Questões de Pedagogia do ano 2020

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A unidade do ensino de matemática definida como “números” tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. Nesse sentido, espera-se que os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental possam: I. Resolver problemas com números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, envolvendo diferentes significados das operações, argumentar e justificar os procedimentos utilizados para a resolução e avaliem a plausibilidade dos resultados encontrados; II. Desenvolvam diferentes estratégias para a obtenção dos resultados, sobretudo por estimativa e cálculo mental, além de algoritmos e uso de calculadoras; III. Compreendam a estrutura e funcionamento de equações de primeiro grau simples ao equilibrar e relacionar cálculos matemáticos de multiplicação e divisão para a descoberta de incógnitas. Estão corretos:

    A) Apenas o item I está correto.

    B) Todos os itens estão corretos.

    C) Apenas os itens II e III estão corretos.

    D) Apenas os itens I e II estão corretos.

No ensino de geografia, o conceito de espaço é o mais amplo a ser trabalhado com os alunos, que por sua vez é indissociável da noção de tempo, e precisam ser articulados na compreensão dos processos. O conceito de tempo no ensino de geografia remete, portanto, a:

    A) Uma regra do campo científico que apropriada pela disciplina para desenvolver o entendimento da relação do homem com o mundo a medida que a regularidade dos acontecimentos pode ser equacionada.

    B) Uma construção social, que se associa à memória e às identidades sociais dos sujeitos, e também da natureza das transformações naturais que explicam as atuais condições do meio físico natural.

    C) Uma apropriação matemática que é convertida em uma noção social para que diferentes tipos de ciência possam circunscrever seus objetos de análise.

    D) Uma abstração racional que determina uma convenção social que deve ser seguida universalmente para que os acontecimentos e fenômenos sociais possam ser escalonados em algum nível.

No ensino de ciências dos anos iniciais, os estudos da unidade “matéria e energia” devem buscar nas experiências cotidianas dos alunos com uma série de objetos, materiais e fenômenos em sua vivência diária e na relação com o entorno o ponto de partida da construção do conhecimento. Dentre as propostas do ensino nesta unidade temática está correta a proposta:

    A) Reconheçam a importância da água, em seus diferentes estados, para a agricultura, o clima, a conservação do solo, a geração de energia elétrica, a qualidade do ar atmosférico e o equilíbrio dos ecossistemas.

    B) Percebam que o corpo humano é um todo dinâmico e articulado, e que a manutenção e o funcionamento harmonioso desse conjunto dependem da integração entre as funções específicas desempenhadas pelos diferentes sistemas que o compõem.

    C) Identifiquem os cuidados necessários para a manutenção da saúde e integridade do organismo e desenvolvam atitudes de respeito e acolhimento pelas diferenças individuais, tanto no que diz respeito à diversidade étnico-cultural.

    D) Sejam capazes de compreender o papel do Estado e das políticas públicas como campanhas de vacinação, programas de atendimento à saúde da família e da comunidade, investimento em pesquisa, campanhas de esclarecimento sobre doenças e vetores, entre outros.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) o Ensino Fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático, definido como:

    A) leitura dos números matemáticos.

    B) competências e habilidades de raciocinar, representar, decorar a tabuada e fazer contas mentalmente.

    C) reconhecer que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo, desde que sejam feitas atividades repetitivas que auxiliam a memorização das técnicas e cálculos.

    D) capacidade individual de formular, empregar e interpretar a matemática em uma variedade de contextos.

    E) capacidade individual de formular, empregar e interpretar a matemática em situações diversas dentro da sala de aula.

Ubiratan D’Ambrosio, pesquisador no campo da Educação Matemática, apresenta num dos seus estudos, a importância da Etnomatemática para a sala de aula. Marque a alternativa que NÃO corresponde aos objetivos da Etnomatemática:

    A) Possibilitar uma visão crítica da realidade, utilizando instrumentos de natureza matemática.

    B) Estudar a matemática tradicional de cada etnia, concebendo-a como mera curiosidade.

    C) Utilizar o cotidiano das compras para ensinar matemática nas práticas apreendidas fora do ambiente escolar.

    D) Conciliar a necessidade de ensinar matemática dominante e ao mesmo tempo dar o reconhecimento para a Etnomatemática das suas tradições é o grande desafio da educação indígena.

    E) Procurar entender o saber/fazer matemático ao longo da história da humanidade, contextualizado em diferentes grupos de interesse, comunidades, povos e nações.

Para Ribeiro (2016) o brincar e o jogo tem um papel relevante no desenvolvimento infantil. Marque a alternativa CORRETA que atende a esse preceito:

    A) Ao brincar e jogar a criança tem a oportunidade de imitar o conhecido e construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que faz deles.

    B) O brincar e a brincadeira têm sido vistos como um fenômeno universal, onde a criança é o agente de criação e transmissão de violência por meio dos jogos eletrônicos.

    C) Os jogos causam o fracasso escolar, a obesidade infantil, a inabilidade social e a aproximação com o mundo das drogas.

    D) Os jogos, em especial os eletrônicos, tem forte associação com a violência.

    E) Os jogos foram banidos das escolas porque viciam os estudantes e não auxilia na aprendizagem deles.

De acordo com os estudos de Emília Ferreiro sobre as hipóteses de escritas no processo de alfabetização, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA entre imagem e nível de escrita:



    A) Níveis: pré-silábico; silábico sem valor sonoro; silábico com valor sonoro; alfabético e silábico alfabético.

    B) Níveis: silábico sem valor sonoro; pré-silábico; silábico com valor sonoro; silábico alfabético e alfabético.

    C) Níveis: silábico sem valor sonoro; pré-silábico - escritas sem controle de quantidade; silábico com valor sonoro; alfabético e silábico alfabético.

    D) Níveis: silábico com valor sonoro; pré-silábico; silábico sem valor sonoro; alfabético e silábico alfabético.

    E) Níveis: silábico com valor sonoro; pré-silábico; silábico sem valor sonoro; silábico alfabético e alfabético.

Joana frequenta uma classe de alfabetização de EJA. Ao tentar escrever COPO, registrou QOPO, e na escrita de CAMISA, escreveu KAMIZA. Esse nível de produção gráfica em que o estudante não omite letras, mas usa letras diferentes da escrita convencional, é denominada na psicogênese da língua escrita como nível:

    A) pré-silábico.

    B) ortográfico.

    C) alfabético.

    D) silábico.

    E) silábico-alfabético.

A proposta de leitura de textos literários no processo de alfabetização, visando à formação do leitor, sustenta-se em algumas ações básicas descritas abaixo. Marque a alternativa que NÃO corresponde a essa proposta:

    A) utilização dos textos literários com foco no deciframento da escrita.

    B) capacitação do professor alfabetizador.

    C) seleção de textos literários que enriqueçam o mundo interior da criança e que harmonizem com as suas aspirações.

    D) proposição de atividades de leitura e produção textual.

    E) envolvimento de atores que legitimam o esforço dos docentes, voltado para a promoção da leitura.

No processo de alfabetização e letramento, o trabalho de intervenção do alfabetizador é imprescindível. Um dele é organização dos agrupamentos produtivos. Sobre esse tipo de intervenção é CORRETO afirmar que:

    A) agrupar os alunos deve ser uma atividade não intencional e criteriosamente planejada pelo professor.

    B) criar atividades semelhantes para cada grupo produtivo, de acordo com os níveis de aprendizagem: fáceis e difíceis.

    C) os agrupamentos produtivos utilizados no processo de aquisição do sistema de escrita está baseada nos estudos de Piaget.

    D) significa organizar a turma em grupos de alunos que apresentam hipótese diferentes, porém próximas, sobre a leitura e escrita, prevendo atividades conforme a necessidade de cada grupo produtivo.

    E) após o diagnóstico de escrita da turma, o professor deve organizar os seguintes grupos produtivos: alunos que se encontram no nível pré-silábico com os alunos do nível alfabético.

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