Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Tudo parece sugerir que existem alguns universais cognitivos, porém o fato de serem efetivamente postos em prática depende da natureza dos aprendizados específicos propiciados pelas experiências educativas.” (César Coll) Com o trecho acima, podemos afirmar que:

  • A. O crescimento individual e psicológico de uma pessoa é marcado fortemente por suas experiências sensoriais vividas ainda em seu processo uterino.
  • B. Os processos psicológicos superiores sempre aparecem em primeiro lugar na vida de uma pessoa e por essa razão não sofrem a mediação da cultura.
  • C. Todos os processos psicológicos que configuram o crescimento de uma pessoa são fruto da interação constante que mantém com um meio culturalmente organizado.
  • D. A competência cognitiva dos sujeitos está fortemente vinculada aos processos psicológicos superiores que são a experiência primeira, independente da interação social e cultural.
  • E. O crescimento pessoal é o processo pelo qual o ser humano torna sua a cultura do grupo social em que vive de tal forma que as experiências educativas ficam anuladas.

Acerca das bases psicológicas da educação e das novas tecnologias aplicadas à educação, como as plataformas de aprendizagem virtuais, julgue os itens que se seguem.

Um material educativo para aprendizagem autodirigida elaborado mediante sistemas tutoriais inteligentes e sistemas de hipermídia adaptativos que permitem a elaboração de sistema de ensino ajustado às características individuais dos alunos fundamenta-se em uma abordagem construtivista da educação e da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à alfabetização e letramento, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Os processos de alfabetização e letramento são complementares e inseparáveis.
  • B. Ensinar a ler e escrever também possibilita o acesso dos significados que, historicamente, se construíram e se constroem para a realidade.
  • C. Uma facilidade para a realização de um planejamento que integra alfabetização e letramento é o acesso ilimitado dos alunos de meios populares à produção escrita, no cotidiano de suas vidas.
  • D. Alfabetizar, hoje, também significa letrar, ou seja, possibilitar ao aluno o acesso a conhecimentos e capacidades que lhe permitam progressivamente se inserir num mundo organizado em torno da língua escrita.
  • E. A consolidação dos processos de alfabetização e letramento supõe a plena condição de uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita, dentre as quais se inclui a capacidade de compreender textos pertinentes às outras áreas de conhecimentos.

De acordo com o desenvolvimento da oralidade, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O desenvolvimento da oralidade inclui apenas a capacidade de falar.
  • B. Na convivência social, é importante saber qual a variedade linguística deve-se usar em diferentes situações.
  • C. Há situações sociais em que mais do que cuidar deliberadamente da linguagem falada, enquanto se desenrola a interloção, é preciso se preparar para falar adequadamente.
  • D. Um procedimento relativamente usual e que pode ser útil para o desenvolvimento da fluência e adequação da língua falada das crianças é solicitar-lhes que deem avisos ou recados.
  • E. Faz parte da formação linguística do cidadão reconhecer a existência das diversas variedades da língua, exigir respeito para com a maneira de falar que aprendeu com sua família e seus conterrâneos, mas, também, em contrapartida, saber respeitar as diferentes variedades.

O pensamento _________________ apresenta-se relativamente “tímido” no bebê, acentua-se dos dois aos cinco anos e parece alcançar o seu pico por volta dos 9 a 10 anos.

Conforme Antunes (2009), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por

  • A.

    simbólico

  • B.

    lógico-matemático

  • C.

    dialético

  • D.

    cartesiano

  • E.

    topológico

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o behaviorismo, o ser humano, durante sua vida, deve ser estudado como produto das associações estabelecidas entre os estímulos do meio e as respostas que são manifestadas pelo comportamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

_________________________ é um sintoma frequente em crianças disléxicas e pode ser detectada desde a idade pré-escolar.

Conforme Rotta (2006), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por

  • A.

    A disgnosia espacial

  • B.

    A hiperatividade

  • C.

    A fobia

  • D.

    O transtorno hipercinético

  • E.

    O mutismo seletivo

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o comportamentalismo, os processos de raciocínio e de aprendizagem dos alunos são mais relevantes que os resultados obtidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

A influência de Rogers na educação brasileira é constatada de forma mais evidente nas ideias do movimento da Escola Nova, segundo as quais o professor deve criar um ambiente experimental em sala de aula que favoreça uma aprendizagem prazerosa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Segundo Vigotsky, o aprendizado é o responsável por formar a zona de desenvolvimento proximal, pois quando a criança interage com outras pessoas, ela é capaz de colocar em movimento vários processos possíveis de ocorrer.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...