Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os estudos de Marshall Rosenberg sobre a Comunicação não-violenta (CNV) transformam potenciais conflitos em diálogos pacíficos. Ele ensina ferramentas simples para desarmar argumentos perigosos e criar conexões de compaixão com a família, amigos e outros conhecidos. Marque a alternativa que apresenta a SEQUÊNCIA CORRETA dos quatro componentes da CNV proposta por Marshall:

    A) 1. Observar; 2. Ouvir; 3. Apresentar as necessidades; 4. Fazer um pedido

    B) 1. Dialogar; 2. Falar dos sentimentos; 3. Necessidades; 4. Pedido

    C) 1. Observar; 2. Expor as necessidades; 3. Fazer um pedido; 4. Falar dos sentimentos

    D) 1. Ouvir; 2. Não julgar; 3. Fazer um pedido; 4. Dialogar

    E) 1. Observar; 2. Expor os sentimentos; 3. Falar as necessidades; 4. Fazer um Pedido

Marque a alternativa CORRETA que apresenta os quatro pilares da educação para o século XXI, apresentados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação:

    A) aprender a ser, aprender a viver juntos, aprender a fazer e aprender a conhecer.

    B) aprender a ser, aprender a trabalhar, aprender a viver juntos e aprender a conhecer.

    C) aprender a estudar, aprender a trabalhar, aprender a viver juntos e aprender a ser.

    D) aprender a ser solidário, aprender a conhecer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer.

    E) aprender a sobreviver, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a conhecer.

Há instâncias de educação não-formal que, a despeito de sua intencionalidade, não são necessariamente institucionalizadas. Marque a alternativa que apresenta um exemplo de espaço de educação não-formal:

    A) Creches;

    B) Escolas de ensino fundamental;

    C) Colégios militares;

    D) Universidades;

    E) Museus.

O Projeto Político-pedagógico é um plano global. Uma sistematização, nunca definitiva, das ações pedagógicas, definidas através do trabalho coletivo, que se aperfeiçoa e se concretiza na execução. Quanto à concepção, um projeto pedagógico de qualidade deve apresentar as características abaixo, EXCETO:

    A) ser um processo participativo de decisões;

    B) preocupar-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que vele os conflitos e as contradições;

    C) explicitar princípios baseados na autonomia, na solidariedade entre seus agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo;

    D) conter opções explícitas na direção da superação de problemas, no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade específica;

    E) explicitar o compromisso com a formação do cidadão.

Nos últimos anos, vários estudos vêm pesquisando os saberes e competências profissionais que fazem parte da profissionalidade do professor. Para Libâneo e Pimenta, são quatro grandes conjuntos dos saberes docentes. Marque a alternativa INCORRETA:

    A) conteúdos didático-pedagógicos, diretamente relacionados ao campo da prática profissional;

    B) conteúdos relacionados a saberes pedagógicos mais amplos do campo teórico da prática educacional;

    C) conteúdos sobre as dimensões artísticas, estatísticas e técnicas da educação;

    D) conteúdos ligados à explicitação do sentido da existência humana (individual, sensibilidade pessoal e social);

    E) conteúdos das diversas áreas do saber e do ensino, ou seja, das ciências humanas e naturais, da cultura e das artes.

Sobre os tipos de dinâmicas de grupo marque a alternativa CORRETA.

    A) Dinâmicas de Apresentação – são apropriadas para “quebrar o gelo”, inibir os participantes, facilitar o entrosamento;

    B) Dinâmicas de Entrosamento – consistem em jogos dos quais todos participam. Ajudam as pessoas a se relacionarem e se conhecerem, no entanto aumentam as tensões e dificultam a mudança de uma atividade para outra;

    C) Dinâmicas de Reflexão e de Aprofundamento – servem para expressarmos e refletirmos sobre um tema ou problema relacionado com o propósito do encontro;

    D) Dinâmicas de Sensibilização – são utilizadas quando há um entrechoque de culturas e objetivos e torna-se necessário assegurar que todos tenham a mesma opinião;

    E) Dinâmicas de Aquecimento e Recreação – consiste em movimentos e cantos de descontração, de aproximação pelo toque e de integração, não tendo nenhuma intencionalidade específica, ajudando a baixar o ânimo da equipe.

Qualquer atividade educativa seja nos espaços formais ou não-formais, reuniões, assembleias, escola, cursos etc., pressupõe a existência de um grupo. Nesse sentido, “o uso de dinâmicas nos processos alternativos de educação em grupos visa proporcionar momentos educativos que possibilitem ao grupo vivenciar situações inovadoras em todos os níveis” (GONÇALVES; PERPÉTUO, 2002). Sobre as dinâmicas de grupo marque a alternativa INCORRETA.

    A) As dinâmicas de grupos possibilitam o surgimento das condições propícias para a constituição do grupo e do ensinoaprendizagem;

    B) As dinâmicas de grupos têm como objetivo central a identificação de lideranças;

    C) As dinâmicas de grupo são a expressão de uma postura metodológica que reconhece a dimensão do lúdico, do prazer como parte integrante do processo educativo;

    D) As dinâmicas de grupo devem ser percebidas como instrumentos que cumprem um papel pedagógico para um bom desenvolvimento de uma atividade formativa;

    E) As dinâmicas de grupo são um meio utilizado para que os grupos ampliem seu conhecimento pessoal, facilitem o relacionamento, incentivem a comunicação não verbal, a solução de conflitos e a busca de consenso do grupo.

Foi a primeira mulher a ser Presidente da Academia Brasileira de Letras:

    A) Nélida Pinon

    B) Raquel de Queiroz

    C) Clarice Lispector,

    D) Marina Colassanti.

O ensino de Geografia pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que:

    A) Nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva.

    B) Os alunos não necessitem de outras matérias de humanidades.

    C) Relevem todos os seus conhecimentos prévios acerca do tema.

    D) O raciocínio geográfico, uma vez aprendido, não seja mais esquecido.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que tanto a Geografia Tradicional quanto a Geografia Marxista ortodoxa negligenciaram:

    A) A relação do homem e da sociedade com a natureza em sua dimensão sensível de percepção do mundo.

    B) Os direitos fundamentais dos alunos de participação na vida social e cultural, e a ligação intrínseca da geografia com tais temas.

    C) A práxis dos educadores que, levando em consideração o papel político da escola, atuam de forma a educar cidadãos.

    D) Os conteúdos inadequados a serem transmitidos de acordo com a faixa etária dos alunos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...