Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao movimento como objeto de conhecimento na Educação Infantil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, ideias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo. ( ) No fazer pedagógico da Educação Infantil, devem ser contempladas as diferentes linguagens que a criança utiliza para a apropriação e construção de conhecimentos. Entre essas linguagens destaca-se o movimento do seu corpo. ( ) O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.V/ V/ F
V/ F/ V
F/ V/ V
V/ V/ V
Muitas vezes, ao observar crianças brincando, é possível perceber que umas imitam as outras, imitam movimentos de animais, ou fazem caretas, emitindo diferentes sons. A respeito disso, assinale a alternativa correta.
No desenvolvimento dessa criança, a imitação, primeiramente, faz parte do processo de aprendizagem.
No desenvolvimento dessa criança, a imitação é apenas uma interpretação de mundo.
A imitação é um gesto mecânico e sem grande importância.
A imitação não é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dessas crianças.
A criança é considerada um ser social que nasce com certas capacidades. Assinale a alternativa que apresenta essas capacidades.
Afetivas, emocionais e cognitivas.
Afetivas, emocionais e motoras.
Emocionais, motoras e visuais.
Motoras, visuais e auditivas.
Entre o bebê e as pessoas que interagem, cuidam e brincam com ele se constrói uma forte relação afetiva que estabelece, entre outros,
a construção de um mundo paralelo para a criança se desenvolver.
o uso de uma linguagem verbal para demonstrar diferentes sentimentos.
o emprego de figuras para o desenvolvimento visual da criança.
critérios de mediação entre a criança e o mundo imediato que a cerca.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A capacidade para mantermos a atenção em um determinado ponto ou estímulo é o resultado de uma ação de um sistema especializado localizado no cérebro, na região do(a):
hipófise.
córtex cerebral.
corpo caloso.
formação reticular.
cerebelo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Teoria do Desenvolvimento de Vygotsky aponta para os seguintes níveis de desenvolvimento:
real / potencial / cognitivo.
cognitivo / intencionalidade / transcendência.
equilíbrio / conservação / assimilação.
real / potencial / proximal.
conservação / intencionalidade / assimilação.
A criança desde cedo pode se comunicar por meio de gestos, sons e, mais tarde, representar papéis nas brincadeiras que compartilha com os amigos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
As brincadeiras são consideradas como passatempos importantes.
As brincadeiras são fundamentais para identificar se essa criança será ou não comunicativa.
A participação nas brincadeiras reforça a construção de uma personalidade individualista.
As brincadeiras são fundamentais para desenvolver a imaginação.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Teoria dos Estágios de Desenvolvimento, de Jean Piaget, descreve condutas e afetividade referente a cada estágio. No estágio Sensório-Motor, quais seriam os aspectos relevantes desses conteúdos respectivamente?
Impulsos e instintos elementares / Esquemas de ação.
Reflexos / Egocentrismo.
Escolha do objeto / Socialização da ação.
Organização da vontade / Operação lógica.
Objetivação ao sentimento / Regulação de interesses e valores.
O desenvolvimento psicomotor é
uma importante dimensão da alfabetização, que deve ser observada pelo professor quando os alunos desenham ou escrevem, mas não representa um pré-requisito para a alfabetização propriamente dita.
um pré-requisito fundamental para a aquisição da linguagem escrita e deve ser conquistado previamente à alfabetização propriamente dita, através de exercícios específicos de coordenação motora fina.
um aspecto que fazia parte de concepções tradicionais que foram abandonadas ao longo do tempo e não interfere no processo de aquisição da linguagem escrita, pois adia de forma equivocada o contato com a escrita.
um conteúdo e meta da área curricular de corpo/movimento/educação física que deve ser acompanhado pelo professor especialista sem ocupar o tempo dedicado à aprendizagem da linguagem escrita.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A teoria do desenvolvimento e da aprendizagem que aborda o desenvolvimento cognitivo mediante um sistema de transformações contínuas que comportam uma história e uma evolução das funções psicológicas geradoras de mudanças na capacidade de interação com o meio, é conhecida como teoria:
Inatista
Comportamentista de base empirista.
da Gestalt.
Psicogenética de Piaget.
Interacionista de Vygotsky.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...