Questões sobre Fundamentos da Educação

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A sociedade contemporânea tem passado por rápidas transformações, exigindo do cidadão constantes movimentos de adaptação. No âmbito educacional, as mudanças também chegaram alterando modos de pensar e de ensinar. A interação entre duas ou mais disciplinas, podendo ir da simples comunicação à integração recíproca de conceitos fundamentais e princípios metodológicos é denominada

  • A.

    interdisciplinaridade.

  • B.

    transposição didática.

  • C.

    multidisciplinaridade.

  • D.

    multiculturalismo.

  • E.

    multirreferencialidade.

(...) a educação existe exatamente porque o homem é um ser gregário (...). Enquanto processo de formação humana, a educação é a única maneira pela qual é assegurada a continuidade da espécie, que assim consegue dominar a natureza e imprimir nela sua presença e sua maneira de ver o mundo.

O texto adaptado acima, de autoria de Walter Garcia, remete ao elemento presente na relação professor-aluno que se denomina

  • A.

    incentivo.

  • B.

    apoio pedagógico.

  • C.

    motivação.

  • D.

    estimulação.

  • E.

    interação.

A respeito dos objetivos do ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    Os objetivos gerais são responsáveis pela apresentação do projeto de ensino.

  • B.

    Os objetivos específicos são observáveis apenas a longo prazo.

  • C.

    As metas traçadas para uma escola fazem parte do escopo dos objetivos gerais.

  • D.

    Os objetivos específicos também são denominados objetivos motivacionais.

  • E.

    A definição dos conteúdos e dos conceitos a serem dominados é função dos objetivos gerais do ensino.

O conceito de Diversidade está associado à

I. pluralidade.

II. multiplicidade.

III. heterogeneidade.

É correto o que está contido em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

Saviani afirma que, durante a década de 80, no período que ficou conhecido como de abertura democrática, emergiram no campo educacional as pedagogias contra- -hegemônicas, dentre elas, encontra-se a

  • A.

    pedagogia dos excluídos.

  • B.

    educação inclusiva.

  • C.

    pedagogia da prática.

  • D.

    educação revolucionária.

  • E.

    pedagogia marxista.

Sarmento apoia-se em Prout e James (In: SARMENTO & GOUVEA) para indicar aspectos-chave do paradigma da investigação sociológica da infância, dentre eles:

  • A.

    as relações sociais estabelecidas entre as crianças e as suas culturas devem ser estudadas na perspectiva dos adultos.

  • B.

    a infância é um fenômeno que revela agudamente a dupla hermenêutica das ciências sociais.

  • C.

    os métodos experimentais de pesquisa ou de inquéritos são os mais adequados para o estudo da infância.

  • D.

    a infância é uma variável da análise social, por isso deve ser estudada separadamente das outras variáveis.

  • E.

    as crianças são e devem ser consideradas como sujeitos passivos de estruturas e processos sociais.

Gomes avalia que as condições da escola são bastante severas, tanto para os alunos quanto para os professores. Em relação aos professores, afirma que devem sobreviver num ambiente complexo, onde participam de milhares de interações sociais por dia. Cabe ao professor implementar as normas de ordem relacionadas, entre outros aspectos:

I. ao nível tolerável de ruído;

II. à preservação da privacidade num grande grupo;

III. às alternativas de ação quando o trabalho escolar termina antes do esperado;

IV. ao controle de quem entra e sai da sala de aula.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:

  • A.

    Pedagogia Liberal (tradicional, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatória (libertadora, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).

  • B.

    Pedagogia Liberal (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e Pedagogia Progressista (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).

  • C.

    Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).

  • D.

    Pedagogia Autoritária (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).

  • E.

    Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora,libertária e crítico-social dos conteúdos).

A inclusão de alunos(as) cegos(as) no ensino regular:

  • A.

    É no Brasil, uma prática antiga que acontece desde a educação infantil.

  • B.

    Depende, exclusivamente, do trabalho conjunto de profissionais especializados e da equipe escolar.

  • C.

    É um processo gradual e dinâmico, que assume diferentes formas segundo as necessidades e as características de cada aluno e o contexto da escola, e que a participação da família é imprescindível.

  • D.

    Todas as alternativas anteriores estão corretas.

A compreensão e valorização das funções sociais da escrita deve ter inicio

  • A.

    somente a partir do Ensino Fundamental II, quando os alunos já possuem um mínimo de conhecimento sobre a escrita.

  • B.

    na chegada da criança à escola e continuar até o final de sua formação, o que facilita a aprendizagem da leitura e escrita.

  • C.

    somente a partir do Ensino Médio, quando os alunos já possuem condições para compreensão deste tipo de relação com a escrita.

  • D.

    na família das crianças, uma vez que é função dos pais introduzir a criança ao mundo letrado e incentivar o uso da escrita.

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