Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere a seguinte situação para responder às questões 29 e 30.

Assinale a alternativa correta em relação à qualidade de letras usadas pela aluna:

  • A.

    Caroline conhece o valor sonoro de todas as vogais.

  • B.

    Caroline usa letras diferentes das que compõem o nome dela.

  • C.

    Caroline está alfabética.

  • D.

    Caroline pode ter relacionado a sílaba inicial da palavra CASA ao valor sonoro das duas letras iniciais de seu nome.

  • E.

    As hipóteses de escrita de Carolina se caracterizam ainda como grafismos primitivos.

São conhecidas como as principais Teorias de Aprendizagem:

  • A.

    Social ista, Expressionista, Int imista e Psicomotora.

  • B.

    Cognitiva, Linguística e Psicomotora.

  • C.

    Afetiva, Cognitiva eAvaliativa.

  • D.

    Comportamentalista, Cognitiva, Afetiva e Psicomotora.

  • E.

    Psicomotora, Psicológica, Humanizadora e Construtivista.

Observe o texto abaixo:

Ele descreve um método de ensino característico da Pedagogia:

  • A.

    tradicional.

  • B.

    tecnicista

  • C.

    humanista

  • D.

    progressista.

  • E.

    libertadora.

A teoria elaborada por Lev Vygotsky (1896-1934) e seus colaboradores ressalta estudos sobre a forma pela qual ocorre a aprendizagem. Consideram que as interações entre os vários sujeitos da aprendizagem e destes com o meio desencadeiam o desenvolvimento sociocognitivo. Um dos pontos relevantes, por eles postulado, é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDL) ao afirmar que a aprendizagem ocorre no intervalo entre os conhecimentos:

  • A.

    intuitivo e real.

  • B.

    potencial e intuitivo.

  • C.

    real e o potencial.

  • D.

    verbal e o potencial.

  • E.

    real e verbal.

Numere cada abordagem de aprendizagem à sua característica. A seguir marque a alternativa correta:

1 – Ambientalista

2 – Inatista

3 – Interacionista

( ) O indivíduo é resultado de uma dupla determinação de fatores internos e das pressões do meio ambiente.

( ) O desempenho individual depende de suas capacidades inatas.

( ) A aprendizagem ocorre numa perspectiva dialética: organismo e meio se completam.

( ) Os estímulos recebidos do meio são os principais responsáveis pela formação humana.

( ) O ensino não influencia nem interfere no processo de desenvolvimento das capacidades dos alunos.

A afirmativa correta é:

  • A.

    1, 1, 2, 2, 3.

  • B.

    3, 3, 1, 1, 2.

  • C.

    1, 2, 1, 3, 1.

  • D.

    2, 3, 2, 1, 3.

  • E.

    3, 2, 3, 1, 2.

O conhecimento das teorias de aprendizagem é essencial no trabalho do orientador pedagógico. Numere a 2ª coluna (características) de acordo com a 1ª (etapas do desenvolvimento cognitivo). Marque em seguida a sequência correta:

(1) Operações formais.

(2) Sensório-motor.

(3) Operações concretas. (4) Pré-operatório.

( ) Etapa do domínio da linguagem, desenvolvimento da coordenação motora fina.

( ) Preferências afetivas, desenvolvimento da percepção e constância do objeto.

( ) Formação de conceitos abstratos, crítica aos valores morais e sociais.

( ) Planejamento das ações, compreensão das relações entre coisas, superação do egocentrismo.

A sequência correta é:

  • A.

    4, 2, 1, 3.

  • B.

    4, 3, 2, 1.

  • C.

    2, 1, 4, 3.

  • D.

    1, 2, 3, 4.

  • E.

    3, 1, 2, 4.

Numere a segunda coluna (características), de acordo com a primeira (teóricos), a seguir marque a seqüência correta:

(1) PIAGET

(2) VIGOTSKY

( ) O desenvolvimento do indivíduo é resultado de um processo sócio-histórico.

( ) O desenvolvimento é um processo de equilíbrações sucessivas sobre o objeto de conhecimento.

( ) A maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento.

( ) A aquisição de conhecimentos se dá pela interação do sujeito com o meio.

( ) O desenvolvimento ocorre de “dentro para fora” do sujeito.

A sequência correta é:

  • A.

    2, 2, 1, 1, 2.

  • B.

    1, 1, 2, 2, 1.

  • C.

    1, 1, 1, 2, 2.

  • D.

    1, 2, 1, 2, 1.

  • E.

    2, 1, 1, 2, 1.

A noção de Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se

  • A.

    ao nível de desenvolvimento recém-conquistado pela criança.

  • B.

    à distância entre o nível de desenvolvimento atual da criança e o que ela é capaz de fazer com ajuda.

  • C.

    ao quociente intelectual da criança mensurado na idade pré-escolar.

  • D.

    às expectativas de aprendizagem que se colocam para a criança.

  • E.

    às aprendizagens que estão consolidadas pela criança, autonomamente.

É início de ano letivo e a cada ano a coordenadora, junto com o grupo de professores que coordena, revê o currículo e a organização dos conteúdos e dos objetivos de acordo com o programa. Ao reestruturarem ou manterem itens no currículo escolar, a equipe escolar sempre discute que é necessário contemplar as funções centrais do desenvolvimento humano: simbólica, percepção, memória, atenção e imaginação. Sobre essas funções, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Entre as diferentes formas de percepção, a percepção visual é a mais efetiva na aquisição do conhecimento, para todas as pessoas, conforme estudo realizado.

  • B.

    Todas as áreas do conhecimento são manifestações da função simbólica.

  • C.

    A aprendizagem que envolve a memória é somente aquela da concepção tradicional.

  • D.

    A reprodução tem apoio na memória enquanto a imaginação ou criação, não.

Conforme Solé e Coll (1996, p. 22) [...] Os conteúdos aparecem no referencial da concepção construtivista como um elemento crucial para entender, articular, analisar e inovar a prática docente. De acordo com esse referencial, os conteúdos de aprendizagem podem ser divididos em

  • A.

    conceituais, procedimentais e atitudinais.

  • B.

    formativos e informativos.

  • C.

    inatos e construídos.

  • D.

    básicos, medianos e avançados.

  • E.

    escolares e profissionalizantes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...