Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Skinner afirma que a criança, durante a aquisição do conhecimento, utiliza-se de dois processos simultâneos ao interagir com o seu meio: a organização interna e a adaptação ao meio.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Contrapondo-se à ideia de reforço positivo e negativo, Ausubel cogitou um condicionamento operante que pudesse extinguir um tipo de comportamento.
Segundo Cunha, a primeira reação circular sonora começa quando a criança repete sons que lhe agradam, sons que são peculiares ao seu timbre de voz, em geral no segundo mês de vida. Conforme o autor, é importante:
I. Colocar o bebê em contato com um ambiente social, promovendo a escuta de diferentes vozes, ruídos e músicas.
II. Imitar sons ou ruídos que aparecem no meio ambiente do bebê.
III. Realimentar as expressões sonoro-rítmicas do bebê.
IV. Movimentar os membros do corpo do bebê enquanto canta, acompanhando o pulso, o ritmo e o estilo da música.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Segundo Cunha, a pintura na infância envolve uma série de questões práticas e teóricas que dificultam e empobrecem este momento lúdico de extrema diversão e intensos aprendizados nesta fase da vida. A questão problemática na interação da criança com a pintura é
o envolvimento do adulto.
a sujeira.
o manuseio do pincel.
o meio artístico.
o tipo de papel.
Conforme Wadsworth, a capacidade de uso da linguagem verbal começa a se formar e a se organizar
na fase fálica.
na fase inicial do desenvolvimento préoperacional.
no sétimo estágio, chamado de generatividade e estagnação.
no estágio das operações concretas.
no período categorial.
Segundo Machado, analise as sentenças abaixo.
O Complexo de Édipo se dá no momento em que a menina dirige sua afetividade para a mãe, e o menino dirige sua afetividade para o pai (1ª parte). Durante grande parte da infância, a mãe é o objeto central das ligações de conforto, prazer e proteção. O pai só tardiamente é inserido nas relações (2ª parte). Por volta dos quatro anos de idade, o interesse e o prazer da criança se concentram na área genital. Os préescolares se sentem fascinados pelas diferenças anatômicas entre meninos e meninas e entre adultos e crianças (3ª parte).
Quais estão corretas?
Apenas 1ª parte.
Apenas 3ª parte.
Apenas 1ª e 2ª partes.
Apenas 2ª e 3ª partes.
1ª, 2ª e 3ª partes.
De acordo com Machado, geralmente, a criança pequena mente
com a intenção declarada de enganar.
por desejo de vingança.
por fantasia ou necessidade de defesa.
para resolver seus problemas com sucesso.
com o objetivo de afrontar seus pais.
Conforme Wadsworth, relacione a Coluna 2 à Coluna 1.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3 2 1 4.
1 3 4 2.
2 1 3 4.
1 4 2 3.
2 3 4 1
De acordo com Machado, para Erikson, o estágio que ocorre entre os 4 ou 5 anos é denominado
Identidade versus confusão de identidade.
Confiança versus desconfiança.
Autonomia versus vergonha.
Iniciativa versus culpa.
Intimidade versus isolamento.
A utilização da linguagem do faz de conta é fundamental na Educação Infantil, oportunizando às crianças várias situações que enriquecem sua identidade. Com esse tipo de linguagem, a criança pode, EXCETO:
Experimentar outras formas de ser e pensar.
Ampliar suas concepções sobre as coisas e pessoas.
Vivenciar concretamente a elaboração e negociação de regras de convivência.
Elaborar um sistema de representação dos diversos sentimentos, das emoções e das construções humanas.
Agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem e de situações que estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas no momento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...