Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o processo de atribuição de sentido aos conteúdos escolares é individual. Porém, é também cultural na medida em que:

    A) Quem passa o conhecimento para os alunos é o educador, pessoa que está inserida em uma comunidade bem demarcada.

    B) Os significados construídos remetem a formas e saberes socialmente estruturados.

    C) Os conhecimentos sistematizados da escola conseguem criar nos alunos todas as habilidades necessárias para o sucesso nas relações sociais.

    D) O que foi adquirido muitas vezes não será usado de forma a ser revertido em bens para a sociedade.

Assinale a alternativa que corresponde corretamente a uma característica da tendência pedagógica libertária:

    A) Acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, sendo que a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições.

    B) Atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental.

    C) Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático.

    D) Acentua-se, nessa tendência, o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais.

Dentro do processo de ensino-aprendizagem, recuperar significa voltar, tentar de novo, adquirir o que perdeu, e não pode ser entendido como:

    A) Uma função do educador.

    B) Um direito do aluno.

    C) Uma segunda chance.

    D) Um processo unilateral.

Leia e responda: “Esta avaliação é utilizada como uma forma de controle no final do ano ou do curso para avaliar quantos conteúdos os alunos aprenderam no geral. Esse tipo de avaliação é semelhante à avaliação comparativa, mas abrange tudo o que os alunos aprenderam ao longo do ano. Elas são aplicadas para todos os alunos em sala de aula, para que todos tenham uma oportunidade igual de demonstrarem o que sabem.”
O tipo de avaliação descrito no trecho acima é conhecido como:

    A) Avaliação Diagnóstica.

    B) Avaliação Somativa.

    C) Avaliação Formativa.

    D) Avaliação Generalista.

É correto afirmar que uma boa avaliação envolve alguns passos, tais como: I. Saber o nível atual de desempenho do aluno (etapa também conhecida como diagnóstico); II. Comparar o resultado da etapa diagnóstica com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação); III. Contrastar os resultados diagnósticos de todos os educandos, de modo a saber quais são os mais inteligentes e os que terão mais dificuldades ao longo do processo educativo; IV. Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados, tais como planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa.
Estão corretos:

    A) Apenas os itens I e II estão corretos.

    B) Apenas os itens III e IV estão corretos.

    C) Apenas os itens I, II e IV estão corretos.

    D) Todos os itens estão corretos.

Também conhecidos como “recursos” ou “tecnologias educacionais”, os materiais e equipamentos didáticos são todo e qualquer recurso:

    A) Utilizado em um procedimento de ensino, visando à estimulação do aluno e à sua aproximação do conteúdo.

    B) Que fazem, primeiramente, com que o educador seja visto como alguém capaz de apreender novas tecnologias e inovar no ensino.

    C) Sempre não tecnológico que é utilizado visando que o aluno consiga aprender novos conteúdos de formas dinâmicas.

    D) Oferecido à escola através de parcerias e doações, invariavelmente, e que estimulam a prática pedagógica e o aprendizado.

O método é, em linhas gerais, um conjunto de técnicas de ensino, cuidadosamente organizadas com um fim específico. O autor Paulo Freire, por exemplo, é reconhecido mundialmente por seu método:

    A) De ensino tecnicista do alfabeto.

    B) De alfabetização de adultos.

    C) Construtivista de alfabetização de jovens.

    D) Marxista de doutrinação da história.

Basicamente, a didática está relacionada ao “como ensinar”, orientando elementos que vão desde a postura do docente até:

    A) A escolha, por parte apenas da gestão escolar, de quantos alunos deverão ser matriculados por sala.

    B) O estabelecimento de como será a relação entre o secretariado escolar e os núcleos e contextos familiares dos alunos.

    C) Como o docente se comporta em contextos que não são relacionados ao âmbito escolar.

    D) Os meios empregados para promover o ensino e garantir a aprendizagem.

A didática envolve a discussão e construção de fundamentos que consistem no conjunto de saberes, conhecimentos, tendências, paradigmas, etc., que:

    A) Mostram a necessária unificação das tendências pedagógicas.

    B) Criticam incessantemente a bases inovadoras das avaliações escolares.

    C) Justificam e embasam as ações pedagógicas.

    D) Estimulam um processo de ensino totalmente empírico.

Segundo Cagliari, quanto mais se progride na aprendizagem, a cópia, atividade muito prestigiada pelo método das cartilhas, passa a representar:

    A) A melhor forma para garantir que os educandos aprendam de maneira a saber reutilizar o conhecimento no seu dia a dia.

    B) Um método satisfatório e exclusivo de aprendizagem, especialmente em situações onde não há tempo/espaço para atividades pedagógicas novas.

    C) Cada vez menos aquisição de habilidade e torna-se mais importante como processo de documentação.

    D) Junto com as cartilhas de aprendizagem, a maior revolução da educação brasileira, que, utilizando esses métodos, consegue ensinar a todos, sem distinção.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...