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A partir do texto acima e das indicações realizadas no documento Matrizes de referência para avaliação: documento básico − SARESP da SEE-SP, considere:
I. Realizar uma reunião com os coordenadores da escola para exigir um acompanhamento mais efetivo de seus professores e alunos, ressaltando a importância da melhora dos resultados para o recebimento de bonificação.
II. Analisar os dados referentes à sua unidade, identificando os principais desafios expressos nos resultados obtidos para, a partir daí, elaborar em plano de ações para melhorar os indicadores em sua unidade.
III. Realizar uma reunião com pais e professores para discussão dos resultados e definição de ações conjuntas para melhora da qualidade na escola.
IV. Reler, juntamente com coordenadores e professores, a Proposta Curricular para o Estado de São Paulo, e auxiliar na definição das habilidades prioritárias a serem trabalhadas junto aos alunos.
V. Propor a revisão dos conteúdos trabalhados durante o ano de 2010 e realizar mais provas semelhantes ao Saresp de forma a preparar o aluno para o exame.
As ações de um diretor de escola que mais poderão contribuir para a melhora das aprendizagens dos alunos e dos resultados dessas escolas no Saresp no próximo ano são as que constam APENAS em
I, II e V.
II, III e IV.
I, III e IV.
II, III e V.
I, II e IV.
Uma escola alcançou melhora no Saresp, na comparação entre os resultados de 2009 e os de 2010. Porém o seu resultado no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) apresentou uma pequena queda. Isto significa que a escola apresentou
um alto fluxo escolar (muitas evasões e repetências).
um baixo resultado na Prova Brasil.
altos índices de absenteísmo docente.
uma piora nas estruturas físicas necessárias para a realização das atividades.
um baixo índice de reprovação.
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado no ano de 2007, integra o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). O Ideb, que permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, fornecendo dados por escolas, municípios e estados, é calculado a partir
dos resultados do Censo Escolar e da Prova Brasil.
dos resultados do Censo Escolar, do Saeb e da Prova Brasil.
das notas expressas nos boletins e das faltas dos alunos em todo Brasil.
dos resultados da Prova Brasil e do Saeb.
dos resultados expressos nas diversas avaliações realizadas em âmbitos nacionais e estaduais.
O Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) é realizado
anualmente e tem como principais objetivos: − verificar o desempenho de todos os alunos nas diferentes unidades escolares; − fornecer dados para os estados e municípios desenvolverem suas políticas educacionais voltadas para a formação docente; − favorecer o reconhecimento dos gestores das fragilidades de sua unidade escolar.
a cada quatro anos e tem como principais objetivos: − investigar fatores socioeconômicos que interferem na aprendizagem dos alunos; − verificar o desempenho dos alunos nas diversas disciplinas; − oferecer, às diversas administrações públicas educacionais, informações para o desenvolvimento e monitoramento de suas políticas.
a cada dois anos e tem como principais objetivos: − indicar aspectos a serem aperfeiçoados em cada unidade escolar; − disponibilizar informações relevantes a gestores e técnicos de educação para a elaboração de políticas educacionais; − possibilitar que a sociedade civil conheça as reais condições da realidade educacional brasileira.
anualmente e tem como principais objetivos: − melhorar os resultados dos processos educacionais desenvolvidos em todo País; − determinar caminhos para o aperfeiçoamento dos espaços e condições para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; − verificar o grau de eficiência dos sistemas de ensino municipais e estaduais.
a cada dois anos e tem como principais objetivos: − acompanhar e monitorar a qualidade e equidade dos sistemas educacionais; − disponibilizar informações para as secretarias municipais e estaduais elaborarem e avaliarem o desempenho de suas políticas educacionais; − oferecer a educadores e sociedade civil informações referentes às condições e resultados dos processos educacionais desenvolvidos em todo País.
O censo escolar acontece
a cada dois anos e levanta dados de perfil dos alunos da Educação Básica com o objetivo de fornecer informações relevantes para que os gestores das unidades escolares implantem melhorias em suas instituições.
a cada dois anos e levanta dados de perfil dos alunos da Educação Básica com o objetivo de fornecer informações relevantes para que os gestores das unidades escolares implantem melhorias em suas instituições.
anualmente e realiza o levantamento de informações estatístico-educacionais relativas à Educação Básica, fornecendo um conjunto de informações para a formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais e avaliação do desempenho dos sistemas de ensino.
a cada quatro anos, em âmbito nacional, por meio do preenchimento de instrumental padronizado, que tem como objetivo levantar dados para a formulação de políticas educacionais nos estados e municípios.
nualmente e levanta dados referentes à formação dos professores das diferentes unidades escolares e auxilia na elaboração de políticas educacionais voltadas para o aperfeiçoamento docente em todo País.
São alterações realizadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) a partir do ano de 2007:
aplicação da avaliação em todos os alunos participantes da rede estadual de ensino e inclusão de novas disciplinas (Ciências, Física, Química, Biologia, História e Geografia).
inclusão de diferentes agentes escolares no processo de avaliação e implantação do sistema de bonificação dos professores da rede.
inclusão das disciplinas das áreas Ciências da Natureza (Ciências, Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (História e Geografia), além das já avaliadas anualmente (Língua Portuguesa e Matemática).
pré-testagem dos itens das provas e adequação das habilidades avaliadas às do Sistema de Avaliação da Educação Básica, para a terceira, quarta e oitava séries do Ensino Fundamental e terceira série do Ensino Médio.
implantação do sistema de bonificação dos professores e inclusão de diferentes agentes escolares no processo de avaliação e pré-testagem dos itens solicitados nas provas.
O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo − IDESP é um indicador que avalia a qualidade da escola. Nesta avaliação, considera-se que uma boa escola é aquela em que a maior parte dos alunos apreende as competências e habilidades requeridas para a sua série, num período de tempo ideal − o ano letivo. Por este motivo, o IDESP é composto por dois critérios:
a promoção e retenção de uma série para a outra e as deficiências de aprendizado encontradas no ano letivo seguinte, no SARESP e na Prova Brasil.
o indicador de desempenho (ID), que avalia os problemas de aprendizagem, e o indicador de fluxo (IF), que mede o rendimento dos alunos na série e disciplina.
a viabilidade dos alunos estarem na série em que se encontram e de dominarem, ainda que precocemente, os conteúdos e habilidades previstos para outras.
a possibilidade de os professores terem se equivocado nos critérios de aprovação (dos alunos) e as convicções dos docentes (quanto aos critérios empregados).
o desempenho dos alunos nos exames de proficiência do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo − SARESP (o quanto eles aprenderam) e o fluxo escolar (em quanto tempo aprenderam).
Instituída pela Lei Complementar no 1.078, de 17 de dezembro de 2008, a Bonificação por Resultados a ser paga aos servidores em efetivo exercício na Secretaria da Educação, decorrente do cumprimento de metas previamente estabelecidas, visa
à melhoria e ao aprimoramento da qualidade do ensino público.
ao favorecimento aos profissionais que se destacam na escola.
à premiação dos professores qualificados profissionalmente.
ao incentivo aos servidores com maior tempo de serviço.
à avaliação do trabalho desempenhado pelos servidores.
A Instrução CENP no 1/2010, de 11 de janeiro de 2010, que dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas escolas da rede pública estadual de ensino, estabelece as competências e atribuições dos docentes responsáveis pela recuperação. NÃO é de responsabilidade do professor
realizar uma avaliação diagnóstica dos alunos encaminhados para recuperação, com vistas a um maior detalhamento das dificuldades apresentadas preliminarmente pelo professor da classe.
oferecer atendimento individualizado de estudos de recuperação paralela para atender às dificuldades/necessidades indicadas pelas famílias dos alunos.
encaminhar, ao final do período em que o aluno esteve submetido a estudos de recuperação, os resultados alcançados.
cuidar dos registros das atividades desenvolvidas com os alunos, em especial, apresentando relatório circunstanciado quando de se tratar de atendimento individualizado.
utilizar estratégias diversificadas propondo as atividades a serem vivenciadas pelos alunos, sugeridas no material de apoio, como também usar os materiais disponíveis na Sala Ambiente de Informática da escola.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
As instituições públicas de Educação Infantil no Brasil são
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