Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado de:
Estágios.
Desequilíbrio.
Mudanças.
Escrita.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Para compreender as concepções vygotskianas sobre o funcionamento psicológico, é necessário ter claro um conceito central de sua teoria, a Mediação. Nesse sentido, Vygotsky define que:
A mediação consiste no processo estímulo/resposta, sem a intervenção de um elo a mais nas relações organismo/meio;
A mediação consiste na ação do Educador ao deixar que o aluno construa seu próprio conhecimento de maneira espontânea, não interferindo em seu processo para que a criatividade do aluno não seja tolhida;
A mediação não se processa como forma de intervenção de um elemento intermediário numa relação. Assim, refere-se à liberdade de ação oportunizada ao aluno para construir o seu próprio conhecimento;
A mediação é definida como o processo de adaptação que requer a assimilação e a acomodação do conhecimento;
A mediação é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento.
A respeito da introdução dos alunos no mundo da literatura, analise as assertivas abaixo.
I. É importante ter um ambiente cultural no qual o livro esteja presente. II. Deve-se ampliar o repertório do aluno apresentando-o a determinados gêneros textuais, excetuandose gêneros como anedota, que pouco contribuem para o ensino-aprendizagem. III. A introdução dos alunos no mundo da literatura ocorre quando o professor lê para a classe e quando os alunos sabem que a leitura é uma atividade valorizada pelo professor. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A prática do jogo contribui
I. para confundir a criança em relação aos conhecimentos matemáticos. II. para o desenvolvimento infantil, para a construção e ampliação dos conhecimentos. III. com sua característica lúdica somada à participação ativa da criança. IV. para favorecer a ideia de que se aprende matemática brincando. É correto o que está contido emII, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
No primeiro ano de vida, a prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas, a este respeito, assinale a alternativa correta.
O professor está contribuindo para o desenvolvimento da percepção e atenção dos bebês quando canta para eles.
Não devemos produzir sons vocais diversos por meio da imitação de vozes de animais, ruídos etc., ou sons corporais, como palmas, batidas nas pernas, pés etc., esta prática é agressiva e irrita os bebês.
Não é aconselhável embalá-los e dançar com eles, para não deixá-los mal acostumados.
Os jogos com movimentos, as brincadeiras com palmas e gestos agitam a classe e devem ser evitados.
Sobre o brincar, assinale a alternativa correta.
Para brincar, é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.
A brincadeira é uma atividade humana na qual as crianças são introduzidas constituindo-se em um modo de assimilar e recriar a experiência sociocultural delas mesmas.
A brincadeira é a ponte que possibilita às crianças a ligação do real com o imaginário, distanciando seu contato com a realidade, fazendo com que elas criem seu próprio universo.
O brincar deve se constituir em atividade esporádica, sua constância dependerá dos interesses que as crianças apresentam nas diferentes faixas etárias.
Qual das tendências pedagógicas abaixo pode ser considerada Crítica e Transformadora:
Liberal Progressiva;
Liberal Tecnicista;
Liberal Tradicional;
Liberal Renovado Não-Diretiva;
Progressiva Libertadora.
As Teorias Psicogenéticas se baseiam em três grandes autores: Piaget, Vygotsky e Wallon. Com base nestes teóricos analise os itens a seguir:
I- Piaget divide em quatro os estágios de desenvolvimento do individuo, são eles: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
II- Segundo Vygotsky, o individuo não necessita do meio social para desenvolver-se.
III- Wallon acredita que as emoções têm um papel preponderante no desenvolvimento da pessoa, pois são através delas que demonstramos nossos desejos e vontades.
Marque a alternativa verdadeira.
Somente a I está correto.
I e III estão corretos.
Somente a III está correto.
Somente II está correto.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise o texto:
Criança, sujeito histórico e de _____________________ que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua _____________________ , brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo _________________________ .
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
sonhos ; vida ; política
planos ; felicidade ; seu futuro
deveres ; imaginação ; experiências
vontades ; identidade política ; direitos
direitos ; identidade pessoal e coletiva ; cultura
A fala é o principal instrumento de comunicação das crianças com os professores e seus colegas. Porém, é recente como um conteúdo na Educação Infantil. Todos precisam saber se expressar e usar a linguagem em variadas situações comunicativas: conversas, entrevistas, seminários, ao telefone etc. Para desenvolver a comunicação oral desde cedo, é importante
I. diversificar os assuntos tratados em sala de aula. II. fazer um rodízio para que todos falem em uma roda de conversa. Mostrar textos para aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente e ler para eles. Fotos e ilustrações também são de grande ajuda. III. discutir sobre uma reportagem, um fato recente ou até sobre um texto científico. Trazer outras pessoas para bater papo também ajuda. É correto o que está contido emI e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...