Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao movimento como objeto de conhecimento na Educação Infantil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, ideias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.

( ) No fazer pedagógico da Educação Infantil, devem ser contempladas as diferentes linguagens que a criança utiliza para a apropriação e construção de conhecimentos. Entre essas linguagens destaca-se o movimento do seu corpo.

( ) O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.

  • A.

    V/ V/ F

  • B.

    V/ F/ V

  • C.

    F/ V/ V

  • D.

    V/ V/ V

Muitas vezes, ao observar crianças brincando, é possível perceber que umas imitam as outras, imitam movimentos de animais, ou fazem caretas, emitindo diferentes sons. A respeito disso, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No desenvolvimento dessa criança, a imitação, primeiramente, faz parte do processo de aprendizagem.

  • B.

    No desenvolvimento dessa criança, a imitação é apenas uma interpretação de mundo.

  • C.

    A imitação é um gesto mecânico e sem grande importância.

  • D.

    A imitação não é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dessas crianças.

A criança é considerada um ser social que nasce com certas capacidades. Assinale a alternativa que apresenta essas capacidades.

  • A.

    Afetivas, emocionais e cognitivas.

  • B.

    Afetivas, emocionais e motoras.

  • C.

    Emocionais, motoras e visuais.

  • D.

    Motoras, visuais e auditivas.

Entre o bebê e as pessoas que interagem, cuidam e brincam com ele se constrói uma forte relação afetiva que estabelece, entre outros,

  • A.

    a construção de um mundo paralelo para a criança se desenvolver.

  • B.

    o uso de uma linguagem verbal para demonstrar diferentes sentimentos.

  • C.

    o emprego de figuras para o desenvolvimento visual da criança.

  • D.

    critérios de mediação entre a criança e o mundo imediato que a cerca.

A capacidade para mantermos a atenção em um determinado ponto ou estímulo é o resultado de uma ação de um sistema especializado localizado no cérebro, na região do(a):

  • A.

    hipófise.

  • B.

    córtex cerebral.

  • C.

    corpo caloso.

  • D.

    formação reticular.

  • E.

    cerebelo.

A Teoria do Desenvolvimento de Vygotsky aponta para os seguintes níveis de desenvolvimento:

  • A.

    real / potencial / cognitivo.

  • B.

    cognitivo / intencionalidade / transcendência.

  • C.

    equilíbrio / conservação / assimilação.

  • D.

    real / potencial / proximal.

  • E.

    conservação / intencionalidade / assimilação.

A criança desde cedo pode se comunicar por meio de gestos, sons e, mais tarde, representar papéis nas brincadeiras que compartilha com os amigos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As brincadeiras são consideradas como passatempos importantes.

  • B.

    As brincadeiras são fundamentais para identificar se essa criança será ou não comunicativa.

  • C.

    A participação nas brincadeiras reforça a construção de uma personalidade individualista.

  • D.

    As brincadeiras são fundamentais para desenvolver a imaginação.

A Teoria dos Estágios de Desenvolvimento, de Jean Piaget, descreve condutas e afetividade referente a cada estágio. No estágio Sensório-Motor, quais seriam os aspectos relevantes desses conteúdos respectivamente?

  • A.

    Impulsos e instintos elementares / Esquemas de ação.

  • B.

    Reflexos / Egocentrismo.

  • C.

    Escolha do objeto / Socialização da ação.

  • D.

    Organização da vontade / Operação lógica.

  • E.

    Objetivação ao sentimento / Regulação de interesses e valores.

O desenvolvimento psicomotor é

  • A.

    uma importante dimensão da alfabetização, que deve ser observada pelo professor quando os alunos desenham ou escrevem, mas não representa um pré-requisito para a alfabetização propriamente dita.

  • B.

    um pré-requisito fundamental para a aquisição da linguagem escrita e deve ser conquistado previamente à alfabetização propriamente dita, através de exercícios específicos de coordenação motora fina.

  • C.

    um aspecto que fazia parte de concepções tradicionais que foram abandonadas ao longo do tempo e não interfere no processo de aquisição da linguagem escrita, pois adia de forma equivocada o contato com a escrita.

  • D.

    um conteúdo e meta da área curricular de corpo/movimento/educação física que deve ser acompanhado pelo professor especialista sem ocupar o tempo dedicado à aprendizagem da linguagem escrita.

A teoria do desenvolvimento e da aprendizagem que aborda o desenvolvimento cognitivo mediante um sistema de transformações contínuas que comportam uma história e uma evolução das funções psicológicas geradoras de mudanças na capacidade de interação com o meio, é conhecida como teoria:

  • A.

    Inatista

  • B.

    Comportamentista de base empirista.

  • C.

    da Gestalt.

  • D.

    Psicogenética de Piaget.

  • E.

    Interacionista de Vygotsky.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...