Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise o texto abaixo:

“O cotidiano escolar precisa estar inserido num amplo processo de interação, ensino-aprendizagem de forma prazerosa e desafiadora”. Isto requer que o professor seja um observador atento e que (…)”

OSTETTO, 2002.

 Assinale a alternativa que completa corretamente a frase citada.

  • A. seja capaz de modificar as atitudes das crianças, tornando o grupo o mais homogêneo possível com relação aos gostos e costumes.
  • B. seja capaz de modificar as atitudes das crianças, tornando o grupo o mais homogêneo possível com relação aos gostos e costumes.
  • C. avalie e julgue todas as atitudes das crianças para que possa, em momento posterior, inseri-las na avaliação da criança, como meio para avançar de ano.
  • D. possa avaliar as crianças a partir de suas atitudes agressivas com relação aos demais companheiros da turma.
  • E. registre todos os momentos que as crianças vivenciam na instituição, anotando como as crianças agem umas com as outras e com os professores e que este documento fique arquivado na instituição para comprovar possíveis reprovações futuras.

A função de cuidar/educar como indissociável na Educação Infantil tem sido objeto de discussão em vários estudos. Embora seja um tema bastante debatido, algumas instituições ainda apresentam muitas dificuldades para assumir efetivamente esta função.

Deste modo, podemos considerar como indissociável o cuidar e educar quando:

1. ajudamos uma criança a tomar banho, vestir- -se, alimentar-se estabelecendo com ela uma boa relação afetiva. Estamos desenvolvendo aí um ato educativo que irá promover o seu pleno desenvolvimento como pessoa.

2. desenvolvemos a operacionalização de ações voltadas às satisfações mecânicas das necessidades básicas de alimentação, repouso e higiene da criança.

3. a rotina proporciona momentos para estreitar o contato interativo com a criança, nas conversas, nas brincadeiras, acolhendo-a nos braços, tocando seu corpo, embalando-a.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 1.
  • B. É correta apenas a afirmativa 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue os itens de 54 a 59. Para John Dewey, a escola, na perspectiva da escola nova, deve estar preparada e equipada para funcionar como um laboratório de democracia.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Saviani (2010), relacione adequadamente o período às respectivas ideias pedagógicas. (Alguns números poderão ser usados mais de uma vez.)

1. 1º período: entre 1549 e 1759.

2. 2º período: entre 1759 e 1932.

3. 3º período: entre 1932 e 1969.

4. 4º período: entre 1969 e 2001.

( ) Marcado pela configuração da concepção pedagógica produtivista, baseada no pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.

( ) Expõe os embates desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE), que culminaram com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

( ) Encaminhamento do projeto da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ao Congresso Nacional, por iniciativa de Clemente Mariani, desencadeando um conflito, ao longo de sua tramitação, entre os defensores da escola pública e os da escola particular.

( ) O Estado imprime uma forma de organização às escolas buscando obter o máximo de resultados com os recursos destinados à educação. Para tanto, são mobilizados instrumentos como a “pedagogia da qualidade total” e a “pedagogia corporativa”.

( ) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional, sendo conhecida como a época dominada pelas reformas pombalinas da instrução pública.

( ) Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional dominado pela pedagogia jesuítica.

A sequência está correta em

  • A. 4, 3, 3, 4, 2, 1.
  • B. 4, 3, 2, 2, 1, 1.
  • C. 3, 1, 2, 3, 4, 3.
  • D. 2, 1, 3, 4, 2, 1.
  • E. 4, 3, 3, 2, 2, 1.

De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue os itens de 54 a 59. Segundo Max Weber, a racionalidade burocrática permite aos sujeitos escolarizados não somente o entendimento dos mecanismos de funcionamento do sistema escolar, mas também o desvelamento da sua ideologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em “Pedagogia da Autonomia” (2011), Paulo Freire retoma suas preocupações em relação a uma educação libertária e emancipadora. Ao fazer referência a frases como “a realidade é assim mesmo, que podemos fazer?” ou “o desemprego no mundo é uma fatalidade do fim do século” expressa bem o fatalismo desta ideologia e sua indiscutível vontade imobilizadora. Do ponto de vista de tal ideologia, só há uma saída para a prática educativa: adaptar o educando a esta realidade que não pode ser mudada. O que se precisa, por isso mesmo, é treino técnico indispensável à adaptação do educando, à sua sobrevivência; Paulo Freire reafirma que o propósito da educação é outro. Segundo o autor, o propósito da educação se expressa em várias ações docentes, EXCETO:

  • A. Inquietar os alunos, instigando sua curiosidade, espírito investigador, criatividade e criticidade.
  • B. Promover interações entre alunos para que juntos se apropriem e construam seu aprendizado.
  • C. Renunciar a autoridade docente, em seu papel diretivo e informativo, em prol da relação com os alunos.
  • D. Conscientizar os alunos, viabilizando o conhecimento da realidade e a possibilidade de sua transformação.
  • E. Valorizar a cultura dos alunos, criando oportunidades de aprendizagem para que produzam conhecimento.

Assim como os demais espaços da instituição de Educação Infantil, o espaço destinado à faixa etária de 0 a 1 ano deve ser concebido como local voltado para cuidar e educar crianças pequenas, incentivando o seu pleno desenvolvimento.

Recomenda-se que o espaço a elas destinado esteja situado em:

  • A. local com bastantes ruídos, para que os sentidos dos bebês sejam estimulados desde cedo.
  • B. local silencioso, preservado das áreas de grande movimentação e proporcione conforto térmico e acústico.
  • C. local de grande movimentação, com entrada e saída de pessoas, seja em área interna, ou externa da instituição.
  • D. ambiente sem muito espaço, para que as crianças fiquem o mais próximo possível de seus pares e das professoras.
  • E. ambiente silencioso, porém próximo à área de grande circulação de pessoas, com grande movimentação de veículos.

De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue os itens de 54 a 59. De acordo com o pensamento de Althusser, a educação é uma preparação para a vida, que ocorre por meio da transmissão de valores das gerações mais velhas para aquelas despreparadas para a vida social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na discussão do tema, não obstante as diferenças ilustradas pelos excertos, Moreira (ibid) subscreve um diálogo com potencial para superar essas limitações. Esse diálogo caracteriza-se por sua natureza

  • A. analítica.
  • B. autônoma.
  • C. democrática.
  • D. independente.
  • E. pós-colonialista.

De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue os itens de 54 a 59. Para Adorno, a extensão da escola básica às classes trabalhadoras não significou a concessão a elas do direito de integração plena na sociedade, mas apenas uma falsa conscientização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...