Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um dos mais antigos sistemas de alfabetização, também conhecido como soletração, tem como princípio que a leitura parte da decoração oral das letras do alfabeto e depois todas as suas combinações silábicas e, em seguida, as palavras. Esse método recebe o nome de:

    A) Alfabético.

    B) Sistemático.

    C) Construtivista.

    D) Pré-silábico.

Leia o trecho a seguir: “A leitura é um processo de compreensão abrangente que envolve aspectos neurológicos, naturais, econômicos e políticos. Para que a leitura seja possível, é necessário que compreendamos símbolos, os _________, e aqueles que simbolizam, os _________.” Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima:

    A) Grafismos – complementos.

    B) Significantes – significados.

    C) Códigos – grafismos.

    D) Significados – significantes.

A Lei nº 13.005/14 prevê que as conferências nacionais de educação realizar-se-ão com intervalo de até:

    A) 4 (quatro) anos entre elas, com o objetivo de avaliar a execução deste PNE e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para o decênio subsequente.

    B) 3 (três) anos entre elas, com o objetivo de avaliar a execução deste PNE e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para o decênio subsequente.

    C) 6 (seis) anos entre elas, com o objetivo de avaliar a execução deste PNE e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para o decênio subsequente.

    D) 2 (dois) anos entre elas, com o objetivo de avaliar a execução deste PNE e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para o decênio subsequente.

Os PCNs para Ciências Naturais afirmam que dizer que o aluno é sujeito de sua aprendizagem significa afirmar que é dele o movimento de ressignificar o mundo, isto é:

    A) Conhecimento intuitivo e o senso comum.

    B) De construir explicações norteadas pelo conhecimento científico.

    C) Envolvido na construção de uma compreensão dos fenômenos naturais e suas transformações.

    D) De definir contrapontos entre os muitos elementos no universo de conhecimentos.

No ensino das Ciências da Natureza, os alunos são convidados à prática de procedimentos, no início imitando o professor, e, aos poucos, tornando-se autônomos, no contexto da:

    A) Aprendizagem ativa.

    B) Discussão estimulada.

    C) Comparação.

    D) Compreensão científica.

Em Ciências Naturais são procedimentos fundamentais aqueles que permitem:

    A) Procedimentos e atitudes.

    B) Investigações, da mesma forma que conceitos.

    C) A investigação, a comunicação e o debate de fatos e ideias.

    D) Diferentes fontes de explicação para as coisas da natureza e do mundo.

O erro faz parte do processo de aprendizagem e pode estar expresso em registros, respostas, argumentações e formulações incompletas do aluno. O erro precisa ser tratado não como incapacidade de aprender, mas como elemento que sinaliza ao professor a compreensão efetiva do aluno, servindo, então, para:

    A) Mudança do método avaliatório.

    B) Evolução conceitual da aprendizagem.

    C) Aplicação de outras avaliações.

    D) Reorientar a prática pedagógica.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs apontam Astronomia, Biologia, Física, Geociências e Química como:

    A) Modelos lógicos.

    B) Categorias de raciocínio.

    C) Campos do conhecimento científico.

    D) Conteúdos fundamentais das Ciências da Natureza.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania, que os alunos sejam capazes de:

    A) Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social.

    B) Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais.

    C) Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida.

    D) Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição e a capacidade de análise crítica.

Baseado na leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História, leia o trecho abaixo:

“No eixo temático __________________ prevalecem estudos comparativos para a percepção das semelhanças e das diferenças, das permanências e das transformações das vivências humanas no tempo, em um mesmo espaço, acrescentando as caracterizações e distinções entre coletividades diferentes, pertencentes a outros espaços.”.

A lacuna se refere ao eixo temático:

    A) História local e do cotidiano.

    B) História das organizações populacionais.

    C) História das populações indígenas.

    D) História das organizações políticas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...