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Para as afirmativas abaixo escreva V(verdadeiro) e F(falso) e em seguida marque a sequência correta:
( ) Os fenômenos educacionais independem dos fenômenos sociais.
( ) As instituições pedagógicas são antes de tudo instituições sociais.
( ) Os sistemas pedagógicos mudam, quando mudam as relações de poder entre os seus membros.
( ) As instituições educacionais não refletem as características do sistema social.
( ) As ações dos professores são muitas vezes influenciadas pelas correntes políticas vigentes.
A sequência correta é:
F. V. V. F. V.
V. F. V. F. V.
V. V. F. F. V.
F. F. V. F. F.
Todas são verdadeiras.
Libâneo (1994) afirma que dentro da escola há diferenças no modo de conduzir o processo de ensino. Marque a afirmativa que destaca característica básica de uma escola.
o papel da escola é apenas o de adaptar as crianças ao meio social e a preparação para exercício de uma profissão.
a origem social dos alunos é determinante para o tipo de ensino a ser desenvolvido.
a escola deve garantir o acesso e a permanência do aluno, levando em conta as suas condições específicas.
a transformação da escola depende das instâncias superiores e não dos professores.
não cabe à escola envolver-se com as questões sociais e pessoais do aluno.
A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
Os objetivos educacionais subdividem-se em gerais e específicos, subdividindo-se os específicos, quanto à sua abrangência, em três níveis.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
No que diz respeito ao tema Educação, ética e cidadania, considere as afirmações a seguir.
I. Os educadores devem estar sempre atentos à coerência entre o discurso e a ação.
II. A participação dos estudantes na escola e na comunidade ajuda a formar seu caráter como cidadão.
III. A disposição para a mudança e para a transformação da escola potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
reconhecer que todo aluno tem a capacidade de aprender e neste sentido o educador é o responsável final pelo processo de aprendizagem dos alunos.
considerar que o aluno traz poucos conhecimentos para a escola e neste sentido o educador deve planejar sua aula de maneira detalhada.
possibilitar que o aluno entre em contato com diversas técnicas de produção de conhecimento, para que possam ser desenvolvidas habilidades procedimentais.
considerar o aluno como centro do processo educativo, sendo o educador o facilitador das aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos.
roporcionar conhecimento profissionalizante a todos os alunos para integrar a instituição educativa à sociedade.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considerando as concepções filosóficas de Moacir Gadotti sobre a prática do professor, pode-se indicar como um de seus princípios a
dúvida.
certeza.
autoridade
inspiração.
teorização.
Ambas se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimentos que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeito a um ato de conhecer, isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas diferem uma da outra, uma vez que uma se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos do conhecimento, enquanto a outra diz respeito principalmente à dimensão didática. São elas:
transversalidade e multidisciplinaridade.
interdisciplinaridade e multiculturalidade.
transversalidade e interdisciplinaridade.
interculturalidade e transversalidade.
transdisciplinaridade e interculturalidade.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Cipriano Luckesi, há três tendências filosóficas de interpretação da educação: redentora, reprodutivista e transformadora. A partir desse pressuposto, analise a seguinte situação: A professora Carla tem acompanhado o desenvolvimento de seus alunos de forma preocupada, pois não estão se desenvolvendo da forma como gostaria. Ela comenta com sua colega, Patrícia, o que ela pensa sobre a situação e pede conselhos para melhorar sua didática, que considera não estar adequada ao grupo escolar. Patrícia responde O que você esperava? Estamos no Brasil, diante de crianças sem assistência, sem família para olhar, cuidar das tarefas.
A posição de Patrícia demonstra uma concepção filosófica
redentora, pois Carla está preocupada com a situação de seus alunos.
reprodutivista, pois Patrícia percebe que Carla não acredita em mudanças.
transformadora, pois Carla tem certeza de que, com a ajuda de Patrícia, resolverá seus problemas.
reprodutivista, pois ela relaciona a situação dos alunos de Carla com a situação da sociedade.
transformadora, pois ela dá conselhos à Carla sobre como resolver a situação.
Segundo Libâneo (2004),uma escola bem organizada e bem gerida é aquela que cria condições pedagógico-didát icas, organizacionais e operacionais que propiciam o bom desempenho dos professores em sala de aula, de modo que todos os seus alunos sejam bem-sucedidos na aprendizagem escolar. Para se alcançar a qualidade social e pedagógica do projeto educativo, reafirma-se a relevância de ações pensadas e geridas de forma:
cooperada e participativa.
ética e funcional.
cooperada e funcional.
ética e cooperada.
funcional e participativa.
Ao fazer a crítica ao regime feudal e aos costumes da aristocracia, Jean-Jacques Rousseau preconiza uma educação afastada do artificialismo das convenções sociais. Da mesma forma que, na esfera política, o cidadão elabora as leis da sociedade democrática, também a educação busca a espontaneidade original, a fim de que o homem seja dono de si mesmo. Rosseau não dá muito valor ao conhecimento transmitido e quer que a criança aprenda a pensar, não como um processo que vem de fora para dentro, ao contrário, como desenvolvimento interno e natural. Segundo o filósofo Rosseau, a educação primeira deve, portanto, ser:
induzida
puramente positiva.
puramente negativa.
formal
livresca
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