Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Skinner afirma que a criança, durante a aquisição do conhecimento, utiliza-se de dois processos simultâneos ao interagir com o seu meio: a organização interna e a adaptação ao meio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Contrapondo-se à ideia de reforço positivo e negativo, Ausubel cogitou um condicionamento operante que pudesse extinguir um tipo de comportamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Cunha, a primeira reação circular sonora começa quando a criança repete sons que lhe agradam, sons que são peculiares ao seu timbre de voz, em geral no segundo mês de vida. Conforme o autor, é importante:

I. Colocar o bebê em contato com um ambiente social, promovendo a escuta de diferentes vozes, ruídos e músicas.

II. Imitar sons ou ruídos que aparecem no meio ambiente do bebê.

III. Realimentar as expressões sonoro-rítmicas do bebê.

IV. Movimentar os membros do corpo do bebê enquanto canta, acompanhando o pulso, o ritmo e o estilo da música.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas II e III.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Segundo Cunha, a pintura na infância envolve uma série de questões práticas e teóricas que dificultam e empobrecem este momento lúdico de extrema diversão e intensos aprendizados nesta fase da vida. A questão problemática na interação da criança com a pintura é

  • A.

    o envolvimento do adulto.

  • B.

    a sujeira.

  • C.

    o manuseio do pincel.

  • D.

    o meio artístico.

  • E.

    o tipo de papel.

Conforme Wadsworth, a capacidade de uso da linguagem verbal começa a se formar e a se organizar

  • A.

    na fase fálica.

  • B.

    na fase inicial do desenvolvimento préoperacional.

  • C.

    no sétimo estágio, chamado de generatividade e estagnação.

  • D.

    no estágio das operações concretas.

  • E.

    no período categorial.

Segundo Machado, analise as sentenças abaixo.

 O Complexo de Édipo se dá no momento em que a menina dirige sua afetividade para a mãe, e o menino dirige sua afetividade para o pai (1ª parte). Durante grande parte da infância, a mãe é o objeto central das ligações de conforto, prazer e proteção. O pai só tardiamente é inserido nas relações (2ª parte). Por volta dos quatro anos de idade, o interesse e o prazer da criança se concentram na área genital. Os préescolares se sentem fascinados pelas diferenças anatômicas entre meninos e meninas e entre adultos e crianças (3ª parte).

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas 1ª parte.

  • B.

    Apenas 3ª parte.

  • C.

    Apenas 1ª e 2ª partes.

  • D.

    Apenas 2ª e 3ª partes.

  • E.

    1ª, 2ª e 3ª partes.

De acordo com Machado, geralmente, a criança pequena mente

  • A.

    com a intenção declarada de enganar.

  • B.

    por desejo de vingança.

  • C.

    por fantasia ou necessidade de defesa.

  • D.

    para resolver seus problemas com sucesso.

  • E.

    com o objetivo de afrontar seus pais.

Conforme Wadsworth, relacione a Coluna 2 à Coluna 1.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    3 – 2 – 1 – 4.

  • B.

    1 – 3 – 4 – 2.

  • C.

    2 – 1 – 3 – 4.

  • D.

    1 – 4 – 2 – 3.

  • E.

    2 – 3 – 4 –1

De acordo com Machado, para Erikson, o estágio que ocorre entre os 4 ou 5 anos é denominado

  • A.

    Identidade versus confusão de identidade.

  • B.

    Confiança versus desconfiança.

  • C.

    Autonomia versus vergonha.

  • D.

    Iniciativa versus culpa.

  • E.

    Intimidade versus isolamento.

A utilização da linguagem do faz de conta é fundamental na Educação Infantil, oportunizando às crianças várias situações que enriquecem sua identidade. Com esse tipo de linguagem, a criança pode, EXCETO:

  • A.

    Experimentar outras formas de ser e pensar.

  • B.

    Ampliar suas concepções sobre as coisas e pessoas.

  • C.

    Vivenciar concretamente a elaboração e negociação de regras de convivência.

  • D.

    Elaborar um sistema de representação dos diversos sentimentos, das emoções e das construções humanas.

  • E.

    Agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem e de situações que estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas no momento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...