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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da educação infantil, julgue os próximos itens.
Na educação da criança, o papel central do Estado consiste na realização de ações de amparo e assistência, com o objetivo de suprir a falta de família e garantir que o desenvolvimento da criança permita sua inserção no ensino fundamental.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da educação infantil, julgue os próximos itens.
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, foi inserida na estrutura e no funcionamento da educação brasileira pela LDB.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Caso criança ou adolescente necessite de internação hospitalar, é de responsabilidade dos estabelecimentos de saúde garantir condições para a permanência, em tempo integral, de um dos pais ou responsável.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O poder público, as instituições e os empregadores devem propiciar condições adequadas para que as crianças lactentes possam ser amamentadas por suas mães, excetuando-se para as crianças cujas mães estejam em restrição de liberdade, a fim de se evitar riscos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Crianças e adolescentes têm direito à liberdade de opinião, expressão, crença e culto religioso e de participar da vida política, na forma da lei.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
O atendimento educacional especializado público e gratuito é garantido até o ensino fundamental.
Uma das indicações da SEE-SP é que a avaliação interna das aprendizagens dos alunos assuma um caráter formativo. Isso significa que a avaliação deve
ser um instrumento de controle das aprendizagens dos alunos para fins de promoção ou recuperação.
informar o professor e o gestor escolar os resultados obtidos pelos alunos ao longo de todo o ano letivo.
ser um instrumento propiciador de aprendizagem e destinado a reorientar o planejamento das práticas de ensino.
classificar e aprovar os alunos de modo a adequar as possíveis distorções entre o que se espera e o que o aluno sabe em determinado ano/ciclo.
auxiliar na avaliação da escola em relação a sua qualidade de ensino.
A estratégia adotada pela Secretaria Estadual de Educação, na década de 1990, para garantir a universalização da educação e a regularização do fluxo dos alunos no que se refere à relação idade/série foi a
criação dos sistemas de avaliação Saresp/Idesp.
determinação de habilidades e conteúdos a serem desenvolvidos em cada ano/série.
implantação da nova Proposta Curricular.
criação do Projeto Ler e Escrever.
implantação do regime de Progressão Continuada.
As Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental norteiam o desenvolvimento do Projeto Pedagógico de estados, municípios e unidades escolares, uma vez que
determinam as habilidades, competências e expectativas de aprendizagem a serem desenvolvidas pelos alunos em cada ano e os processos e metodologias de avaliação a serem utilizados.
favorecem a reflexão sobre os fundamentos teóricos e metodológicos que devem embasar as práticas a serem desenvolvidas nas diferentes unidades escolares e como devem ser realizadas as ações de formação de professores.
determinam a grade horária das disciplinas e conteúdos a serem desenvolvidos, assim como favorecem a elaboração de um projeto pedagógico independente no que se refere aos temas transversais.
determinam uma Base Nacional Comum referente ao conjunto de conteúdos mínimos das áreas de conhecimento e uma Parte Diversificada, que garante a autonomia das escolas e sistemas de ensino para incluir temas relacionados à sua realidade.
estabelecem a relação entre a teoria e a prática a ser desenvolvida pelas escolas e secretarias estaduais e municipais, com vistas a aprimorar a qualidade nas instituições de ensino fundamental em todo País.
Um diretor, após receber os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo de sua escola, identifica que as habilidades previstas na Proposta Pedagógica e nos Planos de Ensino de sua unidade não dialogam com a matriz de habilidades previstas no Saresp. Para conseguir melhores resultados na avaliação, o diretor, junto com o professor coordenador, decide desenvolver ações formativas com os professores da escola. Neste sentido, os principais documentos a serem utilizados nessa ação formativa são
a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, a matriz do Saresp e os documentos que norteiam as avaliações nacionais e internacionais.
as Matrizes de avaliação do Saeb, Saresp e os conteúdos do Enem.
a Proposta Curricular do Estado de São Paulo e as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental.
as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental e os documentos que norteiam as avaliações internacionais.
os documentos que norteiam as avaliações nacionais e internacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
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