Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.
Ao revelarem pessoas em diferentes estágios de vida, desde a infância à fase adulta, os textos 2 e 3 relacionam-se à noção de projeto político-pedagógico, a qual referencia o compromisso da Educação com:
a formação política do cidadão
os modelos de ensino diversificado
o desenvolvimento do sujeito social
as etapas do desenvolvimento humano
Considerando os termos do Título IV da LDB, que trata da Organização da Educação Nacional, observa-se no rol de incumbências da União a tarefa de "estabelecer em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum"; tarefa essa que se revela cumprida através da definição pelo MEC:
I. dos elementos constitutivos da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada do currículo escolar brasileiro.
II. do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
III. dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
IV. dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
As alternativas I, II, III respondem corretamente ao enunciado
As alternativas II, III e IV respondem corretamente ao enunciado
As alternativas I, III e IV respondem corretamente ao enunciado
Somente a alternativa I responde corretamente ao enunciado
Todas as alternativas respondem corretamente ao enunciado
Segundo Alves (2001), para a melhoria da qualidade do ensino público é imprescindível que a escola assuma novas características, dentre outras, com bons equipamentos e recursos didático-pedagógicos, bem como com recursos humanos qualificados. Nesse contexto, cabe ao administrador escolar:
Coordenar e articular, anualmente, a elaboração e a reelaboração de dados da comunidade escolar, informando ao Conselho Municipal da Educação a situação sócio-econômica e familiar dos alunos, como base para a aquisição e distribuição dos recursos didáticopedagógicos para as escolas.
Organizar um cronograma de uso dos equipamentos e materiais didático-pedagógicos disponíveis na escola, agendar aulas de internet e dar formação aos profissionais do quadro funcional da unidade escolar.
Juntamente com a direção e outros especialistas em assuntos educacionais, organizar, distribuir, socializar e disponibilizar os recursos materiais existentes, bem como intervir na viabilização do acesso às novas tecnologias, investir na aquisição de acervo, prover um espaço amplo e mobiliado para o trabalho pedagógico, além de oportunizar a formação e a valorização permanente de seus recursos humanos.
Promover eventos somente com o fim de arrecadar fundos para equipar as escolas com recursos tecnológicos para o uso de alunos cujas famílias não lhes possam disponibilizar o acesso a esses meios.
Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) Lei n.º 9.394/96, em seu artigo 58, a educação infantil, em creches e similares, deve:
Receber somente crianças com um grau de deficiência que indique possibilidade real de ganhos no processo educacional.
Oferecer em seu espaço atendimento especializado em salas especiais para crianças de zero a 6 anos, considerando o tipo de deficiência apresentada.
Encaminhar as famílias de crianças com deficiência para buscarem atendimento unicamente nas instituições de educação especial.
Estar preparada para atender crianças com deficiência e outras necessidades especiais, a partir de zero ano.
Responda às questões 1 a 3 com base no Texto 1.
O elemento do cotidiano escolar que mais proximamente atende à necessidade de resgate da relação entre a educação do sujeito contemporâneo revelado no Texto 1 e sua integração social é:
currículo aberto
ensino integrado
avaliação continuada
atendimento individualizado
O processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental e médio, previsto na LDB como incumbência da União, vem identificado, respectivamente, através dos seguintes instrumentos
Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e Exame Nacional de Cursos – ENC
Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB e Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
Avaliação contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, realizada no decorrer do período letivo, o que se caracteriza como Avaliação Paralela.
Todas as alternativas acima respondem corretamente à questão
A Revista Pátio de fev./abr. 2003, apresenta como grande tema o Projeto Político Pedagógico, destacando os educadores como agentes curriculares. Quando tratamos de Projeto Político Pedagógico nas escolas, nos referimos:
Na Guatemala (maio, 1999) ocorreu a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência – Convenção da Guatemala. Qual o seu significado para a concepção inclusiva de educação?
Diferenciou a educação com base em condições pessoais do ser humano.
Foi um retrocesso para o processo de inclusão, retomando pensamentos segregadores presentes na Constituição de 1988.
Deixou clara a impossibilidade de diferenciação do indivíduo com base na deficiência.
Responda às questões 1 a 3 com base no Texto 1.
"... por toda parte, o tripé ciência/técnica/indústria perde seu caráter providencial. A idéia de progresso continua sedutora e cheia de promessas apenas nos lugares onde ainda se sonha com o bem-estar e com recursos técnicos libertadores. Mas ela começa a ser questionada no mundo do bem-estar."
(MORIN, E. et WULF, C (2002) Planeta - a aventura desconhecida. Trad. Portuguesa: São Paulo, UNESP, 2002. pp: 16)
Com base no trecho acima e no contexto descrito no Texto 1, pode-se fundamentar a motivação do seguinte traço característico da educação brasileira contemporânea:
declínio do interesse em processos tecnicistas
declínio do interesse em políticas educacionais
declínio do interesse em fundamentos filosóficos
declínio do interesse em preparação para o trabalho
O Ensino Religioso, por força de lei, compreende o currículo escolar brasileiro da seguinte forma:
I. Sua oferta é obrigatória a todas as escolas integrantes do sistema municipal de ensino, não obstante ser de matrícula facultativa.
II. É disciplina obrigatória a todas as escolas de ensino fundamental, não obstante ser de matrícula facultativa.
III. Sua operacionalização deve assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedada qualquer forma de proselitismo.
Somente a assertiva I completa corretamente o enunciado
Somente a assertiva II completa corretamente o enunciado.
Somente a assertiva III completa corretamente o enunciado
As assertivas I e III completam corretamente o enunciado
As assertivas II e III completam corretamente o enunciado
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...