Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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  • A.

    assumir a formação integral do aluno e reforçar a necessidade do planejamento das atividades a serem desenvolvidas.

  • B.

    ter uma estrutura logística adequada, tais como quadras e laboratórios, para que possam ser trabalhados procedimentos, valores e normas.

  • C.

    realizar a avaliação de acordo com a matriz do SAEB, pois a mesma contempla também procedimentos, valores e atitudes.

  • D.

    proporcionar prioritariamente momentos lúdicos de jogos e brincadeiras, que auxiliem no desenvolvimento de procedimentos, normas e atitudes.

  • E.

    assumir a formação de seus profissionais, uma vez que a noção de conteúdo expressa nos documentos é complexa e de difícil compreensão.

AEducação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica (título capítulo II, seção II, Art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. O texto legal marca ainda a complementaridade entre as instituições de Educação Infantil e a família. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil constitui-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil com seus eixos de trabalho está agrupado em dois volumes relacionados aos seguintes âmbitos de experiência:

  • A.

    formação pessoal e relacional e conhecimento de mundo.

  • B.

    formação pessoal e relacional e interpretação de mundo.

  • C.

    formação corporal e motora e conhecimento de mundo.

  • D.

    formação pessoal e social e conhecimento de mundo.

  • E.

    formação corporal e motora e interpretação de mundo.

O censo escolar é realizado em âmbito nacional com informações referentes à educação básica em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Um dos objetivos deste processo é

  • A.

    avaliar as escolas públicas no que diz respeito às metodologias e práticas desenvolvidas.

  • B.

    gerar informações para a formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais no país.

  • C.

    coletar dados das escolas públicas do país para auxiliar diretores e coordenadores no monitoramento de suas ações.

  • D.

    fornecer subsídios para que os diretores e coordenadores das escolas possam implementar processos formativos mais eficientes.

  • E.

    coletar dados para compor banco de dados que auxilie no desenvolvimento de currículos mais contextualizados às demandas territoriais.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI – MEC), são componentes curriculares do âmbito Conhecimento de Mundo da Educação Infantil os seguintes eixos de trabalho:

  • A.

    movimento, música, artes visuais, imagem e fotografia, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

  • B.

    movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

  • C.

    linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática, educação física e desportos, artes e ciências da natureza.

  • D.

    movimento, música, artes visuais, português, matemática e ciências da natureza, educação física e atividades lúdicas.

  • E. movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e cultura e direitos humanos e das crianças.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais se constituem como um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. Neste sentido, este documento configura-se como

  • A.

    uma matriz curricular que deve ser executada por estados e municípios e tem como objetivo resolver os problemas educacionais do país.

  • B.

    um referencial curricular homogêneo, que deve ser aplicado por todos os estados para garantir bons resultados no sistema educacional.

  • C.

    um currículo que deve ser utilizado por todas as escolas do país, para garantir a qualidade da educação em escolas públicas e privadas.

  • D.

    uma matriz curricular a ser utilizada por todas as escolas públicas para garantir uma melhor avaliação no SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico).

  • E.

    um referencial curricular aberto e flexível a ser utilizado por estados e municípios e tem como objetivo contribuir com a qualidade da educação no país.

A LBDEN fixa seu efetivo de trabalho escolar em:

  • A.

    600 horas com 180 dias letivos.

  • B.

    800 horas com 200 dias letivos.

  • C.

    550 horas com 145 dias letivos.

  • D.

    280 horas com 100 dias letivos.

  • E.

    700 horas com 190 dias letivos.

Analise a situação hipotética relatada abaixo.

Duas berçaristas, Daniela e Júlia, estavam conversando sobre o que representa a função de cuidar na sua atividade profissional. Daniela defendia a ideia de que o cuidado é uma atividade intuitiva, que se aprimora com o fazer diário, com a experiência e observação. Júlia, embora concordasse com a importância da experiência e da observação, argumentou que o cuidar, principalmente do ponto de vista profissional, é uma atividade que transcende o entendimento prático.

Podemos afirmar que o argumento de Júlia está de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI- MEC/SEF – 1998), pois segundo esse documento, para se atingir os objetivos dos cuidados com a preservação da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas, é necessário que as atitudes e os procedimentos estejam:

  • A.

    apoiados em trocas com os profissionais mais experientes, que possuem um conhecimento empírico e podem esclarecer dúvidas e auxiliar na definição de condutas gerais e homogêneas.

  • B.

    direcionados a ações infantis previsíveis e predefinidas, baseadas em princípios comportamentalistas, que devem ser traduzidos emmetas e avaliados periodicamente.

  • C.

    fundamentados nas contribuições teóricas behavioristas, segundo as quais o cuidar é uma atividade subjetiva, que se dá através das trocas simbólicas entre aquele que cuida e aquele que é cuidado.

  • D.

    baseados em conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças, levando em consideração as diferentes realidades socioculturais.

  • E.

    relacionados às concepções filosóficas pós-estruturalistas, segundo as quais a atividade prática é resultado do treinamento e da observação neutra e imparcial da realidade.

Leia:

 

Tendo como foco o processo de avaliação Simave/Proeb, podemos afirmar, EXCETO:

  • A.

    A Matriz de Referência é formada por um conjunto de descritores que descrevem habilidades, explicitando os dois pontos básicos do que será avaliado: o conteúdo programático e o nível de operação mental desenvolvido no processo de aprendizagem.

  • B.

    No processo de avaliação Simave/Proeb os alunos respondem a testes de Língua Portuguesa e Matemática e questionários contextuais.

  • C.

    Proporciona conhecer especificamente os pontos fracos e fortes da aprendizagem dos alunos, propiciando fundamentação ao Plano de Intervenção Pedagógica (PIP).

  • D.

    A Matriz de Referência é um conjunto de indicações norteadoras de estratégias de ensino, substituindo os PCN’s e os currículos.

A Lei 8069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e dá outras providências. Em seu artigo 2º, o ECA, que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, considera, sem as excepcionalidades, criança e adolescente para efeitos dela própria.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A.

    Criança, pessoa de 12 anos de idade e adolescente aquela entre 12 e 16 anos de idade.

  • B.

    Criança, pessoa de 12 anos de idade incompletos e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade.

  • C.

    Criança, pessoa de 12 anos de idade incompletos e adolescente aquela entre 12 e 21 anos de idade.

  • D.

    Criança, pessoa de 12 anos de idade e adolescente aquela entre 13 e 21 anos de idade.

Quanto à proposta dos PCN’s, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Natureza aberta e inflexível que pretendem resolver todos os problemas que afetam a qualidade de ensino e da aprendizagem.

  • B.

    Modelo curricular homogêneo e impositivo que se sobrepõe à diversidade cultural das diferentes regiões do país.

  • C.

    Garantia de que sejam respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas.

  • D.

    Resultado de um processo autocrático, em todas as suas dimensões, envolvendo a contraposição de diferentes interesses e negociações políticas.

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