Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

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Segundo Teberosky e Colomer, as crianças aprendem a ler e a escrever da mesma forma que aprendem outros aspectos do mundo. Na concepção dessas autoras, as crianças aprendem da seguinte forma:

  • A.

    Elaborando, pondo à prova e comprovando hipóteses.

  • B.

    Informando, ouvindo e comparecendo às aulas.

  • C.

    Anotando, exercitando-se e repetindo informações.

  • D.

    Registrando, memorizando e ouvindo explicações.

  • E.

    Respondendo, copiando e tirando nota alta.

A respeito das bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

As concepções de Vygotsky a respeito do desenvolvimento humano fundamentam-se na ideia da existência de uma estrutura fixa do sistema nervoso de um sistema cerebral fechado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

De acordo com os pressupostos da psicologia genética, o desenvolvimento cognitivo humano se apoia em dois grandes eixos: a adaptação biológica e o intercâmbio entre sujeito e objeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o aprendizado das crianças, baseado na prática pedagógica, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No processo de aprendizagem, todas as crianças aprendem simultaneamente e sob os mesmos aspectos, construindo esquemas figurativos.

  • B.

    As crianças desenvolvem o aprendizado mediante os ensinamentos restritos do professor, que explica, dita regras, apresenta alegorias. A criança ouve, copia, decora e aprende, por meio de um processo cíclico.

  • C.

    O aprendizado acontece por uma ação de categorização, construída por esquemas generalizáveis de experiências.

  • D.

    O pensamento e o aprendizado da criança desenvolvem-se ligados à observação e investigação do mundo. Quanto mais a criança explora as coisas do mundo, mais ela é capaz de relacionar fatos e ideias, tirar conclusões e, desta forma, torna-se capaz de pensar e compreender.

A criança vê o espaço da escola e da própria casa como algo concreto, e, a partir do imaginário infantil, o lugar para ela só é atrativo se puder interagir e vivenciar o ato de brincar. Desta forma, conclui-se que a infância é uma etapa

  • A.

    na qual o indivíduo vive algumas experiências significativas apenas quando tem a oportunidade de explorar as brincadeiras.

  • B.

    diferenciada do mundo adulto; portanto, o seu modo de ver a vida é baseado no poder de manipular os objetos e criar formas lúdicas com eles.

  • C.

    de cuidados específicos com a parte física e baseada na formação do disciplinamento.

  • D.

    de acompanhamento constante e da introdução de regras pré-concebidas, que serão impostas por pais e professores.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta a respectivamente as lacunas.

As crianças pensam sobre a língua ____________, independentemente do seu grupo social e do maior ou menor acesso a material ____________. Assim, elas elaboram hipóteses sobre a utilidade dos diversos escritos ao seu redor, sobre o que “essas estranhas marcas no papel” representam e de que maneira funciona o sistema de escrita. A alfabetização implica uma construção conceitual e, desta forma, não é mais possível pensar em um aprendiz ______________, limitado a memorizar mecanicamente as famílias silábicas para que, em seguida, possa, supostamente, colocá-las em conjunto, formando palavras e frases em um texto a ser lido ou _______________.

  • A.

    materna/ visual/ perdido/ copiado

  • B.

    escrita/ impresso/ passivo/ produzido

  • C.

    escrita/ visual/ passivo/ copiado

  • D.

    falada/ impresso/ perdido/ produzido

Uma proposta de educação em direitos humanos que tenha como eixo a recuperação do valor da vida, segundo Candau e outros, deve envolver o(a)

  • A.

    pedagogia da indignação, o saber construído sobre os direitos humanos e o reconhecimento da vida.

  • B.

    sistematização de práticas coletivas que valorizam a vida em situações emergentes.

  • C.

    educação em direitos humanos com liderança da equipe gestora associada à prática da indignação.

  • D.

    intercâmbio e o diálogo sobre o potencial da vida para reconhecimento do seu valor.

  • E.

    confronto entre experiências diversas provenientes da indignação e prática da sensibilização.

Na educação, a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia

  • A.

    de um instrumento básico da comunicação e representação dos alunos e é o que os identifica como tal.

  • B.

    de aspectos comunicativos da língua escrita, que serve para o conhecimento, e da língua falada, que é indispensável para as trocas de informações.

  • C.

    do uso que a criança faz da linguagem para fornecer vários indícios quanto ao processo de diferenciação entre o eu e o outro.

  • D.

    de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal.

Segundo Vygotsky (1988), o processo de interiorização consiste numa série de transformações, de reorganizações da atividade psicológica do sujeito como produto de sua participação em situações sociais específicas. No desenvolvimento cultural da criança, as funções psicológicas aparecem em dois níveis, respectivamente:

  • A.

    intrapsicológico e interpsicológico.

  • B.

    subjetivo e objetivo.

  • C.

    genético e ontogenético.

  • D.

    interpsicológico e intrapsicológico

  • E.

    genético e filogenético.

Segundo Henri Wallon, o desenvolvimento infantil se processa por meio dos seguintes estágios:

  • A.

    impulsivo-emocional; personalismo e categorial.

  • B.

    sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.

  • C.

    impulsivo-emocional; sensório-motor; personalismo e categorial.

  • D.

    sensório-motor; personalismo; categorial e proximal.

  • E.

    sensório-motor; personalismo; categorial e proximal.

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