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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Cabe aos profissionais do SAEDE e/ou SAESP:
orientarem tecnicamente a escola na qual o educando está matriculado e frequentando regularmente.
orientarem os familiares sobre como deverá ocorrer a educação da criança atendida, quanto a horário de estudos, lazer, rotinas diárias, etc.
nortearem pedagogicamente os encaminhamentos da escola.
atuarem na turma na qual o educando está matriculado, como forma de acompanhar diariamente seus avanços.
dar subsídio a tratamentos extras escolares dos educandos, quando necessário, preferencialmente aos matriculados na rede regular de ensino.
O Fórum Mineiro de Educação Infantil − FMEI vem discutindo, aprofundando concepções, intervindo na mobilização de gestores, conselheiros, técnicos e educadores para a construção de consensos e práticas que efetivem os direitos das crianças pequenas. Para avaliar os principais aspectos que integram esta política, o FMEI faz uma leitura do cenário do Estado seguindo alguns passos para serem analisados:
Diagnóstico, Planejamento, Regulamentação, Gestão, Financiamento, Formação de Profissionais, Proposta Pedagógica.
Avaliação de viabilidade do plano de carreira dos professores, da estratégia de reforma arquitetônica das escolas, bem como da relação entre as unidades escolares e a Secretaria de Educação.
Aprofundamento do diagnóstico psicológico das crianças pequenas e de suas famílias, objetivando compreender as dificuldades de adaptação da criança ao meio escolar.
Envolvimento da comunidade de educadores em um estudo que investigue se a evasão e o fracasso no ensino fundamental são consequências de repetências consecutivas por conta da idade inapropriada da criança pequena matriculada no 1º ano.
Estudo feito pelo Movimento Todos pela Educação aponta que 3,8 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estavam fora da escola em 2010. Na década (2000-2010), entretanto, houve um aumento de 9,2% na taxa de acesso à escola, segundo o estudo De Olho nas Metas 2011, divulgado na terça-feira, 07/02/12. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a região que registrou o maior aumento na frequência ao sistema de ensino, com crescimento de 14,2%, o que possibilitou o atendimento de 87,8% das crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos e a região que teve o menor avanço na década, expansão de 8%.
Sudeste/ Nordeste.
Norte/ Sudeste.
Sul/ Nordeste.
Sul/ Norte.
aponta para a perspectiva da criança e do adolescente como sujeito de direitos, inclusive no que se refere a possibilidade de refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem.
mostra-se pouco realista, pois, em uma turma de alunos, é praticamente impossível para o professor mediar o questionamento sobre os critérios utilizados nos processos avaliativos.
deve ser modificada, uma vez que critérios de avaliação coerentes e válidos somente podem ser decididos pelo professor, de acordo com sua experiência profissional e acadêmica.
não influencia no âmbito da escola, já que o diretor e o coordenador da equipe docente são as instâncias superiores e as estratégias avaliativas mais específicas ficam restritas à sala de aula.
consiste no auge da perspectiva democrática, mas restringe o papel do professor na avaliação dos alunos.
No ano de 1994, foi redigido um importante Documento conhecido como: A Declaração de Salamanca. Seu principal objetivo foi
definir novos papéis das escolas públicas nos países da Europa.
chamar a atenção dos governos para a situação das classes mais pobres dos países em desenvolvimento.
definir as novas diretrizes da Educação Especial nos países em desenvolvimento e também da Europa.
promover a atenção em relação às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.
No Brasil, aproximadamente 30% das crianças não têm vagas disponíveis nas pré-escolas e 80% em creches. No que se refere às políticas públicas, essa situação é
de importância secundária, já que a educação infantil não é obrigatória, sendo uma opção dos pais colocar seus filhos na creche.
um problema particular dos pais das crianças, que têm o direito de escolher se pretendem colocar seus filhos na creche.
de importância fundamental, já que a educação infantil é um direito da criança e um dever do estado.
um problema da assistência social, que deve verificar a demanda real de pais que trabalham fora de casa.
uma possibilidade de articulação da escola e comunidade para organizar espaços informais de cuidado das crianças.
Em relação ao trabalho, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelece que
é desejável que o adolescente ocupe o tempo com atividades remuneradas, evitando seu envolvimento em conflitos.
se deve motivar o jovem a assumir um emprego fixo, dependendo da situação socioeconômica da família.
é proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.
é importante adiar ao máximo a contratação de um jovem, evitando interferir em seu ingresso no ensino superior.
poderá o adolescente trabalhar como bolsista ou estagiário, mas nunca como empregado fixo de uma empresa.
O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) foi implantado em 1990, com o objetivo de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo país. Para tanto, o SAEB coleta especificamente informações sobre
a escola, gestão escolar, professores e alunos.
a escola, gestão escolar e dados dos municípios e estados.
os alunos e pais de escolas públicas e privadas.
os professores, coordenadores, diretores e pais dos alunos.
as secretarias municipais e estaduais de educação em todo país.
Conforme artigo 56 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de
reiteração de indisciplina, roubo na instituição envolvendo seus alunos e desrespeito às instâncias superiores da escola.
violência por parte de seus alunos, falta de participação dos pais em reuniões e descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares.
alunos que não apresentam documentação necessária para inscrição, falta de vagas em sua unidade e inadequação do aluno a sua unidade.
maus-tratos envolvendo seus alunos, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar esgotados os recursos escolares, e elevados níveis de repetência.
descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares, maus-tratos envolvendo seus alunos e reiteração de indisciplina.
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) considera criança a pessoa de até
9 anos de idade incompletos.
10 anos de idade incompletos.
11 anos de idade incompletos.
12 anos de idade incompletos.
13 anos de idade incompletos.
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