Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia os seguintes itens.
I. Maturação é um conceito que se refere à dimensão biológica, física e evolutiva das pessoas, como o crescimento de ossos e o aumento de peso corporal.
II. Desenvolvimento é um conceito que se refere à construção de capacidades e funções humanas como a linguagem e a memória.
III. Aprendizagem é um conceito que se refere à incorporação de novos conhecimentos e valores de uma determinada sociedade.
Está correto o que se afirma em
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia os seguintes itens sobre o desenvolvimento físico de crianças.
I. Na passagem dos 3 para os 4 anos de idade, o corpo da criança experimenta maior segurança no equilíbrio, desenvolve-se uma maior consciência de movimentos (vertical e horizontal) e possui aptidões para correr, saltar e brincar no velocípede.
II. Aos 4 anos, as crianças usam as mãos e os pés para subirem nos brinquedos dos parques, desenvolvem a capacidade para vestir-se sozinhas, fazer o asseio corporal (escovar os dentes, pentear-se), são curiosas e exercitam os rabiscos em todas as direções.
III. Aos 5 anos, as capacidades sensório-motoras potencializam- se e buscam objetivos concretos, pulam corda, sobem em árvores e até andam de bicicleta, começam a fazer uso do desenho para exprimir pensamentos e manipulam o lápis com segurança.
IV. Na passagem dos 5 para os 6 anos, inicia-se um processo de alteração da fisionomia, bem como a substituição da dentição de leite pela definitiva, a coordenação motora se acentua, ocorre um crescimento físico regular mas lento e sentem grande interesse por atividades físicas, como correr, pular e andar de bicicleta.
V. Entre os 3 e 4 anos de idade, ocorre intensa atividade sensorial e motora evidenciada pela imitação dos movimentos observados, essa fase é marcada pela espontaneidade e a capacidade do equilíbrio acentua-se.
Está correto o que se afirma em
I, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação ao trabalho pedagógico com o movimento corporal para crianças de 0 a 3 anos, leia os itens a seguir.
I. Um dos objetivos pedagógicos do trabalho com movimento na Educação Infantil é fazer com que a criança familiarize-se com a imagem do próprio corpo.
II. As práticas educativas com o movimento devem explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais como meios de expressão das crianças em brincadeiras e situações de interação.
III. Os movimentos trabalhados na Educação Infantil devem desenvolver nas crianças atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
IV. As práticas educativas devem explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc. para uso de objetos diversos.
Estão corretos os itens
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Marque a alternativa correta.
Todas as pessoas com deficiência mental têm atraso global no desenvolvimento.
Algumas crianças com deficiência mental são portadoras de doenças que devem ser tratadas para evitar piores consequências.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, metade da população brasileira é portadora de deficiência.
As deficiências sempre resultam de lesão no cérebro.
Em países desenvolvidos, as deficiências não ocorrem porque esses países dispõem de recursos financeiros que impedem o seu aparecimento.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança foram chamados por Piaget de período:
sensório-motor.
de esquema.
condicionado.
de aprendizagem.
de avaliação.
Na Educação Infantil, o ato de se alimentar e as diversas ações a ele relacionadas estão diretamente vinculados à saúde e higiene e proporcionam às crianças inúmeras aprendizagens nestes e em outros aspectos, assim como favorecem o seu processo de socialização. Um dos procedimentos sugeridos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil durante as refeições é:
permitir que as crianças sentem com quem desejarem para comer e possam conversar com os seus companheiros.
evitar que as crianças tentem se servir ou se alimentar sozinhas até os 3 anos de idade, sendo recomendável que o adulto as alimente.
insistir para que as crianças comam os alimentos que desconhecem, obrigando-as a comer tudo o que está no prato, mesmo que não queiram.
utilizar mecanismos que conduzam a atenção para a alimentação, ensinando-as a comer em silêncio e orientando-as a não interagir.
considerar os gostos particulares das crianças, definindo o cardápio de acordo com os seus alimentos preferidos.
A Deficiência Mental vem, necessariamente associada a:
Debilidade motora.
Alterações das funções perceptivas e de atenção.
Dificuldades na estruturação da função simbólica e da linguagem.
Conduta hiperativa.
Henri Wallon inovou ao colocar a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento. Explicou que o desenvolvimento infantil vai do sincretismo á categorização. Wallon não é autor de fácil leitura. Contemporâneo de Jean Piaget e Lev Vygotsky se dedicou a estudar o desenvolvimento infantil, tendo uma relação estreita com as teorias da educação. Analise as afirmativas sobre Henri Wallon:
I - Para Wallon, o termo afetividade se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. É um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento;
II Para Wallon a afetividade está sempre presente em todos os momentos, movimentos e circunstâncias de nossas ações, assim como o ato motor e a cognição. Ou seja, a sala de aula, a distribuição das carteiras e a organização do ambiente provocam nos alunos abraço ou repulsa;
III A criança, para Wallon é essencialmente cognitiva e aos poucos vai constituindo-se em um ser socioemocional;
IV Wallon utiliza o conceito de sincretismo infantil como principal característica do pensamento da criança: a ausência de diferenciação entre os elementos; as informações que ela recebe do meio, as experiências pessoais e as fantasias se misturam.
Está INCORRETA a alternativa:
I
II
III
IV
O estágio pré-operatório também chamado de estágio da Inteligência Simbólica é caracterizado, principalmente pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio sensório-motor. Nesse estágio a criança, exceto:
É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").
Não deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.
Possui percepção global sem discriminar detalhes.
Após aprender as primeiras palavras, o próximo grande passo que a criança dá é começar a enfileirar palavras para formar frases. A este respeito, assinale a alternativa correta.
Diferentemente das primeiras palavras que são precedidas por gestos aparentemente significativos, as primeiras frases de duas palavras não tem precursores gestuais.
As primeiras frases da linguagem infantil têm diversos aspectos característicos: elas são curtas (geralmente duas ou três palavras) e simples, com algumas inflexões.
A fala telegráfica é uma combinação de um gesto e uma única palavra que transmite mais significado do que a palavra sozinha.
A explosão da gramática está fortemente ligada ao desenvolvimento do vocabulário, há uma correlação entre a complexidade das frases de uma criança e o tamanho de seu vocabulário falado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...