Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere a seguinte situação para responder às questões 29 e 30.
Assinale a alternativa correta em relação à qualidade de letras usadas pela aluna:
Caroline conhece o valor sonoro de todas as vogais.
Caroline usa letras diferentes das que compõem o nome dela.
Caroline está alfabética.
Caroline pode ter relacionado a sílaba inicial da palavra CASA ao valor sonoro das duas letras iniciais de seu nome.
As hipóteses de escrita de Carolina se caracterizam ainda como grafismos primitivos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
São conhecidas como as principais Teorias de Aprendizagem:
Social ista, Expressionista, Int imista e Psicomotora.
Cognitiva, Linguística e Psicomotora.
Afetiva, Cognitiva eAvaliativa.
Comportamentalista, Cognitiva, Afetiva e Psicomotora.
Psicomotora, Psicológica, Humanizadora e Construtivista.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Observe o texto abaixo:
Ele descreve um método de ensino característico da Pedagogia:
tradicional.
tecnicista
humanista
progressista.
libertadora.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A teoria elaborada por Lev Vygotsky (1896-1934) e seus colaboradores ressalta estudos sobre a forma pela qual ocorre a aprendizagem. Consideram que as interações entre os vários sujeitos da aprendizagem e destes com o meio desencadeiam o desenvolvimento sociocognitivo. Um dos pontos relevantes, por eles postulado, é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDL) ao afirmar que a aprendizagem ocorre no intervalo entre os conhecimentos:
intuitivo e real.
potencial e intuitivo.
real e o potencial.
verbal e o potencial.
real e verbal.
Numere cada abordagem de aprendizagem à sua característica. A seguir marque a alternativa correta:
1 Ambientalista
2 Inatista
3 Interacionista
( ) O indivíduo é resultado de uma dupla determinação de fatores internos e das pressões do meio ambiente.
( ) O desempenho individual depende de suas capacidades inatas.
( ) A aprendizagem ocorre numa perspectiva dialética: organismo e meio se completam.
( ) Os estímulos recebidos do meio são os principais responsáveis pela formação humana.
( ) O ensino não influencia nem interfere no processo de desenvolvimento das capacidades dos alunos.
A afirmativa correta é:
1, 1, 2, 2, 3.
3, 3, 1, 1, 2.
1, 2, 1, 3, 1.
2, 3, 2, 1, 3.
3, 2, 3, 1, 2.
O conhecimento das teorias de aprendizagem é essencial no trabalho do orientador pedagógico. Numere a 2ª coluna (características) de acordo com a 1ª (etapas do desenvolvimento cognitivo). Marque em seguida a sequência correta:
(1) Operações formais.
(2) Sensório-motor.
(3) Operações concretas. (4) Pré-operatório.
( ) Etapa do domínio da linguagem, desenvolvimento da coordenação motora fina.
( ) Preferências afetivas, desenvolvimento da percepção e constância do objeto.
( ) Formação de conceitos abstratos, crítica aos valores morais e sociais.
( ) Planejamento das ações, compreensão das relações entre coisas, superação do egocentrismo.
A sequência correta é:
4, 2, 1, 3.
4, 3, 2, 1.
2, 1, 4, 3.
1, 2, 3, 4.
3, 1, 2, 4.
Numere a segunda coluna (características), de acordo com a primeira (teóricos), a seguir marque a seqüência correta:
(1) PIAGET
(2) VIGOTSKY
( ) O desenvolvimento do indivíduo é resultado de um processo sócio-histórico.
( ) O desenvolvimento é um processo de equilíbrações sucessivas sobre o objeto de conhecimento.
( ) A maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento.
( ) A aquisição de conhecimentos se dá pela interação do sujeito com o meio.
( ) O desenvolvimento ocorre de dentro para fora do sujeito.
A sequência correta é:
2, 2, 1, 1, 2.
1, 1, 2, 2, 1.
1, 1, 1, 2, 2.
1, 2, 1, 2, 1.
2, 1, 1, 2, 1.
A noção de Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se
ao nível de desenvolvimento recém-conquistado pela criança.
à distância entre o nível de desenvolvimento atual da criança e o que ela é capaz de fazer com ajuda.
ao quociente intelectual da criança mensurado na idade pré-escolar.
às expectativas de aprendizagem que se colocam para a criança.
às aprendizagens que estão consolidadas pela criança, autonomamente.
É início de ano letivo e a cada ano a coordenadora, junto com o grupo de professores que coordena, revê o currículo e a organização dos conteúdos e dos objetivos de acordo com o programa. Ao reestruturarem ou manterem itens no currículo escolar, a equipe escolar sempre discute que é necessário contemplar as funções centrais do desenvolvimento humano: simbólica, percepção, memória, atenção e imaginação. Sobre essas funções, assinale a alternativa correta.
Entre as diferentes formas de percepção, a percepção visual é a mais efetiva na aquisição do conhecimento, para todas as pessoas, conforme estudo realizado.
Todas as áreas do conhecimento são manifestações da função simbólica.
A aprendizagem que envolve a memória é somente aquela da concepção tradicional.
A reprodução tem apoio na memória enquanto a imaginação ou criação, não.
Conforme Solé e Coll (1996, p. 22) [...] Os conteúdos aparecem no referencial da concepção construtivista como um elemento crucial para entender, articular, analisar e inovar a prática docente. De acordo com esse referencial, os conteúdos de aprendizagem podem ser divididos em
conceituais, procedimentais e atitudinais.
formativos e informativos.
inatos e construídos.
básicos, medianos e avançados.
escolares e profissionalizantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...