Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em nada ou muito pouco vêm colaborar para tornar o processo ensino e aprendizagem mais prazeroso, eficiente e de qualidade.

  • A. Apenas I e III.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas III e IV.
  • D. I, II, III, IV.

Considerando a concepção inclusiva de educação, o papel das Instituições de Educação Especial é definido como:

  • A.

    Modalidade de ensino que funciona paralela ao ensino regular, podendo realizar as mesmas atividades que a escola regular, inclusive escolarizar.

  • B.

    Modalidade de ensino que se responsabilizará pelo atendimento ao aluno que não apresenta condições cognitivas para freqüentar o ensino regular.

  • C.

    Instituições que vêm impedindo o processo de inclusão e por isso devem ser extintas.

  • D.

    Modalidade que perpassa, como complemento ou suplemento, todas as etapas e níveis de ensino. Oferece um conjunto de recursos educacionais e de estratégias de apoio colocados à disposição dos alunos com deficiência, removendo barreiras que impedem a freqüência desses alunos às classes comuns do ensino regular.

Para Piaget, o jogo de exercício, que, segundo o autor, não tem outra finalidade que não o próprio prazer do funcionamento, e não é uma conduta exclusiva deste ou daquele período da vida, mas é uma ação evidente e a única forma de jogo possível para as crianças do período

  • A.

    hipotético dedutivo.

  • B.

    sensoriomotor.

  • C.

    operatório formal.

  • D.

    pré-operatório.

  • E.

    simbólico.

Na organização do currículo escolar brasileiro observa-se que:

I. Cada sistema de ensino e suas respectivas escolas têm ampla liberdade para definir seus componentes integradores. Orientação essa que firma o princípio da flexibilidade curricular propugnada pela LDB e confirma a tendência contemporânea de diversificação das fontes do currículo.

II. Língua Estrangeira Moderna é componente obrigatório em toda a extensão da educação básica, o que se justifica pelo crescente processo de planetarização das relações internacionais, seja no âmbito econômico, seja no âmbito cultural.

III. Mediante ajuste da proposta pedagógica da disciplina Educação Física à faixa etária da população escolar, a mesma passa a ser de caráter obrigatório aos cursos noturnos.

  • A.

    Somente a assertiva I está correta

  • B.

    Somente a assertiva II está correta

  • C.

    Somente a assertiva III está correta

  • D.

    Todas as assertivas estão corretas

  • E.

    Todas as assertivas estão incorretas

As Novas Tecnologias em Educação, tais como o uso da informática, a utilização da internet, da multimídia, e de outros recursos ligados às linguagens digitais de que atualmente dispomos estão cada vez mais presentes nas escolas para qualificar o processo educativo. Sobre estas é correto afirmar:

  • A.

    A integração destas à educação deverá se dar de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador.

  • B.

    A integração destas à educação deverá se dar de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador.

  • C.

    A obtenção de resultados qualitativos no processo educacional escolar com o uso dessas tecnologias depende da forma como elas são introduzidas e utilizadas nesse processo.

  • D.

    Em nada ou muito pouco vêm colaborar para tornar o processo ensino e aprendizagem mais prazeroso, eficiente e de qualidade.

Segundo Mazzotta (2001), "A inclusão da educação de deficientes, da educação dos excepcionais ou da educação especial na política educacional brasileira vem a ocorrer":

  • A.

    No final dos anos 20 e início da década de 30 do século XX.

  • B.

    No final dos anos 50 e início da década de 60 do século XX.

  • C.

    Somente com a Lei n.º 5.692/71.

  • D.

    Somente com a Lei n.º 4.024/61.

Segundo Freire, a autoconcentração é a marca característica do aluno na fase

  • A.

    de primeira infância.

  • B.

    de segunda infância

  • C.

    da pré-adolescência.

  • D.

    da adolescência.

  • E.

    adulta.

O percentual máximo de faltas que o aluno do ensino fundamental e médio pode acumular, sem que alcance o status de "reprovação por faltas", é:

  • A.

    25% do total de horas previstas para o período letivo

  • B.

    75% do total dos dias previstos para o período letivo

  • C.

    25% do total dos dias previstos para o período letivo

  • D.

    75% do total da carga horária de cada disciplina prevista para o período letivo

  • E.

    25% do total de carga horária de cada disciplina prevista para o período letivo

Para Mello (1985), a educação escolar democrática, no conjunto dos demais processos de transformação social, exerce um papel que é específico, mas não isolado, ou seja, que se articula, organicamente, às vezes contraditoriamente com a dinâmica de transformação da sociedade. Que papel é esse?

  • A.

    O de transmitir e repassar conhecimentos que preparem o aluno para o vestibular no término do ensino médio.

  • B.

    O de transmitir e repassar conhecimentos que preparem o aluno para o vestibular no término do ensino médio.

  • C.

    O de garantir, às camadas populares, a aquisição de conhecimentos que favoreçam sua inserção na dinâmica mais geral das mudanças que ocorrem na sociedade.

  • D.

    O de transmitir conhecimentos úteis e técnicos aos alunos, para garantir-lhes uma vaga no mercado de trabalho.

No Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto –, a Constituição Federal (1988) prescreve em seu artigo 208, item III, prescreve que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia: atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Segundo a concepção inclusiva o termo preferencialmente refere-se:

  • A.

    Ao atendimento educacional especializado, ou seja, por meio de instrumentos necessários à eliminação das barreiras que as pessoas com deficiência têm para relacionar-se com o ambiente externo. Devem estar disponíveis em todos os níveis de ensino escolar, de preferência nas escolas comuns da rede regular.

  • B.

    Ao atendimento educacional especializado, no entanto, não indica que este deverá ocorrer em princípio nas escolas comuns da rede regular.

  • C.

    Ao atendimento educacional especializado, cabendo à escola definir se atenderá ou não ao aluno.

  • D.

    Ao atendimento educacional especializado, afirmando que este deve ser realizado pelas instituições especiais nas escolas regulares.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...