Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a seqüência correta quanto às definições dadas abaixo:
Planejamento, Plano, Projeto, Programa.
Plano, Programa, Planejamento, Projeto.
Projeto, Programa, Plano, Planejamento.
Planejamento, Projeto, Programa e Plano.
Belloni (2001) afirma que:
A educação para as mídias tem como objetivo a formação do usuário ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de informação e comunicação.
A educação para as mídias não é fundamental para a democratização das oportunidades educacionais, do acesso ao saber e da redução das desigualdades sociais.
A educação para as mídias implica em permanecer nas práticas meramente instrumentais, típicas de um certo tecnicismo redutor ou de um deslumbramento acrítico.
A educação para as mídias enfatiza mais a aquisição de conteúdos, negligenciando a aprendizagem autônoma e independente.
Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.
Os parâmetros curriculares nacionais definem os objetivos da educação como "capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla". Considerando-se o modo como são apresentados os sujeitos dos textos 2 e 3, os aspectos e situações descritas revelam questões de ordem:
cognitiva
afetiva
física
ética
A educação profissional de nível técnico destina-se à:
orientação geral para o trabalho de alunos vinculados ao ensino fundamental.
proporcionar formação profissional a alunos egressos do ensino fundamental
habilitar para o exercício de profissões, alunos concluintes de cursos tecnológicos
promover reprofissionalização de trabalhadores, independente de escolaridade prévia
proporcionar habilitação profissional a alunos vinculados ou egressos do ensino médio
Tomando os especialistas em assuntos educacionais como articuladores do Projeto Político Pedagógico, cabe especificamente ao administrador escolar atuar frente:
À consideração sobre em que medida os fatos e relações na escola concorrem para os fins da educação escolar, sem que, para isso, seja necessário considerar as condições existentes.
À utilização racional de recursos para a realização de práticas escolares, com o propósito de buscar o objetivo pedagógico da escola.
Ao planejamento, junto com o professor, do plano de ensino.
À sistematização e divulgação, junto à família, de informações sobre o aluno, especialmente sobre sua freqüência e rendimento escolar.
Segundo Belloni (2001), qual o papel da escola frente às tecnologias de informação e comunicação?
A escola deve atuar com indiferença frente às tecnologias de informação e comunicação, pois essas não possuem nenhuma influência ideológica na sociedade atual.
A escola deve selecionar todas as informações, no sentido de garantir ao aluno o contato com material verdadeiro. Por outro lado, as tecnologias de informação e comunicação devem buscar, através da escola, uma maior homogeneização do alunado.
A escola deve integrar as tecnologias de informação e comunicação porque elas já estão presentes e influentes em todas as esferas da vida social, cabendo à escola, especialmente à escola pública, atuar no sentido de compensar as terríveis desigualdades sociais e regionais que o acesso desigual a essas máquinas está gerando.
A escola não deve ser campo das tecnologias de informação e comunicação, pois essas massificam os indivíduos.
Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.
"Como já disse era um anjo safado / O chato de um querubim / Que decretou que eu tava predestinado / A ser todo ruim"
A forma como o sujeito expressa a sua condição, nos versos acima, revela uma forte orientação de base:
determinista
construtivista
associacionista
comportamentalista
Quanto à Educação Especial, a LDB estabelece:
I. Exclusividade de oferta na rede oficial de ensino, o que representa fator de cidadania, à medida em que promove a inclusão social.
II. Obrigatoriedade de serviço de apoio especializado na rede oficial de ensino, com vistas ao melhor atendimento e garantia de promoção da clientela, independente do tipo de deficiência que nela se registre.
III. O atendimento oficial na rede regular de ensino tem início a partir de 7 anos, uma vez que a faixa etária anterior exige maiores cuidados, tanto para o aluno deficiente quanto para o não deficiente
Somente a alternativa I responde corretamente à questão
Somente a alternativa II responde corretamente à questão
Somente a alternativa III responde corretamente à questão
Todas as alternativas estão incorretas.
Todas as alternativas estão corretas
Luckesi (1996) destaca que "o acesso e a permanência na escola (...), nada significarão caso não estejam recheados pela qualidade do ensino e da aprendizagem (...)" (p.65). A busca dessa qualidade perpassa, dentre outros aspectos, pela avaliação do processo de apropriação de conhecimentos. Nesse desafio, cabe aos especialistas em assuntos educacionais:
Aplicar os instrumentos de avaliação nas diversas disciplinas curriculares, fazendo as médias de rendimento para ter um parâmetro de comparação com outras unidades escolares da rede.
Coordenar e participar do diagnóstico quantitativo do rendimento escolar, junto com o professor, com o fim de classificar os alunos para a formação de turmas homogêneas na aprendizagem, reduzindo com isso os índices de repetência.
Definir e elaborar a proposta e as estratégias de avaliação a serem adotadas pelos professores da unidade escolar, nos diferentes níveis de ensino.
Além de coordenar e participar da análise qualitativa e quantitativa do rendimento escolar, junto com o professor, discutir estratégias de avaliação que permitam a leitura de todo o processo educativo, prevendo mecanismos de redimensionamento do trabalho sempre que necessário.
Segundo Mazzotta (2001), o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelecido pela Lei n.º 8.069/90, no que se refere à criança e ao adolescente portadores de deficiência possui qual significado?
O Estatuto refere-se superficialmente à criança e ao adolescente portadores de deficiência.
Significa um importante caminho para o exercício de direitos até então presentes em "declarações" genéricas e abstratas.
O Estatuto acentua a necessidade de a criança e o adolescente portadores de deficiência serem atendidos em instituições especiais.
O Estatuto não se refere à criança e ao adolescente portadores de deficiência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...