Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Piaget, no período operatório formal, a criança

  • A.

    afirma que uma mesma quantidade de líquido colocada em recipientes diferentes torna-se diferente, ou seja, o recipiente que tiver o nível mais alto, terá maior quantidade.

  • B.

    apresenta conduta social de isolamento e de indiferenciação, pois o mundo é ela própria.

  • C.

    já trabalha com a idéia de conservação de quantidades e ordena elementos por seu tamanho.

  • D.

    entende como uma comparação a frase "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

O gestaltismo prevê três elementos primordiais para a aprendizagem: aquisição, retenção e transferência, além de negar o conhecimento cumulativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

Para Vigotsky, as capacidades humanas não são inatas, mas sim o resultado da interação do sujeito com o meio, e o professor deve ser um desequilibrador de estruturas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

Para Gardner, tanto a inteligência como a aprendizagem são diversificadas e a presença mais evidenciada de uma inteligência não nega a existência de outra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

A autenticidade é uma característica importante na teoria de Carl Rogers, sendo que o professor deve exercer o papel de facilitador do processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

Para Piaget, a aprendizagem deve ser significativa, por meio de organizadores prévios para o desenvolvimento de conceitos subsunçores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

Ausubel afirma que existem funções que ainda não amadureceram, porém estão em maturação, e que a aprendizagem ocorre por meio da mediação de outros sujeitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

Comportamentos objetivamente observáveis e condicionantes operantes são características do behaviorismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca da compreensão do processo de desenvolvimento infantil na perspectiva construtivista.

 I Desenvolvimento e aprendizagem são processos indissociáveis e, em muitos momentos, é precisamente o desenvolvimento que permite a aprendizagem.

II A pessoa adulta tem importante papel na mediação entre o mundo cultural e a criança.

III As experiências vividas pelas crianças são a base para fazer novas construções e para a ampliação do campo de conhecimento.

 IV As mudanças no desenvolvimento começam sempre nas possibilidades que conduzem à capacidade de chegar a estágios mais avançados que integrem os conhecimentos anteriores.

 Estão certos apenas os itens

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e IV.

A respeito da área afetiva, mencionada no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    À medida em que crescem, especialmente a partir dos dois anos de idade, as crianças começam a opor-se aos que os educadores lhes exigem, fortalecendo, dessa forma, a capacidade de autonomia.

  • B.

    A formação do conceito de si e da auto-estima é independente dos estímulos exteriores apresentados pelos adultos e pelas crianças mais próximas. Nesse sentido, é importante estar atento às manifestações da criança para que seja possível modelar suas atitudes.

  • C.

    Como a autonomia em relação às necessidades fisiológicas e aos hábitos alimentares depende de maturidade física e psicológica, que permite o seu controle, deve-se esperar a sua manifestação. Em decorrência disso, os treinamentos e condicionamentos são prejudiciais ao desenvolvimento da autonomia.

  • D.

    A escola é um ambiente privilegiado no que diz respeito ao relacionamento inter-pessoal das crianças. Nesse sentido, o educador deve respeitar as individualidades, não interferindo nas diferentes formas de manifestação pessoal de ser.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...