Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Luciana é professora de uma turma do primeiro ano do ensino fundamental. Ao realizar atividades de produção de textos com seus alunos, percebeu produções bastante diferenciadas. Um de seus alunos, ao tentar escrever BOLA, registrou apenas duas letras OA. Segundo Emília Ferreiro, que analisa o processo de aquisição da escrita pelas crianças, esse nível é denominado de nível:

    A) silábico-alfabético.

    B) pré-silábico.

    C) alfabético.

    D) silábico.

    E) ortográfico.

“Não é raro ouvirmos os alunos dizerem que preferem estudar quaisquer das disciplinas constantes no programa curricular no lugar de História (...) Mas desperta nossa curiosidade o porquê de tanta rejeição para uma disciplina tão relacionada à vida, ao mundo, às transformações visíveis entre as gerações” (SANTOS, 2000, p. 71). Santos sinaliza a possibilidade de algumas frentes de trabalho, numa perspectiva multiculturalista que podem reverter esse quadro de rejeição dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem de História. Marque a alternativa que ATENDE a essa perspectiva:

    A) Centralizar as aulas em exposições oratórias, entremeadas pelo livro didático.

    B) Criar cardápios de aulas recheadas com rodízio de datas, nomes, relação entre causa e consequências dos processos sociais.

    C) Desenvolver o senso crítico dos estudantes, estimulando a reflexão sobre os valores do seu tempo, de outros tempos, sobre a sociedade de consumo e a falta de projetos coletivos de convivência.

    D) Apresentar esquemas, quadros sinópticos e narrativas descritivas sobre o que aconteceu nos tempos idos, sem se debater, refletir e pensar.

    E) Despertar a afetividade pela História através da obediência e disciplina nas aulas expositivas.

No que se refere a inclusão da diversidade nos diferentes componentes curriculares, a Lei 11.645 de 10 de março de 2008, trata do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras. Nas afirmativas abaixo, identifique a que está em CONFORMIDADE com a referida Lei:

    A) O conteúdo programático deverá incluir diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir de três grupos étnicos: negros, índios e portugueses.

    B) O conteúdo programático deverá incluir o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra, branca e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional.

    C) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.

    D) Os estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, prioritariamente públicos, deverão obrigatoriamente incluir o estudo da história e cultura a afro-brasileira e indígena no currículo escolar.

    E) Os estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, deverão opcionalmente incluir o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar.

Para Libâneo (2012), ao longo da história de constituição dos sistemas de ensino, a educação foi sendo pensada como um projeto social que respondesse as demandas estabelecidas pelos grupos sociais hegemônicos, o que significa dizer que seus objetivos podem variar. Numa sociedade de orientação capitalista-liberal serão encontradas finalidades que divergem de uma sociedade com orientação mais progressista. Neste sentido, marque a alternativa CORRETA que apresenta um dos propósitos para uma educação numa perspectiva sociocrítica:

    A) Reproduzir a sociedade e manter a divisão social.

    B) Contribuir para a mobilidade e a ascensão social.

    C) Proporcionar uma força de trabalho capacitada e flexível para o crescimento econômico.

    D) Habilitar técnica, social e ideologicamente os diversos grupos de trabalhadores para servir ao mundo do trabalho.

    E) Transformar a sociedade, de modo a eliminar as divisões sociais estabelecidas, formando para o pleno exercício da cidadania.

Para Ilma Passos, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola aponta um rumo, uma direção, um sentido explícito para um compromisso estabelecido coletivamente e todos os atores sociais da escola devem participar ativamente da sua construção. Quanto à execução, um projeto pedagógico de qualidade deve apresentar as características abaixo, EXCETO:

    A) nasce da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais estes aparecem.

    B) o Projeto Político-pedagógico reduz-se à dimensão pedagógica e ao conjunto de projetos e planos isolados de cada professor em sala de aula.

    C) é exequível e prevê as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação.

    D) implica a ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola.

    E) é construído coletivamente, pois, como produto, é também processo, incorporando ambos numa interação possível.

Para Libâneo (1994), o plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. Na sua elaboração, “deve-se levar em consideração que a aula é um período de tempo variável. Dificilmente completamos numa só aula o desenvolvimento de uma unidade ou tópico de unidade, pois o processo de ensino e aprendizagem se compõe de uma sequência articulada de fases”. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as fases do plano de aula, segundo o autor:

    A) Preparação e apresentação de objetivos, conteúdos e tarefas; desenvolvimento da matéria nova; consolidação (fixação, exercícios, recapitulação, sistematização); aplicação; avaliação.

    B) Objetivos e tarefas da escola democrática; exigências dos planos e programas oficiais; condições prévias dos alunos para a aprendizagem; princípios e condições do processo de transmissão e assimilação ativa dos conteúdos.

    C) Contextualização, problematização, interdisciplinaridade, instrumentalização, adequação dos conteúdos e técnicas à fase de desenvolvimento cognitivo dos alunos, dialogicidade, aplicação dos conhecimentos, habilidades e atitudes.

    D) Objetivos, justificativa, conteúdos, metodologia, condições de trabalho, recursos materiais e humanos, avaliação e bibliografia.

    E) Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos, avaliação, bibliografia e anexos.

Sobre os diferentes conceitos de alfabetização, letramento, letramentos, alfabetismo funcional marque a alternativa INCORRETA:

    A) Alfabetização representa o processo de decodificação do sistema da escrita, ou seja, a capacidade de ler e escrever.

    B) Letramento são os usos que se faz da leitura e da escrita nas práticas sociais.

    C) Letramentos é uma referência aos diversos letramentos que hoje se faz na sociedade do conhecimento, da informação em rede: letramento digital, computacional, fílmico.

    D) Letramento alfabético proposta metodológica em que o indivíduo, ao mesmo tempo em que se aproprie do sistema convencional da escrita, adquira a competência de fazer uso dessa leitura e escrita no seu cotidiano.

    E) Alfabetismo funcional equivale a capacidade de fazer uso da leitura e da escrita e das operações matemáticas em situações da vida cotidiana, em geral a avaliação é feita nas crianças de 6 a 14 anos.

O novo Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº Lei nº 13.005/2014 é um documento que define compromissos colaborativos entre os entes federados e diversas instituições pelo avanço da educação brasileira. Sobre o PNE, é CORRETO afirmar que:

    A) sua vigência vai de 2015 a 2025.

    B) a realização de seu objetivo central pressupõe que as ações em todos os níveis e modalidades de ensino sejam executadas de forma articulada pelos entes federativos, sob pena de aprofundar igualdades regionais em vez de superá-las.

    C) o alinhamento dos planos de educação nos estados, no Distrito Federal e nos municípios constitui-se em um passo importante para a construção do Sistema Nacional de Educação (SNE), isso significa que todos os planos de educação devem ser idênticos.

    D) o novo PNE estabelece avanços em relação ao Plano anterior (2001-2010), na medida em que delimita um conjunto de objetivos e prazos passíveis de aferição e monitoramento.

    E) o novo PNE é composto por 25 metas que foram largamente debatidos e apontados como estratégicos pela sociedade na CONAE 2010, os quais foram aprimorados na interação com o Congresso Nacional.

De acordo com a LDB 9.394/96, art. 32, o ensino fundamental obrigatório, gratuito na escola pública, com duração de 9 (nove) anos, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante os aspectos abaixo. Assinale a alternativa que NÃO CORRESPONDE ao proposto na referida Lei:

    A) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

    B) A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

    C) O desenvolvimento de competências e habilidades técnicas que contribua para a inserção na vida profissional.

    D) O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

    E) O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Nas organizações públicas e privadas, nos espaços formais e não-formais de educação, tem sido objeto de pesquisa o desenvolvimento de estratégias de competência. No campo educacional houve forte influência dos estudos de Philippe Perrenoud, José Carlos Libâneo e outros. Na perspectiva de Libâneo COMPETÊNCIA é:

    A) Dispor de certos conhecimentos, de certas capacidades físicas e mentais para executar uma ação programada e determinada;

    B) Fazer uso de conhecimentos e capacidades para fazer um trabalho, lidar com uma situação ou resolver problemas;

    C) Fazer uso das habilidades inatas frente a uma situação do cotidiano ou da profissão, colocando todas as "disposições internas" em ação para resolvê-la com êxito;

    D) A pluralidade de propriedades, um conjunto de qualidades positivas fundadas no bem comum, na realização dos direitos da individualidade de cada sujeito da sociedade;

    E) Instrumentar o trabalhador para novas exigências da produção capitalista, incluindo a modelação de sua consciência uma nova ideologia do capital.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...