Questões sobre Fundamentos da Educação

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Para as afirmativas abaixo escreva V(verdadeiro) e F(falso) e em seguida marque a sequência correta:

( ) Os fenômenos educacionais independem dos fenômenos sociais.

( ) As instituições pedagógicas são antes de tudo instituições sociais.

( ) Os sistemas pedagógicos mudam, quando mudam as relações de poder entre os seus membros.

( ) As instituições educacionais não refletem as características do sistema social.

( ) As ações dos professores são muitas vezes influenciadas pelas correntes políticas vigentes.

A sequência correta é:

  • A.

    F. V. V. F. V.

  • B.

    V. F. V. F. V.

  • C.

    V. V. F. F. V.

  • D.

    F. F. V. F. F.

  • E.

    Todas são verdadeiras.

Libâneo (1994) afirma que “dentro da escola há diferenças no modo de conduzir o processo de ensino”. Marque a afirmativa que destaca característica básica de uma escola.

  • A.

    o papel da escola é apenas o de adaptar as crianças ao meio social e a preparação para exercício de uma profissão.

  • B.

    a origem social dos alunos é determinante para o tipo de ensino a ser desenvolvido.

  • C.

    a escola deve garantir o acesso e a permanência do aluno, levando em conta as suas condições específicas.

  • D.

    a transformação da escola depende das instâncias superiores e não dos professores.

  • E.

    não cabe à escola envolver-se com as questões sociais e pessoais do aluno.

A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Os objetivos educacionais subdividem-se em gerais e específicos, subdividindo-se os específicos, quanto à sua abrangência, em três níveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao tema “Educação, ética e cidadania”, considere as afirmações a seguir.

I. Os educadores devem estar sempre atentos à coerência entre o discurso e a ação.

II. A participação dos estudantes na escola e na comunidade ajuda a formar seu caráter como cidadão.

III. A disposição para a mudança e para a transformação da escola potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

  • A.

    reconhecer que todo aluno tem a capacidade de aprender e neste sentido o educador é o responsável final pelo processo de aprendizagem dos alunos.

  • B.

    considerar que o aluno traz poucos conhecimentos para a escola e neste sentido o educador deve planejar sua aula de maneira detalhada.

  • C.

    possibilitar que o aluno entre em contato com diversas técnicas de produção de conhecimento, para que possam ser desenvolvidas habilidades procedimentais.

  • D.

    considerar o aluno como centro do processo educativo, sendo o educador o facilitador das aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos.

  • E.

    roporcionar conhecimento profissionalizante a todos os alunos para integrar a instituição educativa à sociedade.

Considerando as concepções filosóficas de Moacir Gadotti sobre a prática do professor, pode-se indicar como um de seus princípios a

  • A.

    dúvida.

  • B.

    certeza.

  • C.

    autoridade

  • D.

    inspiração.

  • E.

    teorização.

Ambas se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimentos que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeito a um ato de conhecer, isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas diferem uma da outra, uma vez que uma se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos do conhecimento, enquanto a outra diz respeito principalmente à dimensão didática. São elas:

  • A.

    transversalidade e multidisciplinaridade.

  • B.

    interdisciplinaridade e multiculturalidade.

  • C.

    transversalidade e interdisciplinaridade.

  • D.

    interculturalidade e transversalidade.

  • E.

    transdisciplinaridade e interculturalidade.

De acordo com Cipriano Luckesi, há três tendências filosóficas de interpretação da educação: redentora, reprodutivista e transformadora. A partir desse pressuposto, analise a seguinte situação: A professora Carla tem acompanhado o desenvolvimento de seus alunos de forma preocupada, pois não estão se desenvolvendo da forma como gostaria. Ela comenta com sua colega, Patrícia, o que ela pensa sobre a situação e pede conselhos para melhorar sua didática, que considera não estar adequada ao grupo escolar. Patrícia responde “O que você esperava? Estamos no Brasil, diante de crianças sem assistência, sem família para olhar, cuidar das tarefas”.

A posição de Patrícia demonstra uma concepção filosófica

  • A.

    redentora, pois Carla está preocupada com a situação de seus alunos.

  • B.

    reprodutivista, pois Patrícia percebe que Carla não acredita em mudanças.

  • C.

    transformadora, pois Carla tem certeza de que, com a ajuda de Patrícia, resolverá seus problemas.

  • D.

    reprodutivista, pois ela relaciona a situação dos alunos de Carla com a situação da sociedade.

  • E.

    transformadora, pois ela dá conselhos à Carla sobre como resolver a situação.

Segundo Libâneo (2004),“uma escola bem organizada e bem gerida é aquela que cria condições pedagógico-didát icas, organizacionais e operacionais que propiciam o bom desempenho dos professores em sala de aula, de modo que todos os seus alunos sejam bem-sucedidos na aprendizagem escolar”. Para se alcançar a qualidade social e pedagógica do projeto educativo, reafirma-se a relevância de ações pensadas e geridas de forma:

  • A.

    cooperada e participativa.

  • B.

    ética e funcional.

  • C.

    cooperada e funcional.

  • D.

    ética e cooperada.

  • E.

    funcional e participativa.

Ao fazer a crítica ao regime feudal e aos costumes da aristocracia, Jean-Jacques Rousseau preconiza uma educação afastada do artificialismo das convenções sociais. Da mesma forma que, na esfera política, o cidadão elabora as leis da sociedade democrática, também a educação busca a espontaneidade original, a fim de que o homem seja dono de si mesmo. Rosseau não dá muito valor ao conhecimento transmitido e quer que a criança aprenda a pensar, não como um processo que vem de fora para dentro, ao contrário, como desenvolvimento interno e natural. Segundo o filósofo Rosseau, a educação primeira deve, portanto, ser:

  • A.

    induzida

  • B.

    puramente positiva.

  • C.

    puramente negativa.

  • D.

    formal

  • E.

    livresca

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