Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Acerca das relações entre educação e trabalho em saúde, julgue os itens seguintes.

Para fins do Fator de Incentivo ao Desenvolvimento do Ensino e Pesquisa em Saúde, são definidos como hospitais de ensino aqueles reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação e de Saúde, com funcionamento regular há pelo menos cinco anos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma das políticas públicas recentemente adotadas em que

  • A.

    a concorrência ao Programa requer que o estudante participe do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, na edição imediatamente anterior ao processo seletivo do ProUni e obtenha a nota mínima nesse exame.

  • B.

    a finalidade é conceder bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

  • C.

    a permanência do estudante no Programa requer aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) nas disciplinas cursadas em cada período letivo, sob pena de exclusão do Programa.

  • D.

    as instituições que aderirem ao Programa têm isenção do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), válida pelo prazo de cinco anos, quando solicitarem um recredenciamento.

  • E.

    os integrantes são provenientes de instituições de ensino públicas ou são professores da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, concorrendo a vagas circunscritas ao curso de licenciatura ou de pedagogia.

Há, dentre as tendências pedagógicas no Brasil, aquela que preconiza uma didática com o objetivo de direcionar o processo de ensinar, tendo em vista finalidades sociopolíticas e pedagógicas direcionadas para a promoção da auto-atividade do aluno com inspiração no materialismo histórico-dialético. Tal tendência pedagógica denomina-se:

  • A.

    Ativa

  • B.

    Renovada

  • C.

    da Libertação

  • D.

    Crítico-Social

  • E.

    da Afetividade

Os PCN adotam a proposta de estruturação por ciclos, pelo reconhecimento de que tal proposta permite compensar a pressão do tempo, que é inerente à instituição escolar, tornando possível distribuir os conteúdos de forma mais adequada à natureza do processo de aprendizagem. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Cada aluno tem, habitualmente, desempenhos muito diferenciados na relação com objetos de conhecimentos diferentes, e a prática escolar tem buscado incorporar essa diversidade, sem garantir respeito aos indivíduos.

  • B.

    Na escola seriada, ao se falar em ritmos diferentes de aprendizagem, os educadores rotulam alguns alunos como mais lentos que outros, estigmatizando aqueles que estão se iniciando na interação com os objetos de conhecimento escolar; por isso, deve-se implementar uma escola organizada em ciclos.

  • C.

    A organização da escola em ciclos não deve ser estruturada em anos letivos; é importante uma perspectiva pedagógica em que a vida escolar e o currículo possam ser assumidos e trabalhados em dimensões de tempo mais flexíveis.

  • D.

    A estruturação por ciclos favorece uma apresentação menos parcelada do conhecimento e possibilita as aproximações sucessivas necessárias para que os alunos apropriem-se dos complexos saberes que se intenciona transmitir.

  • E.

    A lógica da opção por ciclos consiste em promover o processo de aprendizagem rápido, sem obstáculos inúteis, desnecessários e nocivos. Portanto, não é preciso que a equipe pedagógica das escolas responsabilize-se pelo processo de ensino e pela aprendizagem de seus alunos.

As escolas brasileiras, para exercerem a função social proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), precisam possibilitar o cultivo dos bens culturais e sociais, considerando as expectativas e as necessidades dos alunos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os PCN impõem o quê, como e quando ensinar, constituindo-se um roteiro que enfatiza a importância dos conteúdos e o tratamento a ser dado a estes.

  • B.

    A experiência acumulada pelos profissionais da educação não deve ser levada em conta na elaboração do projeto educativo de uma escola.

  • C.

    É essencial a vinculação da escola com as questões sociais e com os valores democráticos, não só do ponto de vista da seleção e do tratamento dos conteúdos, como também da própria organização escolar.

  • D.

    Para ser uma organização eficaz no cumprimento de propósitos estabelecidos em conjunto por professores, coordenadores e diretor e garantir a formação coerente de seus alunos ao longo da escolaridade obrigatória, é imprescindível que a escola siga o projeto educativo elaborado nos PCN.

  • E.

    As normas de funcionamento e os valores, implícitos e explícitos, que regem a atuação das pessoas na escola são determinantes da qualidade do ensino, mas eles não interferem diretamente na formação dos alunos.

Para que a escola pública brasileira desempenhe as funções sociais, políticas e pedagógicas a ela atribuídas, algumas mudanças estruturais são imprescindíveis. Estas mudanças deverão instalar

  • A. a primazia do poder da razão, da atividade científica e tecnológica em detrimento do sentimento, da imaginação e da subjetividade, pois o que se pretende é uma racionalidade instrumental capaz de separar o sujeito do objeto de conhecimento.
  • B. a organização escolar estruturada no modelo econômico capitalista neoliberal, de modo que sejam promovidas a igualdade social, a inclusão étnico-racial, digital e, ainda, a efetivação da cidadania de todos.
  • C. uma política educacional, que contemple a gestão centralizadora, que facilite e agilize as tomadas de decisão, o uso dos recursos financeiros e o cumprimento rigoroso da legislação emanada das instâncias superiores competentes.
  • D. a cultura da democratização nas relações existentes na escola, o exercício da gestão colegiada e participativa, com distribuição equilibrada de poder e de responsabilidade entre os envolvidos no processo educativo e em todas as esferas dos sistemas de ensino.

Na Educação, o conceito de multiculturalismo, enquanto campo teórico e político voltado para a valorização da pluralidade cultural e para o desafio à construção das diferenças, tem-se colocado em destaque frente à necessidade de se promover a inclusão dos sujeitos, em seu processo de aprendizagem. Na atualidade educacional, com a inclusão social preconizada na LDB/ 96, não há mais como se pensar em excluir os discentes de seu direito a ter uma educação de efetiva, garantindo-lhe o acesso, a permanência e a qualidade do ensino em nossa realidade. Faz-se mister perceber a prática pedagógica multicultural sob novos ângulos, uma vez que essa prática se constrói no discurso, causada por intenções desafiantes em torno das diferenças e preconceitos referentes. Saber lidar com as diferenças, com as diferenças das diferenças, promovendo uma educação eficaz, eficiente, efetiva e relevante, que coloca em cheque as propostas educacionais mais tradicionais, vem ao encontro dos ditames educacionais contemporâneos, possibilitando as transformações necessárias para tanto. Esse fato coloca a profissão docente no centro das atenções, desde o seu curso de formação, de sua capacitação continuada até a sua atuação como professor(a) regente de turma, em sala de aula, bem como as ações dos demais profissionais da educação dentro e fora dos muros escolares, envolvidos com a formação do cidadão e cidadã, sob a sua responsabilidade. Essas e outras razões apontam a necessidade do professor ser um profissional reflexivo. Segundo Pimenta (1998), na profissão docente há três saberes que se complementam. O primeiro está ligado ao saber adquirido no espaço da docência e com a prática, buscando a superação dos problemas cotidianos; o segundo, trabalhar com as informações, classificando-as, analisando-as e contextualizando-as e o terceiro, tem a ver com técnica, como se fossem receitas desarticuladas da realidade e sem a devida contextualização e atualização. Esses saberes são denominados como saber

  • A.

    oculto, o clássico e o científico.

  • B.

    vulgar, o científico e o pedagógico.

  • C.

    oculto, o pedagógico e o da experiência.

  • D.

    da experiência, o oculto e o clássico.

  • E.

    da experiência, o científico e o pedagógico.

O compromisso liberal do Estado brasileiro de ofertar a educação para todos os cidadãos, sem discriminações ou exclusão social é um direito inalienável, sem que a família possa prescindir dessa exigência do poder público. O Art. 5º, da Lei de Diretrizes e Bases – LDB/96 – determina que “qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, pode acionar o Poder Público para exigir o acesso ao ensino fundamental, uma vez que esse nível de ensino se constitui em

  • A.

    dever público objetivo.

  • B.

    processo de formação do Estado.

  • C.

    processo de formação do Estado.

  • D.

    oferta de educação para a comunidade.

  • E.

    direito público subjetivo.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema por ele abordado, além de aspectos marcantes da realidade brasileira dos dias atuais, julgue os itens seguintes.

O maior problema da educação básica é, reconhecidamente, a falta de vagas nas escolas mantidas pelo poder público, sobretudo no ensino fundamental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o tema A diversidade marca a vida social brasileira, julgue os itens de 62 a 66.

Os termos pluralidade e diversidade podem ser utilizados como sinônimos ao tratar as diferenças na escola.

  • C. Certo
  • E. Errado
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