Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As atitudes e comportamentos de um professor em sala de aula e problemas aí surgidos, precisam ser pensados e resolvidos ou encaminhados para uma solução, exigindo uma qualidade de relação pessoal e social que permita, pelo menos, que ocorram tentativas de compreensão e equilíbrio pessoal, social, profissional e de independência de juízo com responsabilidade social. Tal atitude é reconhecida por:

  • A. autonomia
  • B. dependência
  • C. atilamento
  • D. receptividade
  • E. valorização

Ao pensar no professor reflexivo, depara-se com variedades dessa prática reflexiva. Zeichner, citado por Contreras (2012), cita uma prática que diz respeito à priorização de um ensino sensível ao pensamento, aos interesses e ao desenvolvimento dos estudantes e do desempenho dos professores como docentes e como pessoas, a que denomina de versão:

  • A. genérica
  • B. de reconstrução social
  • C. de eficiência social
  • D. acadêmica
  • E. evolutiva

A prática pedagógica atual é muito influenciada pelo construtivismo, sendo este um facilitador para as relações interativas entre professor e aluno. Assim, o professor que atua de uma forma suficientemente flexível, irá permitir, entre as várias possibilidades, que haja:

  • A. contribuições de fundo emocional
  • B. aumento das relações de confiança
  • C. adaptação às necessidades do aluno
  • D. estabelecimento de respeito mútuo
  • E. criação de metas a longo prazo

O multiculturalismo estuda a melhor forma de se conviver com as diferenças. Essas ideias discutem como se pode entender e até resolver os problemas de uma sociedade heterogênea. Dentre as diferentes concepções de multiculturalismo propostas por Stuart Hall, citado por Piletti (2006), tem-se a proposição de que os diferentes devem ser integrados como iguais na sociedade dominante. Esta modalidade de multiculturalismo é denominada:

  • A. liberal
  • B. pluralista
  • C. corporativa
  • D. crítica
  • E. absenteísta

O pensamento pedagógico moderno sofreu infl uências de várias escolas sociológicas. Comte, citado por Piletti (2006), deu início a esses estudos ao sustentar, como princípio básico, o modelo educacional de:

  • A. desenvolvimento da consciência coletiva
  • B. transformação evolutiva do espírito humano
  • C. processo amplo de racionalização
  • D. planejamento racional de intervencionismo
  • E. construção de uma sociedade socialista

Alguns princípios devem se observados para o desenvolvimento da educação de jovens, sobretudo no que se refere aos jovens que não puderam efetuar os estudos na idade regular. Acerca desse tema, está CORRETO o que se afirma em

  • A. Os jovens que não puderam efetuar os estudos na idade regular devem obrigatoriamente ser inseridos nas salas das escolas regulares do ensino fundamental, independentemente das suas idades.
  • B. No desenvolvimento da educação dos jovens que estão fora da faixa etária com relação à série escolar, seus conhecimentos adquiridos com sua experiência de vida não devem ser lavados em consideração, uma vez que podem estar dissociados do conhecimento formal a ser transmitido durante as aulas.
  • C. Aos jovens que não puderam efetuar os estudos na idade regular devem ser asseguradas gratuitamente oportunidades educacionais apropriadas, levando-se em consideração, dentre outros fatores, as características do alunado.
  • D. No desenvolvimento da educação dos jovens que estão fora da faixa etária com relação à série escolar, não há necessidade de respeitar o princípio da igualdade de condições para a sua permanência na escola.
  • E. Somente por meio da iniciativa privada será possível assegurar a educação dos jovens que estão da fora da faixa etária com relação à série escolar.

Tendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.

O tecnicismo educacional incorporou à educação um grau de racionalidade dos trabalhos escolares, trazendo consigo a obrigatoriedade do ensino profissionalizante no nível médio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.

Durante a Segunda República, basicamente três correntes pedagógicas dominaram o cenário político-pedagógico: a pedagogia tradicional, ligada às oligarquias dirigentes e à Igreja; a pedagogia nova, associada à burguesia e à classe média; e a pedagogia histórico-crítica, vinculada a intelectuais associados aos movimentos sociais populares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.

O otimismo pedagógico iniciou-se durante o período da Primeira República, tendo atingido o seu apogeu nos anos trinta do século passado e produzido, como consequência, uma série de reformas educacionais estaduais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.

O pensamento pedagógico contemporâneo encontra-se marcado por um conjunto de novos paradigmas, entre eles, os paradigmas holonômicos em educação. Tais paradigmas têm procurado restaurar a totalidade do sujeito individual, contrapondo-se, de certo modo, à razão produtivista e valorizando o cotidiano e a individualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...