Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Piaget, no período operatório formal, a criança
afirma que uma mesma quantidade de líquido colocada em recipientes diferentes torna-se diferente, ou seja, o recipiente que tiver o nível mais alto, terá maior quantidade.
apresenta conduta social de isolamento e de indiferenciação, pois o mundo é ela própria.
já trabalha com a idéia de conservação de quantidades e ordena elementos por seu tamanho.
entende como uma comparação a frase "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
O gestaltismo prevê três elementos primordiais para a aprendizagem: aquisição, retenção e transferência, além de negar o conhecimento cumulativo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
Para Vigotsky, as capacidades humanas não são inatas, mas sim o resultado da interação do sujeito com o meio, e o professor deve ser um desequilibrador de estruturas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
Para Gardner, tanto a inteligência como a aprendizagem são diversificadas e a presença mais evidenciada de uma inteligência não nega a existência de outra.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
A autenticidade é uma característica importante na teoria de Carl Rogers, sendo que o professor deve exercer o papel de facilitador do processo de aprendizagem.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
Para Piaget, a aprendizagem deve ser significativa, por meio de organizadores prévios para o desenvolvimento de conceitos subsunçores.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
Ausubel afirma que existem funções que ainda não amadureceram, porém estão em maturação, e que a aprendizagem ocorre por meio da mediação de outros sujeitos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
Comportamentos objetivamente observáveis e condicionantes operantes são características do behaviorismo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, acerca da compreensão do processo de desenvolvimento infantil na perspectiva construtivista.
I Desenvolvimento e aprendizagem são processos indissociáveis e, em muitos momentos, é precisamente o desenvolvimento que permite a aprendizagem.
II A pessoa adulta tem importante papel na mediação entre o mundo cultural e a criança.
III As experiências vividas pelas crianças são a base para fazer novas construções e para a ampliação do campo de conhecimento.
IV As mudanças no desenvolvimento começam sempre nas possibilidades que conduzem à capacidade de chegar a estágios mais avançados que integrem os conhecimentos anteriores.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da área afetiva, mencionada no texto, assinale a opção correta.
À medida em que crescem, especialmente a partir dos dois anos de idade, as crianças começam a opor-se aos que os educadores lhes exigem, fortalecendo, dessa forma, a capacidade de autonomia.
A formação do conceito de si e da auto-estima é independente dos estímulos exteriores apresentados pelos adultos e pelas crianças mais próximas. Nesse sentido, é importante estar atento às manifestações da criança para que seja possível modelar suas atitudes.
Como a autonomia em relação às necessidades fisiológicas e aos hábitos alimentares depende de maturidade física e psicológica, que permite o seu controle, deve-se esperar a sua manifestação. Em decorrência disso, os treinamentos e condicionamentos são prejudiciais ao desenvolvimento da autonomia.
A escola é um ambiente privilegiado no que diz respeito ao relacionamento inter-pessoal das crianças. Nesse sentido, o educador deve respeitar as individualidades, não interferindo nas diferentes formas de manifestação pessoal de ser.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...