:

    A) Toda forma de expressão é válida se esta objetivar estabelecer comunicação entre dois ou mais sujeitos.

    B) A fala pode compreender diversos tipos de formas e linguagem, no entanto a forma escrita deve sempre cumprir a norma correta.

    C) A fala deve ser trabalhada para que atenda a norma culta da língua portuguesa, já a escrita pode recorrer a diferentes modos e estilos.

    D) Existe apenas uma única forma correta de falar, desconsiderando as variedades linguísticas existentes nos grupos e classes sociais.

Retomando as grandes temáticas os anos iniciais do Ensino Fundamental, pode-se dizer que as habilidades trabalham com diferentes graus de complexidade, mas o objetivo primordial é o reconhecimento do “Eu”, do “Outro” e do “Nós”. Este processo é desenvolvido nesta disciplina de modo a promover:

    A) Parte da busca do conhecimento de si, das referências imediatas do círculo pessoal, da noção de comunidade e da vida em sociedade, posteriormente, por meio da relação diferenciada entre sujeitos e objetos, é possível separar o “Eu” do “Outro”.

    B) Parte da evidenciação da multiplicidade de existências e formas culturais de vida para que possa relativizar a perspectiva eurocêntrica de modo que o aluno pode conhecer melhor o “Outro”, e consequentemente, “Eu”.

    C) Parte da descrição material da vida humana em diferentes tempos e sociedades, sempre realizando comparações, desse modo, percebe-se que o “Eu” é distinto do “Outro” ainda que seja central.

    D) Parte da evidencia que há um processo evolutivo que refina os modos de vida de cada cultura e sociedade humana no tempo, de modo que o “Eu” é um ponto neste processo, que tem início no “Outro”.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...