Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

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Antônio Flávio Barbosa Moreira (2002), no seu artigo “Currículo, Diferença Cultural e Diálogo”, discorre sobre o multiculturalismo como temática obrigatória nas discussões sobre educação, destacando que a cultura “tem adquirido crescente centralidade nos fenômenos sociais contemporâneos (p. 16), [... trazendo] à luz a sensível diversidade de culturas” (p. 17) e “a associação das diferenças culturais às relações de poder” (p. 17). O autor propõe responder “às condições do mundo contemporâneo por meio de um multiculturalismo crítico” (p. 18). Para ele, “reconhecer a diferença cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma perspectiva monocultural, da postura que Stoer e Cortesão (1999) denominam de daltonismo cultural” (p. 25). Tendo em vista ser imperativo, em sala de aula, o “esforço de se entender o modo ou os pressupostos de interpretação a partir dos quais cada grupo elabora seus significados” (Moreira, ibid, p. 25), assinale a alternativa que descreve corretamente as ações docentes que caracterizam uma postura multicultural na educação.

  • A. Mobilização da motivação dos alunos, dinâmicas testadas para que os alunos compreendam conceitos importantes e atividades complementares direcionadas à erradicação de erros recorrentes com vistas à desejada aprendizagem.
  • B. Sensibilidade à heterogeneidade entre alunos, reconhecimento de diferenças quanto a saberes e necessidades e propostas didáticas direcionadas às particularidades dos alunos e à promoção de interação, habilidades e competências.
  • C. Aulas cuidadosamente planejadas para atender à necessidade dos alunos, atividades elaboradas com antecedência, apresentando desafios para compreender os conceitos estudados e apresentações individuais que permitam expressão de saberes adquiridos.
  • D. Dinâmicas diversificadas para garantir o interesse dos alunos, competições nas quais sejam colocados em prática conceitos importantes e avaliações com questões que contextualizem o conteúdo para dar oportunidade da articulação de conhecimentos.
  • E. Temáticas variadas para levar a multiculturalidade aos alunos e propostas didáticas para evitar conflitos de entendimento de significação que ocorrem a partir de diferentes referenciais, com vistas à promoção de uma aprendizagem relevante e significativa.

De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue os itens de 54 a 59. Para Parsons, as personalidades individuais, na sala de aula, devem ser preparadas tecnicamente para o desempenho de papéis adultos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No longo percurso da história do atendimento à infância, pesquisas e práticas vêm buscando afirmar a importância de se promover uma educação de qualidade para todas as crianças, o que envolve também a importância de uma infraestrutura adequada ao atendimento à criança.

De acordo com o documento Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), é correto afirmar:

1. O espaço lúdico infantil deve ser dinâmico, vivo, “brincável”, explorável, transformável e acessível para todos.

2. O professor, junto com as crianças, prepara o ambiente da Educação Infantil, organiza-o a partir do que sabe que é bom e importante para o desenvolvimento de todos e incorpora os valores culturais das famílias em suas propostas pedagógicas.

3. A criança pode e deve propor, recriar e explorar o ambiente, modificando o que foi planejado.

4. A construção de uma unidade de Educação Infantil demanda planejamento e envolve os estudos de viabilidade, a definição das características ambientais e a elaboração do projeto arquitetônico, incluindo o projeto executivo, o detalhamento técnico e as especificações de materiais e acabamentos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 3.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

A história da humanidade está interligada à história da educação. Considerando a história da educação escolar, entende-se que a escola surgiu a partir de uma necessidade social. Dessa maneira, afirma-se que a história da educação não está desvinculada da história do mundo. Acerca dessa assertiva, analise.

I. A educação grega tinha como objetivo principal guiar os educandos, de modo que eles pudessem assumir o controle da sociedade vigente. Não se ocupava apenas em um conceito particular do homem, mas do desenvolvimento de todas as suas capacidades físicas, morais e intelectuais.

II. No que tange à educação medieval, sua melhor representatividade, tem-se na era de Quintiliano. Na época deste imperador, a educação era dividida em três campos. Em primeiro lugar vinha a dialética (as leis do raciocínio), em segundo, a ética (as leis da justiça) e, em terceiro, a física.

III. A educação romana ficou exclusivamente nas mãos da igreja católica que geria as escolas, organizava o que pode se chamar de currículo e ministrava os conhecimentos científicos, mas, principalmente, os conceitos morais retirados e interpretados da doutrina cristã.

IV. A educação, no Renascimento da história humana, denota que o novo método da ciência buscava confirmação nos fatos da natureza, não havia mais ilusão ou alegoria, e sim a experiência. Enfatizavam-se os aspectos particulares em lugar das generalidades. Encontra-se, então, o começo do método hipotético da ciência moderna.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, III e IV, apenas.

Considerando a andragogia, são características que fundamentam este método:

I. Despertar no adulto a consciência da necessidade de instruir-se e a noção clara da sua participação na sociedade.

II. Partir dos elementos que compõem a realidade do educando, que se destacam como expressão de sua relação direta e contínua com o mundo em que vive.

III. Impor o método ao educando de acordo com a realidade em que vive e sua condição cognitiva de aprendizagem. O professor deve atuar como orientador experiente.

IV. Propor o conteúdo da instrução, o que deve ser justificado como uma contribuição para melhorar as condições de vida do homem.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e IV.

O pensamento filosófico-educacional fundamenta-se em teorias sobre a sociedade e o papel da escola. Um de seus grandes representantes foi Jean-Jacques Rousseau, que influenciou as ideias pedagógicas iluministas e inaugurou uma nova forma de pensar a educação, segundo a qual a(o)

  • A. transformação educativa deve ocorrer paralelamente à revolução social.
  • B. mente nasce desprovida de conteúdos, nada se aprende, não há ideias inatas.
  • C. aversão pelo tédio deve ser evitada, devendo-se despertar a capacidade de admirar e perguntar como início de autêntico ensino.
  • D. homem nasce bom e a sociedade o perverte, cabendo à educação formá-lo como ser humano e como cidadão.
  • E. impulso para a busca pessoal e a verdade deve ser despertado e estimulado, sendo o autoconhecimento o início do caminho para o verdadeiro saber.

Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue os próximos itens. As relações pedagógicas professor-aluno estabelecidas por meio do uso de plataformas virtuais de aprendizagem possuem características que podem ser associadas à pedagogia tecnicista, com base no pensamento behaviorista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue os próximos itens. Para os adeptos da pedagogia liberal progressivista — defensores do aprender fazendo, da ação do aluno na realização de experimentações — a relação pedagógica professor-aluno é de grande relevância, mesmo que o papel docente esteja associado a auxiliar o livre desenvolvimento do educando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Três professores conversam sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e afirmam

Professor X: Os alunos têm dificuldades porque não se esforçam o suficiente para aprender. Mas há também aqueles com deficit de aprendizagem.

Professor Y: O problema é que o contexto social e a cultura de referência dos alunos não têm sido considerados pela escola.

Professor Z: Acho que o problema está nas famílias. Elas não têm hábitos de leitura, nem um nível cultural que ajude os alunos nas tarefas escolares.

A partir das falas dos professores, analise as afirmativas abaixo.

I – X entende o fracasso escolar como um problema individual, baseado nas teorias cognitivistas.

II – X e Z explicam, respectivamente, as dificuldades de aprendizagem como um problema do aluno e das famílias.

III – Y entende as difi culdades de aprendizagem na perspectiva da pedagogia das diferenças culturais.

IV – Os três professores explicam o fracasso escolar pelas teorias do patrimônio genético e das desigualdades sociais.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I e II
  • B. II e IV
  • C. III e IV
  • D. I, II e III
  • E. II, III e IV

Lourenço Filho (1897-1970), Fernando Azevedo (1894- 1974) e Anísio Teixeira (1900-1971) deram importantes contribuições para o pensamento pedagógico brasileiro no século XX e integraram o(a)

  • A. movimento escolanovista
  • B. tecnicismo liberal
  • C. humanismo pedagógico
  • D. pedagogia libertária
  • E. pedagogia crítico-social dos conteúdos
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