Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934) foi um importante pensador da área da educação e da psicologia. Sua principal teoria sobre o desenvolvimento da aprendizagem ficou conhecida como
behaviorismo.
cognitivismo.
espontaneísmo.
construtivismo.
sociointeracionismo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.
Heinrich Pestalozzi foi um dos defensores da ideia de que a aprendizagem escolar deve centrar-se no desenvolvimento de habilidades, por meio da realização de atividades físicas e mentais.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
Na concepção epistemológica racionalista, o professor é um auxiliar do aluno, um facilitador da aprendizagem. Nessa concepção, o professor deve interferir o mínimo possível no processo de aprendizagem.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
Para compreender as contribuições do pensamento de Vigotsky para a educação, é necessário que se faça uma breve consideração acerca dos fundamentos filosóficos subjacentes a suas ideias. Vigotsky construiu uma psicologia marxista, buscando as bases dessa teoria para explicar a formação da mente.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, nega o empirismo e o racionalismo. A ideia central da teoria de Piaget é a de que o conhecimento precede à experiência.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
As teorias racionalista e empirista, ambas com bases epistemológicas completamente diversas, podem levar a práticas e efeitos semelhantes do ponto de vista pedagógico, devido ao fato de apoiarem-se em posturas que não apelam para a atividade do sujeito.
Para Constance Kamii, em A criança e o número, é correta a alternativa:
I. Para que a criança adquira conhecimento social é dispensável a interferência de outras pessoas.
II. Assim como o conhecimento físico, o conhecimento social é um conhecimento de conteúdo e requer uma estrutura lógico-matemática para sua assimilação e organização.
III. A abstração construtiva ou reflexiva é uma construção feita pela mente e, que, representa apenas o enfoque sobre algo já existente nos objetos.
IV. As relações não têm existência na realidade externa, a relação entre os objetos existe somente nas mentes daqueles que podem criá-la.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
Uma criança foi recentemente operada de garganta, passando por várias experiências desagradáveis de tomar uma injeção de anestesia, acordar com a garganta muito doída e com dificuldades para engolir até líquidos. Na creche, em um momento posterior, ela pôde ser observada recriando na brincadeira a situação vivenciada no hospital, dando injeção e operando a boneca ou algum companheiro (Oliveira et al. 2002, p. 58). Assim, através da brincadeira, ela
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
A brincadeira é uma linguagem natural da criança, sendo importante que esteja presente na escola desde a Educação Infantil para que o aluno possa se expressar por meio de atividades lúdicas. Segundo Oliveira et al. (2002),
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
A fonte original da identidade está naquele círculo de pessoas com quem a criança interage. A primeira matriz de socialização infantil é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...