Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tanto no primeiro quanto no segundo ciclo do ensino fundamental, repetem-se conteúdos comuns quanto as temáticas históricas, de modo que estão presentes:

I. Análise de documentos de diferentes naturezas.

II. Registro em diferentes formas: textos, livros, fotos, vídeos, exposições, mapas, etc.

III. Conhecimento e uso de diferentes medidas de tempo.

IV. Comparação de informações e perspectivas diferentes sobre um mesmo acontecimento, fato ou tema histórico.

Podemos afirmar que:

    A) Apenas os itens II e III estão corretos.

    B) Apenas os itens I e IV estão corretos.

    C) Todos os itens estão corretos.

    D) Apenas os itens I, II e IV estão corretos.

Lev Vygotsky defende o papel das relações sócio históricas no desenvolvimento humano. Ao mesmo tempo em que seu desenvolvimento ocorre em função de características do meio social em que vive, também existem questões inerente à experiência humana. Nesse sentido, é correto afirmar que Vygotsky defende:

    A) Que o homem é somente resultado de seu contexto social.

    B) Que apenas as relações que se estabelecem entre os indivíduos afetam seu desenvolvimento.

    C) Que o homem enquanto espécie elaborou a comunicação como forma de sobrevivência.

    D) Que o homem é herdeiro de toda a evolução filogenética.

Leia as afirmações sobre as tendências pedagógicas liberais e responda a seguir:

I. A tendência pedagógica liberal tradicional defende o ensino humanístico, de cultura geral, de modo que diferenças de classe são desconsideradas, assim como o contexto do aluno.

II. A tendência pedagógica liberal renovada visa a formação de atitudes, centrado no aluno, de modo que o professor é visto como facilitador.

III. A escola tecnicista defende que o conhecimento é adquirido por meio da repetição, imitação e formação de hábitos.

IV. A tendência liberal não-diretiva defende que a avaliação tradicional não tem muito sentido, estimulando a realização de auto avaliações.

Pode se afirmar que:

    A) Apenas os itens I e II estão corretos.

    B) Apenas os itens II e III estão corretos.

    C) Apenas os itens I, III e IV estão corretos.

    D) Todos os itens estão corretos.

Segundo Cagliari:

"Para escrever, uma pessoa precisa, apenas, reproduzir graficamente o conhecimento que tem de leitura. Por outro lado, se uma pessoa não souber ler, o ato de escrever será simples cópia, sem significado.”.

A partir da citação do autor podemos concluir que:

    A) No processo de alfabetização, a leitura precede a escrita.

    B) No processo de alfabetização, a escrita precede a leitura.

    C) A escrita e a leitura são simbióticas no processo de alfabetização.

    D) A leitura e a escrita demandam constructos precedentes no processo de alfabetização.

Com o desenvolvimento da fase chamada por Emília Ferreiro de pré-silábica, as crianças tornam-se capazes de diferenciar a escrita dos desenhos. Existem três características próprias para esse período as quais foram classificadas como eixo quantitativo, eixo qualitativo e eixo de classificação, o primeiro destes se refere:

    A) Os alunos acreditam que uma palavra não pode possuir letras iguais e no eixo de classificação.

    B) Os alunos percebem que existe uma relação entre fonema e grafema.

    C) As crianças pensam que um escrito somente poderá ser lido se apresentar duas ou mais letras.

    D) As crianças assimilam que a escrita, em determinados momentos, será diferente da fala.

Este tipo de exercício histórico é fundamental no desenvolvimento do pensamento crítico, um mesmo objeto pode ter diferentes significados se devidamente posicionados segundo seus autores e contexto social, argumentos devem ser devidamente selecionados para a comprovação das diferentes proposições. O exercício descrito, estimulado no ensino de história se refere a:

    A) Comparação.

    B) Interpretação.

    C) Identificação.

    D) Análise.

A tecnologia tem contribuído para mudar o ensino na atualidade, como no caso das chamadas metodologias ativas, que permitindo ao aluno participar ativamente e se desenvolver com maior autonomia. Dentro desta temática, a chamada “sala de aula invertida” consiste:

    A) No sentido de tornar o aluno capaz de aprender em qualquer contexto, unindo, por exemplo, práticas à distância e em sala de aula.

    B) No uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.

    C) No modo a tornar o aluno mais espontâneo e menos mecânico possível, de modo que estimula a falar e a ensinar o conteúdo aprendido durante a aula.

    D) No modo que o aluno faz a internalização de conceitos essenciais, posteriormente, discute os conhecimentos adquiridos e suas dúvidas de conteúdo com a ajuda e orientação do professor.

Sobre a proposta de alfabetização do educador Paulo Freire está correta a afirmação:

    A) Há uma etapa dedicada à descoberta do universo vocabular, em que são levantadas as palavras e temas geradores relacionados com a vida cotidiana dos alunos e do grupo social a que eles pertencem.

    B) A humanização do mundo por meio da ação cultural libertadora, busca na lógica mecanicista a consciência que cria a realidade, elucidando o mecanismo objetivo, portanto, a consciência é reprodução da realidade.

    C) O educador é portador da consciência mais avançada de seu meio, é ele quem determina e estabelece os percursos do aprendizado e das diretrizes nas quais se constrói a alfabetização.

    D) O alfabetizando adulto é visto receptáculo do saber, no sentido do conceito de cultura e sujeito da educação, sempre objeto dela, e se concretiza em um diálogo entre os sujeitos educadores e educandos.

Leia a descrição:

“A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade”.

O trecho representa qual das tendências pedagógicas progressistas?

    A) Crítico-social dos conteúdos.

    B) Libertária transformadora.

    C) Pedagogia da autonomia.

    D) Emancipacionista.

No desenvolvimento infantil, Piaget descreve o surgimento do egocentrismo como uma das características na qual a criança não concebe uma realidade da qual não faça parte, devido à ausência de esquemas conceituais e da lógica. O egocentrismo é característica de qual fase?

    A) Período das operações concretas.

    B) Período Sensório-motor.

    C) Período das operações formais.

    D) Período pré-operatório.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...