Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934) foi um importante pensador da área da educação e da psicologia. Sua principal teoria sobre o desenvolvimento da aprendizagem ficou conhecida como

  • A.

    behaviorismo.

  • B.

    cognitivismo.

  • C.

    espontaneísmo.

  • D.

    construtivismo.

  • E.

    sociointeracionismo.

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Heinrich Pestalozzi foi um dos defensores da ideia de que a aprendizagem escolar deve centrar-se no desenvolvimento de habilidades, por meio da realização de atividades físicas e mentais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

Na concepção epistemológica racionalista, o professor é um auxiliar do aluno, um facilitador da aprendizagem. Nessa concepção, o professor deve interferir o mínimo possível no processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

Para compreender as contribuições do pensamento de Vigotsky para a educação, é necessário que se faça uma breve consideração acerca dos fundamentos filosóficos subjacentes a suas ideias. Vigotsky construiu uma psicologia marxista, buscando as bases dessa teoria para explicar a formação da mente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, nega o empirismo e o racionalismo. A ideia central da teoria de Piaget é a de que o conhecimento precede à experiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

As teorias racionalista e empirista, ambas com bases epistemológicas completamente diversas, podem levar a práticas e efeitos semelhantes do ponto de vista pedagógico, devido ao fato de apoiarem-se em posturas que não apelam para a atividade do sujeito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Constance Kamii, em “A criança e o número”, é correta a alternativa:

I. Para que a criança adquira conhecimento social é dispensável a interferência de outras pessoas.

II. Assim como o conhecimento físico, o conhecimento social é um conhecimento de conteúdo e requer uma estrutura lógico-matemática para sua assimilação e organização.

III. A abstração construtiva ou reflexiva é uma construção feita pela mente e, que, representa apenas o enfoque sobre algo já existente nos objetos.

IV. As relações não têm existência na realidade externa, a relação entre os objetos existe somente nas mentes daqueles que podem criá-la.

  • A. Apenas I e II estão corretas.
  • B. Apenas I e III estão corretas.
  • C. Apenas II e IV estão corretas.
  • D. Apenas II e III estão corretas.

“Uma criança foi recentemente operada de garganta, passando por várias experiências desagradáveis de tomar uma injeção de anestesia, acordar com a garganta muito doída e com dificuldades para engolir até líquidos. Na creche, em um momento posterior, ela pôde ser observada recriando na brincadeira a situação vivenciada no hospital, ‘dando injeção’ e ‘operando’ a boneca ou algum companheiro” (Oliveira et al. 2002, p. 58). Assim, através da brincadeira, ela

  • A. revive no faz-de-conta a situação traumática, podendo explorá-la com um certo distanciamento que lhe permite trabalhar as emoções difíceis que sentiu naquele momento.
  • B. repete o tipo de enredo que mais observa no seu dia a dia e reproduz o comportamento das pessoas que são importantes para ela.
  • C. atribui papel aos objetos, que substituem personagens no seu faz-de-conta e, nesse caso, o grande personagem oculto nos objetos é a própria criança.
  • D. exibe coordenação do seu papel, aprende a supor o que os outros pensam, buscando coordenar ativamente seu comportamento.

A brincadeira é uma linguagem natural da criança, sendo importante que esteja presente na escola desde a Educação Infantil para que o aluno possa se expressar por meio de atividades lúdicas. Segundo Oliveira et al. (2002),

  • A. o domínio da linguagem oral é o marco para que as crianças interajam entre si e tornem o jogo e a brincadeira fortes aliados de seu desenvolvimento.
  • B. a criança bem pequena pega e larga os objetos, não compreende regras e normas dos jogos, demonstrando assim que ainda não tem concentração suficiente para brincar.
  • C. a criança ao brincar assume e exercita os vários papéis com os quais interage no cotidiano; ao fazer isso, pode afastar-se de significados já estabelecidos e criar novas significações.
  • D. o jogo e a brincadeira na creche, para serem produtivos em relação ao desenvolvimento infantil, devem ter objetivos pedagógicos preestabelecidos.

A fonte original da identidade está naquele círculo de pessoas com quem a criança interage. A primeira matriz de socialização infantil é

  • A. a mãe, pois a socialização começa no ventre materno.
  • B. a família, pois cada membro possui traços que o distinguem dos demais elementos, ligados à sua posição, ao seu papel e às suas características.
  • C. a professora, pois ela serve de mediadora entre a criança e os conhecimentos importantes para a formação da cidadania.
  • D. a escola/creche, pois é o primeiro grupo social frequentado pela criança.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...