Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são o conjunto de definições doutrinárias acerca de princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica, expressas pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O objetivo das DCN é direcionar as práticas educacionais em nosso país, independentemente das variedades curriculares já existentes ou em processo de elaboração em estados e municípios.

  • B.

    De acordo com as DCN, as propostas pedagógicas podem ser reducionistas ou excludentes, criando escola para pobres, para grupos étnicos e para religiosos.

  • C.

    Diferentemente do que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais, as diretrizes são regras que, necessariamente, precisam ser implementadas nas escolas.

  • D.

    As DCN orientarão as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas.

  • E.

    A base nacional comum a que se referem as DCN apresenta um conjunto de disciplinas obrigatórias que devem ser encontradas em todos os currículos nacionais.

Compete às escolas dos sistemas do ensino brasileiro, a partir de suas próprias propostas pedagógicas, a definição de seus calendários e formas de funcionamento e, por consequência, de seus regimentos. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Ao definir suas propostas pedagógicas e seus regimentos, as escolas estarão compartilhando princípios de responsabilidade, em um contexto de inflexibilidade teórico-metodológica de ações pedagógicas, em que o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação dos processos educacionais revelem sua qualidade e respeito à equidade de direitos e deveres de alunos e professores.

  • B.

    O Ministério da Educação impõe uma norma educacional às escolas brasileiras, a fim de garantir que a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania, baseado nos princípios democráticos.

  • C.

    As propostas pedagógicas e os regimentos das unidades escolares devem observar as Diretrizes Curriculares Nacionais e os demais dispositivos legais.

  • D.

    Ao implementar um Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o MEC cria uma forma de classificar as escolas e os sistemas escolares, com o objetivo de melhorar a educação.

  • E.

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais podem funcionar como elemento catalisador de ações, na busca de uma melhoria da qualidade da educação, com o objetivo de resolver todos os problemas que afetam a qualidade do ensino e da aprendizagem.

A concepção de avaliação dos PCN vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno, mediante notas ou conceitos para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A avaliação restringe-se ao julgamento acerca de sucessos ou fracassos do aluno e tem a função de medir o rendimento escolar do aluno, do professor e das instituições de ensino.

  • B.

    É importante ter claro que a avaliação diagnóstica implica a instauração de um longo período de avaliação no início do ano, que acabe por se destacar do processo de aprendizagem que está em curso, no qual o professor avança em suas propostas.

  • C.

    A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua a respeito da sua prática, da criação de novos instrumentos de trabalho e da retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo o grupo.

  • D.

    Os processos avaliativos propostos pelos PCN não devem contemplar a observação dos avanços e da qualidade da aprendizagem alcançada pelos alunos ao final de um período de trabalho, seja este determinado pelo fim de um bimestre ou de um ano.

  • E.

    Um sistema educacional comprometido com o desenvolvimento das capacidades dos alunos, que se expressam pela qualidade das relações que estabelecem e pela profundidade dos saberes constituídos, não encontra, na avaliação, uma referência para análise de seus propósitos.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação (MEC), assim como as ações educativas de cada sistema de ensino brasileiro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os PCN apresentam uma estrutura curricular completa e inflexível que impede adaptações para a construção do currículo de um sistema ou mesmo de uma escola, uma vez que, por sua natureza, se impõem como uma diretriz obrigatória.

  • B.

    Os PCN têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos estados e dos municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.

  • C.

    Os PCN estão situados historicamente na educação brasileira e são princípios atemporais. Sua validade depende de estarem em consonância com a realidade social, não necessitando, portanto, de um processo periódico de avaliação e revisão a ser coordenado pelo MEC.

  • D.

    Os PCN e as propostas dos sistemas de ensino são materiais específicos que subsidiarão a escola na constituição de sua proposta educacional, sem que a mesma explicite os valores e propósitos que orientam o trabalho educacional que se quer desenvolver.

  • E.

    De acordo com os PCN, a programação desenvolvida em sala de aula deve garantir uma distribuição planejada de aulas. Essa responsabilidade é essencialmente de cada professor e não deve ser compartilhada com a equipe da escola por meio da co-responsabilidade estabelecida no projeto educativo.

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.

No Brasil, o Ministério da Educação, nos últimos anos, tem-se apoiado na teoria de competências para a elaboração de documentos e parâmetros de qualidade em educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A busca da definição dos padrões mínimos de qualidade na prática educativa em educação em saúde passa por uma discussão sobre as atividades educativas essenciais na área. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, os cursos de formação de especialistas em educação e saúde conseguem atender a toda a demanda necessária.

  • C. Certo
  • E. Errado

A concepção de EAD expressa no decreto que a regulamenta apresenta alguns avanços. Esses avanços abrangem

a indicação da interatividade como um processo essencial na relação entre professores e alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A concepção de EAD expressa no decreto que a regulamenta apresenta alguns avanços. Esses avanços abrangem

a referência à utilização das tecnologias de informação e comunicação na mediação pedagógica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A concepção de EAD expressa no decreto que a regulamenta apresenta alguns avanços. Esses avanços abrangem

a admissão da possibilidade de autoaprendizagem com a mediação de recursos didáticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A concepção de EAD expressa no decreto que a regulamenta apresenta alguns avanços. Esses avanços abrangem

o reconhecimento do caráter de modalidade educacional da EAD.

  • C. Certo
  • E. Errado
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