Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a seqüência correta quanto às definições dadas abaixo:

  • A.

    Planejamento, Plano, Projeto, Programa.

  • B.

    Plano, Programa, Planejamento, Projeto.

  • C.

    Projeto, Programa, Plano, Planejamento.

  • D.

    Planejamento, Projeto, Programa e Plano.

Belloni (2001) afirma que:

  • A.

    A educação para as mídias tem como objetivo a formação do usuário ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de informação e comunicação.

  • B.

    A educação para as mídias não é fundamental para a democratização das oportunidades educacionais, do acesso ao saber e da redução das desigualdades sociais.

  • C.

    A educação para as mídias implica em permanecer nas práticas meramente instrumentais, típicas de um certo tecnicismo redutor ou de um deslumbramento acrítico.

  • D.

    A educação para as mídias enfatiza mais a aquisição de conteúdos, negligenciando a aprendizagem autônoma e independente.

Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.

Os parâmetros curriculares nacionais definem os objetivos da educação como "capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla". Considerando-se o modo como são apresentados os sujeitos dos textos 2 e 3, os aspectos e situações descritas revelam questões de ordem:

  • A.

    cognitiva

  • B.

    afetiva

  • C.

    física

  • D.

    ética

A educação profissional de nível técnico destina-se à:

  • A.

    orientação geral para o trabalho de alunos vinculados ao ensino fundamental.

  • B.

    proporcionar formação profissional a alunos egressos do ensino fundamental

  • C.

    habilitar para o exercício de profissões, alunos concluintes de cursos tecnológicos

  • D.

    promover reprofissionalização de trabalhadores, independente de escolaridade prévia

  • E.

    proporcionar habilitação profissional a alunos vinculados ou egressos do ensino médio

Tomando os especialistas em assuntos educacionais como articuladores do Projeto Político Pedagógico, cabe especificamente ao administrador escolar atuar frente:

  • A.

    À consideração sobre em que medida os fatos e relações na escola concorrem para os fins da educação escolar, sem que, para isso, seja necessário considerar as condições existentes.

  • B.

    À utilização racional de recursos para a realização de práticas escolares, com o propósito de buscar o objetivo pedagógico da escola.

  • C.

    Ao planejamento, junto com o professor, do plano de ensino.

  • D.

    À sistematização e divulgação, junto à família, de informações sobre o aluno, especialmente sobre sua freqüência e rendimento escolar.

Segundo Belloni (2001), qual o papel da escola frente às tecnologias de informação e comunicação?

  • A.

    A escola deve atuar com indiferença frente às tecnologias de informação e comunicação, pois essas não possuem nenhuma influência ideológica na sociedade atual.

  • B.

    A escola deve selecionar todas as informações, no sentido de garantir ao aluno o contato com material verdadeiro. Por outro lado, as tecnologias de informação e comunicação devem buscar, através da escola, uma maior homogeneização do alunado.

  • C.

    A escola deve integrar as tecnologias de informação e comunicação porque elas já estão presentes e influentes em todas as esferas da vida social, cabendo à escola, especialmente à escola pública, atuar no sentido de compensar as terríveis desigualdades sociais e regionais que o acesso desigual a essas máquinas está gerando.

  • D.

    A escola não deve ser campo das tecnologias de informação e comunicação, pois essas massificam os indivíduos.

Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.

"Como já disse era um anjo safado / O chato de um querubim / Que decretou que eu tava predestinado / A ser todo ruim"

A forma como o sujeito expressa a sua condição, nos versos acima, revela uma forte orientação de base:

  • A.

    determinista

  • B.

    construtivista

  • C.

    associacionista

  • D.

    comportamentalista

Quanto à Educação Especial, a LDB estabelece:

I. Exclusividade de oferta na rede oficial de ensino, o que representa fator de cidadania, à medida em que promove a inclusão social.

II. Obrigatoriedade de serviço de apoio especializado na rede oficial de ensino, com vistas ao melhor atendimento e garantia de promoção da clientela, independente do tipo de deficiência que nela se registre.

III. O atendimento oficial na rede regular de ensino tem início a partir de 7 anos, uma vez que a faixa etária anterior exige maiores cuidados, tanto para o aluno deficiente quanto para o não deficiente

  • A.

    Somente a alternativa I responde corretamente à questão

  • B.

    Somente a alternativa II responde corretamente à questão

  • C.

    Somente a alternativa III responde corretamente à questão

  • D.

    Todas as alternativas estão incorretas.

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas

Luckesi (1996) destaca que "o acesso e a permanência na escola (...), nada significarão caso não estejam recheados pela qualidade do ensino e da aprendizagem (...)" (p.65). A busca dessa qualidade perpassa, dentre outros aspectos, pela avaliação do processo de apropriação de conhecimentos. Nesse desafio, cabe aos especialistas em assuntos educacionais:

  • A.

    Aplicar os instrumentos de avaliação nas diversas disciplinas curriculares, fazendo as médias de rendimento para ter um parâmetro de comparação com outras unidades escolares da rede.

  • B.

    Coordenar e participar do diagnóstico quantitativo do rendimento escolar, junto com o professor, com o fim de classificar os alunos para a formação de turmas homogêneas na aprendizagem, reduzindo com isso os índices de repetência.

  • C.

    Definir e elaborar a proposta e as estratégias de avaliação a serem adotadas pelos professores da unidade escolar, nos diferentes níveis de ensino.

  • D.

    Além de coordenar e participar da análise qualitativa e quantitativa do rendimento escolar, junto com o professor, discutir estratégias de avaliação que permitam a leitura de todo o processo educativo, prevendo mecanismos de redimensionamento do trabalho sempre que necessário.

Segundo Mazzotta (2001), o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelecido pela Lei n.º 8.069/90, no que se refere à criança e ao adolescente portadores de deficiência possui qual significado?

  • A.

    O Estatuto refere-se superficialmente à criança e ao adolescente portadores de deficiência.

  • B.

    Significa um importante caminho para o exercício de direitos até então presentes em "declarações" genéricas e abstratas.

  • C.

    O Estatuto acentua a necessidade de a criança e o adolescente portadores de deficiência serem atendidos em instituições especiais.

  • D.

    O Estatuto não se refere à criança e ao adolescente portadores de deficiência.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...