Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil,

  • A. os gestores das instituições devem divulgar antecipadamente o período de matrícula, que deve ser restrito aos primeiros dias do ano ou do semestre.
  • B. os pais são obrigados a matricular seus filhos com idade inferior a seis anos em instituições de Educação Infantil.
  • C. os professores e os demais profissionais devem valorizar igualmente o cuidado e a educação no atendimento às crianças da Educação Infantil.
  • D. as crianças com idade superior a seis anos devem ser matriculadas em uma instituição de Educação Infantil, caso não tenham tido acesso a ela anteriormente.

A orientação estabelecida nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, quanto ao desenvolvimento do trabalho pedagógico nas instituições de Educação Infantil, é a de que

  • A. o calendário de ensino precisa ater-se ao da escola de Ensino Fundamental.
  • B. a composição dos agrupamentos se dá independente da quantidade de meninos e meninas.
  • C. a quantidade máxima de crianças por agrupamentos é fixa.
  • D. o funcionamento do período parcial implica o recebimento das crianças por, no mínimo, quatro horas por dia.

A orientação contida nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, em relação ao período integral, é para que as instituições recebam crianças por até no máximo a seguinte quantidade de horas diárias:

  • A. 12 horas
  • B. 10 horas
  • C. 08 horas
  • D. 07 horas

A creche nas décadas de 1930, 1940 e 1950 era de responsabilidade de entidades filantrópicas. Com o tempo, passou a receber ajuda governamental para seu trabalho (Oliveira, 1992). O trabalho junto às crianças nas creches dessa época era de cunho assistencialista, com ênfase no aspecto

  • A. médico.
  • B. custodial.
  • C. educativo.
  • D. afetivo.

A tentativa de equacionar o desempenho de estudantes a padrões de qualidade vem levando os sistemas de ensino a buscar indicadores, por meio de exames. Os resultados constituem uma base de decisão para a adoção de políticas públicas. Entretanto, o entusiasmo por essa visão de qualidade pode IMPEDIR a percepção de seus limites, dentre os quais se destaca(m)

  • A.

    desenvolvimento duradouro de competências de alto nível, em detrimento da memorização de conhecimentos pontuais.

  • B.

    mobilização de esforços sem precedentes para desenvolver competências de orientação e regulação dos modos de gestão educacional.

  • C.

    adoção de medidas precipitadas, mais espetaculares do que eficazes, tratando mais os sintomas do que as causas, quando os indicadores são insatisfatórios.

  • D.

    concorrência entre instituições de ensino, o que eleva os níveis de desempenho de estudantes e gera profissionais qualificados ao mercado.

  • E.

    identificação e interpretação regular de problemas emergentes para o encontro de soluções apropriadas em processos de aprendizagem coletiva.

Acerca do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), assinale a alternativa correta.

  • A.

    O IDEB foi criado em 1996 e, desde então, é consultado por cada cidadão que deseja verificar a qualidade do ensino escolar e de das redes de ensino.

  • B.

    O IDEB é medido anualmente.

  • C.

    Para que o IDEB de uma determinada escola ou rede aumente, é necessário, exclusivamente, que não haja reprovação.

  • D.

    O IDEB é um indicador que se baseia no desempenho do aluno em avaliações do INEP e em taxas de aprovação.

  • E.

    Os indicadores do IDEB são apresentados em uma escala de 0 a 100.

A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    De acordo com a LDB, somente poderão ser professores aqueles que se graduarem em cursos de licenciatura, de graduação plena, em universidades e em institutos superiores de educação,

  • B.

    Mesmo depois de treze anos de aprovação da LDB, em alguns estados do país, admite-se, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, o nível médio na modalidade Normal.

  • C.

    Ao se licenciar no curso de pedagogia, independentemente da habilitação, o graduado poderá ser professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

  • D.

    Quando uma pessoa faz qualquer curso de licenciatura e depois uma pós-graduação em educação infantil ou em uma área de conhecimento do ensino fundamental, estará habilitada para ser professor(a) da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

  • E.

    De acordo com as novas Diretrizes (2007), curso de Pedagogia forma professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como outros profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica.

A partir das informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e à redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O SAEB avalia alunos de 4.ª e 8.ª séries do ensino fundamental da rede pública e urbana de ensino. Considerando esse universo de referência, a avaliação é censitária, e assim oferece resultados de cada escola participante, das redes no âmbito dos municípios, dos estados, das regiões e do Brasil.

  • B.

    A Prova Brasil é uma avaliação por amostra, isso significa que nem todas as turmas e estudantes das séries avaliadas participam da prova. A amostra de turmas e escolas sorteadas para participarem dela é representativa das redes estadual, municipal e particular no âmbito do país, das regiões e dos estados.

  • C.

    Os resultados da Prova Brasil, em conjunto com as taxas de aprovação escolar, são a base de cálculo para o IDEB de cada estado e do Distrito Federal e, consequentemente, do Brasil.

  • D.

    A base metodológica das duas provas é a mesma, a diferença está na população de estudantes aos quais são aplicadas e, consequentemente, aos resultados que cada uma oferece. Ambas avaliam as mesmas disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática.

  • E.

    Participam da Prova Brasil alunos de 4.ª e 8.ª séries do ensino fundamental, e também os da 3.ª série do ensino médio regular, tanto da rede pública quanto da rede privada, em área urbana e rural.

Quanto à ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração não está explicitada na Constituição Federal de 1988.

  • B.

    O Ensino Fundamental de nove anos é uma opção que pode ser implantada ou não, de acordo com o desejo das políticas estaduais ou municipais.

  • C.

    O Plano Nacional de Educação (PNE), ao tratar dos objetivos e metas relativos ao Ensino Fundamental, propõe ampliar para nove anos a duração do Ensino Fundamental obrigatório, com início aos seis anos de idade, à medida que for sendo universalizado o atendimento na faixa etária de 7 a 14 anos.

  • D.

    A LDB, Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional não explicita a ampliação do ensino fundamental de nove anos.

  • E.

    O PNE propõe opções, entre as quais a ampliação da duração do Ensino Fundamental para nove anos. Evidencia-se, entretanto, que essa é, ao lado de outras, alternativa válida a ser implantada isoladamente ou em conjunto com outras formulações.

No Brasil, a instituição responsável pelo levantamento e pelo processo de informações educacionais é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), atrelado ao Ministério da Educação (MEC). As informações coletadas servem de base de dados para análise dos indicadores educacionais. Com suporte nessas informações, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os indicadores educacionais surgem como instrumentos-chaves para a legitimação de novas políticas educacionais. Essa cultura desvaloriza o desempenho estudantil e a variedade de habilidades que devem ser exploradas pela escola.

  • B.

    No século XXI, a gestão da escola não deve levar em conta os dados estatísticos, e os índices de produtividade estão focados no trabalho com a mudança de qualidades, disposições e sensibilidades interiores, que se instalam em um novo tipo de disciplina e de governo que orienta a ação das pessoas dentro desse novo contexto.

  • C.

    O censo escolar é um levantamento de estatísticas educacionais em escala nacional, realizado anualmente. Seu objetivo principal é levantar e fornecer informações para a realização de diagnósticos e análises sobre a realidade do sistema educacional do país.

  • D.

    A análise dos indicadores educacionais não precisa ter conexão com as teorias educacionais e, consequentemente, com a reflexão crítica.

  • E.

    As pesquisas quantitativas em educação são realizadas com o objetivo de levantar os dados estatísticos, mas não conseguem refletir qualitativamente o que se realiza na gestão escolar.

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