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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A concepção de EAD expressa no decreto que a regulamenta apresenta alguns avanços. Esses avanços abrangem
a inclusão justificada da EAD no campo da educação.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A concepção de EAD expressa no decreto que a regulamenta apresenta alguns avanços. Esses avanços abrangem
a demarcação da função de professores e estudantes no processo de formação.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), constituem o primeiro nível de concretização do currículo escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que
a revisão curricular dos estados e municípios não precisa levar em conta as orientações contidas nos PCN.
a principal função dos PCN é estabelecer um currículo mínimo para as escolas de educação básica do país.
os conteúdos dos PCN de nada servem para a reflexão e para a prática de professores em sala de aula.
os PCN são uma referência curricular nacional para o ensino e estabelecem metas para as quais devem convergir as ações políticas do MEC.
as escolas têm autonomia na elaboração do currículo e, por isso, não precisam levar em conta as orientações apresentadas pelos PCN.
As Instituições de Ensino Superior no Brasil, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas, são credenciadas como
centros universitários, quando se dedicam à pesquisa científica, com um terço de seu corpo docente atuando em regime integral.
centros universitários, quando possuem 50% de seu corpo docente com titulação de mestre ou de doutor.
universidades, quando há indissociabilidade das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.
universidades privadas, quando reconhecidas pelo Poder Executivo, mediante projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional.
faculdades, quando há produção intelectual institucionalizada e estudo sistemático de problemas nacionais.
A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação vem sendo realizada por meio da aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. A esse respeito, analise a charge abaixo.
Qual das afirmações sobre a charge corresponde ao que é previsto na legislação específica sobre o ENADE?
A satisfação do personagem se deve ao fato de a realização do ENADE favorecer o ingresso praticamente imediato do futuro profissional no mercado de trabalho, em função de seu desempenho no exame.
A participação dos estudantes no ENADE serve para medir o desempenho particular quanto à aquisição de conteúdos em cada área de especialização, atuando em regime de suplência em relação aos conselhos profissionais para ingresso no mercado de trabalho.
A divulgação nominal dos resultados individuais emitidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira obtidos pelo aluno é um modo de estimular a participação no exame, pois favorece o ingresso no mercado de trabalho.
O personagem comemora o fato de ter sido selecionado para a amostra dos estudantes que farão o ENADE, considerando-se o fato de que a periodicidade para determinado curso ser avaliado é de quatro anos.
O aluno ruma para o mercado de trabalho após ter feito o ENADE e ter concluído seu curso, pois o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar.
Considere a notícia a seguir para responder às questões de nos 65 e 66.
Em um diálogo sobre a reportagem, estabelecido no meio acadêmico, foram ouvidas as seguintes afirmações:
Alice: - Esse conceito 2 (dois) foi atingido porque os alunos dessas instituições devem ter boicotado o ENADE, já que é o exame que tem a função exclusiva de avaliar os cursos de ensino superior.
Augusto: - Não apenas o ENADE é usado para a obtenção de um conceito, mas também são usados instrumentos diversificados, como a autoavaliação e a avaliação externa in loco.
Aparecida: - O conceito 2 (dois) obtido por essas instituições realmente é muito baixo, considerando-se que os conceitos são ordenados em uma escala que contém dez níveis, distribuídos a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas.
Adolfo: - É preciso levar em conta, ainda, que a avaliação dos cursos de graduação inclui, obrigatoriamente, as visitas por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento.
De acordo com a Lei no 10.861, de 14/04/2004, estão corretas APENAS as afirmações de
Alice e Augusto.
Alice e Adolfo.
Aparecida e Alice.
Augusto e Adolfo.
Augusto e Aparecida.
Considere a notícia a seguir para responder às questões de nos 65 e 66.
Instituições que obtêm resultados insatisfatórios não são descredenciadas de imediato. Devem celebrar um protocolo de compromisso a ser firmado com o Ministério da Educação, que deve conter
encaminhamentos, processos e ações a serem adotados pela instituição de educação superior com vistas à superação das dificuldades detectadas.
número total de alunos que participou do exame de avaliação dos estudantes e o desempenho individual acompanhado de plano de recuperação de estudos.
indicação de prazos e metas para o cumprimento de ações em um prazo máximo de cinco semestres letivos,estabelecido pelo MEC.
caracterização das respectivas responsabilidades dos dirigentes e criação de uma comissão de estudantes da instituição que acompanhará e fiscalizará suas ações.
criação de um protocolo de compromisso de caráter privado a ser enviado ao MEC, contendo as ações que serão adotadas para dirimir as falhas detectadas.
A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES, órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES, possui uma série de atribuições, tais como:
I - propor e avaliar as dinâmicas, os procedimentos e os mecanismos da avaliação institucional de cursos e de desempenho dos estudantes;
II - estabelecer diretrizes para organização e designação de comissões de avaliação, analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações às instâncias competentes;
III - executar propostas para o desenvolvimento das instituições de educação superior, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos de avaliação;
IV - sujeitar-se aos sistemas estaduais de ensino, visando a reconhecer suas ações e critérios de avaliação e supervisão da educação superior;
V - submeter anualmente à aprovação do Ministro de Estado da Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes-ENADE.
São corretas APENAS as atribuições
I e II.
III e IV.
I, II e V.
III, IV e V.
I, II, III e V.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das relações entre educação e trabalho em saúde, julgue os itens seguintes.
A educação continuada envolve as atividades de atualização após a graduação, possui duração definida e utiliza metodologia tradicional, enquanto a educação permanente estrutura-se a partir das necessidades do processo de trabalho e é inclusivo ao trabalho.
A educação escolar no Brasil está organizada em três esferas administrativas: União, estados e Distrito Federal, e municípios. Cada uma dessas esferas abriga um sistema de ensino. Tendo por base a legislação que regula essa organização, associe o sistema de ensino à atribuição correspondente.
A associação correta é
I-P; II-Qe; III-R
I-P; II-Re; III-S
I-Q; II-Pe; III-R
I-Q;II-Pe; III-S
I-R; II-Se; III-P
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