Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia os seguintes itens.

I. Maturação é um conceito que se refere à dimensão biológica, física e evolutiva das pessoas, como o crescimento de ossos e o aumento de peso corporal.

II. Desenvolvimento é um conceito que se refere à construção de capacidades e funções humanas como a linguagem e a memória.

III. Aprendizagem é um conceito que se refere à incorporação de novos conhecimentos e valores de uma determinada sociedade.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Leia os seguintes itens sobre o desenvolvimento físico de crianças.

I. Na passagem dos 3 para os 4 anos de idade, o corpo da criança experimenta maior segurança no equilíbrio, desenvolve-se uma maior consciência de movimentos (vertical e horizontal) e possui aptidões para correr, saltar e brincar no velocípede.

II. Aos 4 anos, as crianças usam as mãos e os pés para subirem nos brinquedos dos parques, desenvolvem a capacidade para vestir-se sozinhas, fazer o asseio corporal (escovar os dentes, pentear-se), são curiosas e exercitam os rabiscos em todas as direções.

III. Aos 5 anos, as capacidades sensório-motoras potencializam- se e buscam objetivos concretos, pulam corda, sobem em árvores e até andam de bicicleta, começam a fazer uso do desenho para exprimir pensamentos e manipulam o lápis com segurança.

IV. Na passagem dos 5 para os 6 anos, inicia-se um processo de alteração da fisionomia, bem como a substituição da dentição de leite pela definitiva, a coordenação motora se acentua, ocorre um crescimento físico regular mas lento e sentem grande interesse por atividades físicas, como correr, pular e andar de bicicleta.

V. Entre os 3 e 4 anos de idade, ocorre intensa atividade sensorial e motora evidenciada pela imitação dos movimentos observados, essa fase é marcada pela espontaneidade e a capacidade do equilíbrio acentua-se.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, IV e V, apenas.

  • B.

    II, III e V, apenas.

  • C.

    III, IV e V, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Em relação ao trabalho pedagógico com o movimento corporal para crianças de 0 a 3 anos, leia os itens a seguir.

I. Um dos objetivos pedagógicos do trabalho com movimento na Educação Infantil é fazer com que a criança familiarize-se com a imagem do próprio corpo.

II. As práticas educativas com o movimento devem explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais como meios de expressão das crianças em brincadeiras e situações de interação.

III. Os movimentos trabalhados na Educação Infantil devem desenvolver nas crianças atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.

IV. As práticas educativas devem explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc. para uso de objetos diversos.

Estão corretos os itens

  • A.

    II e IV, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Marque a alternativa correta.

  • A.

    Todas as pessoas com deficiência mental têm atraso global no desenvolvimento.

  • B.

    Algumas crianças com deficiência mental são portadoras de doenças que devem ser tratadas para evitar piores consequências.

  • C.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, metade da população brasileira é portadora de deficiência.

  • D.

    As deficiências sempre resultam de lesão no cérebro.

  • E.

    Em países desenvolvidos, as deficiências não ocorrem porque esses países dispõem de recursos financeiros que impedem o seu aparecimento.

Os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança foram chamados por Piaget de período:

  • A.

    sensório-motor.

  • B.

    de esquema.

  • C.

    condicionado.

  • D.

    de aprendizagem.

  • E.

    de avaliação.

Na Educação Infantil, o ato de se alimentar e as diversas ações a ele relacionadas estão diretamente vinculados à saúde e higiene e proporcionam às crianças inúmeras aprendizagens nestes e em outros aspectos, assim como favorecem o seu processo de socialização. Um dos procedimentos sugeridos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil durante as refeições é:

  • A.

    permitir que as crianças sentem com quem desejarem para comer e possam conversar com os seus companheiros.

  • B.

    evitar que as crianças tentem se servir ou se alimentar sozinhas até os 3 anos de idade, sendo recomendável que o adulto as alimente.

  • C.

    insistir para que as crianças comam os alimentos que desconhecem, obrigando-as a comer tudo o que está no prato, mesmo que não queiram.

  • D.

    utilizar mecanismos que conduzam a atenção para a alimentação, ensinando-as a comer em silêncio e orientando-as a não interagir.

  • E.

    considerar os gostos particulares das crianças, definindo o cardápio de acordo com os seus alimentos preferidos.

A Deficiência Mental vem, necessariamente associada a:

  • A.

    Debilidade motora.

  • B.

    Alterações das funções perceptivas e de atenção.

  • C.

    Dificuldades na estruturação da função simbólica e da linguagem.

  • D.

    Conduta hiperativa.

Henri Wallon inovou ao colocar a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento. Explicou que o desenvolvimento infantil vai do sincretismo á categorização. Wallon não é autor de fácil leitura. Contemporâneo de Jean Piaget e Lev Vygotsky se dedicou a estudar o desenvolvimento infantil, tendo uma relação estreita com as teorias da educação. Analise as afirmativas sobre Henri Wallon:

I - Para Wallon, o termo afetividade se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. É um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento;

II – Para Wallon a afetividade está sempre presente em todos os momentos, movimentos e circunstâncias de nossas ações, assim como o ato motor e a cognição. Ou seja, a sala de aula, a distribuição das carteiras e a organização do ambiente provocam nos alunos abraço ou repulsa; 

III – A criança, para Wallon é essencialmente cognitiva e aos poucos vai constituindo-se em um ser socioemocional;

IV – Wallon utiliza o conceito de sincretismo infantil como principal característica do pensamento da criança: a ausência de diferenciação entre os elementos; as informações que ela recebe do meio, as experiências pessoais e as fantasias se misturam.

Está INCORRETA a alternativa:

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    IV

O estágio pré-operatório também chamado de estágio da Inteligência Simbólica é caracterizado, principalmente pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio sensório-motor. Nesse estágio a criança, exceto:

  • A.

    É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.

  • B.

    Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").

  • C.

    Não deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.

  • D.

    Possui percepção global sem discriminar detalhes.

Após aprender as primeiras palavras, o próximo grande passo que a criança dá é começar a enfileirar palavras para formar frases. A este respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Diferentemente das primeiras palavras que são precedidas por gestos aparentemente significativos, as primeiras frases de duas palavras não tem precursores gestuais.

  • B.

    As primeiras frases da linguagem infantil têm diversos aspectos característicos: elas são curtas (geralmente duas ou três palavras) e simples, com algumas inflexões.

  • C.

    A fala telegráfica é uma combinação de um gesto e uma única palavra que transmite mais significado do que a palavra sozinha.

  • D.

    A explosão da gramática está fortemente ligada ao desenvolvimento do vocabulário, há uma correlação entre a complexidade das frases de uma criança e o tamanho de seu vocabulário falado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...