Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

A função da educação, em uma abordagem marxista, é, exclusivamente, a reprodução social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

A concepção da educação como técnica social, desenvolvida por Karl Mannheim, difere da função da educação como integração social apresentada por Durkheim. Para Mannheim, a função da educação é a transformação social, enquanto, para Durkheim, esta deve reforçar as características já existentes na sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes.

A organização sequencial de conteúdos obedece a duas dimensões: a vertical, relacionada ao nível de complexidade dos temas, e a horizontal, relacionada aos diferentes campos do conhecimento humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

O papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas.

Um pensamento pedagógico genuinamente brasileiro desenvolveu-se só a partir do ano de 1930, especialmente graças à contribuição de educadores e teóricos anarquistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas.

No período compreendido entre a década de 30 e a de 60 do século passado, a educação brasileira foi influenciada pelo pensamento da escola nova, cujos partidários defendiam a laicidade da educação pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

O papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas.

No período compreendido entre a Proclamação da República e o ano de 1910 predominou, na educação brasileira, o pensamento positivista, que influenciou o surgimento, no país, de um movimento conhecido como otimismo pela educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas.

O pensamento católico jesuítico, sintetizado na Ratio Studiorum, influenciou a organização da educação no Brasil por mais de dois séculos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mizukami (1997) apresenta cinco concepções a respeito do ensinar e aprender. Marque a alternativa que apresenta característica da concepção sócio-cultural:

  • A.

    educador e educando são sujeitos de um processo em que crescem juntos, como meio de superação das contradições sociais.

  • B.

    o ensino dos fatos é substituído pelo ensino de relação, pela proposição de problemas.

  • C.

    o ensino é centrado na pessoa; a atitude básica do professor é a de confiança e respeito ao aluno.

  • D.

    os alunos recebem uma variedade e quantidade de noções, conceitos e informações.

  • E.

    os elementos a serem considerados no processo de ensino são: aluno, objetivo e um plano para alcançar o objetivo proposto.

Para elas, o conceito de gênero caracteriza-se como uma construção social e histórica dos sexos, pois o caráter social e relacional dos dois sexos, consequentemente a construção da masculinidade e da feminilidade, são designados para relações sociais entre homens e mulheres, desnaturalizando inferioridades biológicas e intelectuais. Refere-se a:

  • A. Tânia Dauster (1996), Claudia Fonseca (1995), Márcia Gobbi (2002).
  • B. Joan Scott (1995), Guacira Louro (2005), Jane Felipe (2005), Dagmar Meyer (2005).
  • C. Tizuko Kishimoto (1997), Zilma Oliveira (1996), Maristela Angotti (1996).
  • D. Elisandra Godoi (2004), Maria Algebaile (1996).
  • E. Maria Carmen Barbosa (2000), Carmem Craidy (2001).

Steinberg (2004) e outros autores ligados aos Estudos Culturais contemporâneos vêm apontando para uma poderosa política cultural em que marcadores identitários de gênero são encontrados em diferentes artefatos da cultura infantil, como em músicas, brincadeiras, brinquedos e literatura. Desta forma, é correto afirmar que:

  • A. estão a produzir novas identidades, principalmente pela interação com diferentes artefatos culturais, as crianças estão sendo atravessadas por um novo jeito de ser, ver e agir demarcando a construção de suas subjetividades. Em função disso, as crianças são frequentemente interpeladas por diferentes representações.
  • B. também desenvolvem função educadora, mas não são significadas de acordo com a produção de sentido educativo.
  • C. ao produzir novas identidades generificadas, facilita a compreensão de mundo e o contexto em que está inserida.
  • D. tornam-se objetos de operações políticas, de intervenções econômicas e de campanhas ideológicas de moralização e escolarização.
  • E. educá-las é moldá-las, e moldá-las é discipliná-las conforme necessidades sociais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...