Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em nada ou muito pouco vêm colaborar para tornar o processo ensino e aprendizagem mais prazeroso, eficiente e de qualidade.
Considerando a concepção inclusiva de educação, o papel das Instituições de Educação Especial é definido como:
Modalidade de ensino que funciona paralela ao ensino regular, podendo realizar as mesmas atividades que a escola regular, inclusive escolarizar.
Modalidade de ensino que se responsabilizará pelo atendimento ao aluno que não apresenta condições cognitivas para freqüentar o ensino regular.
Instituições que vêm impedindo o processo de inclusão e por isso devem ser extintas.
Modalidade que perpassa, como complemento ou suplemento, todas as etapas e níveis de ensino. Oferece um conjunto de recursos educacionais e de estratégias de apoio colocados à disposição dos alunos com deficiência, removendo barreiras que impedem a freqüência desses alunos às classes comuns do ensino regular.
Para Piaget, o jogo de exercício, que, segundo o autor, não tem outra finalidade que não o próprio prazer do funcionamento, e não é uma conduta exclusiva deste ou daquele período da vida, mas é uma ação evidente e a única forma de jogo possível para as crianças do período
hipotético dedutivo.
sensoriomotor.
operatório formal.
pré-operatório.
simbólico.
Na organização do currículo escolar brasileiro observa-se que:
I. Cada sistema de ensino e suas respectivas escolas têm ampla liberdade para definir seus componentes integradores. Orientação essa que firma o princípio da flexibilidade curricular propugnada pela LDB e confirma a tendência contemporânea de diversificação das fontes do currículo.
II. Língua Estrangeira Moderna é componente obrigatório em toda a extensão da educação básica, o que se justifica pelo crescente processo de planetarização das relações internacionais, seja no âmbito econômico, seja no âmbito cultural.
III. Mediante ajuste da proposta pedagógica da disciplina Educação Física à faixa etária da população escolar, a mesma passa a ser de caráter obrigatório aos cursos noturnos.
Somente a assertiva I está correta
Somente a assertiva II está correta
Somente a assertiva III está correta
Todas as assertivas estão corretas
Todas as assertivas estão incorretas
As Novas Tecnologias em Educação, tais como o uso da informática, a utilização da internet, da multimídia, e de outros recursos ligados às linguagens digitais de que atualmente dispomos estão cada vez mais presentes nas escolas para qualificar o processo educativo. Sobre estas é correto afirmar:
A integração destas à educação deverá se dar de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador.
A integração destas à educação deverá se dar de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador.
A obtenção de resultados qualitativos no processo educacional escolar com o uso dessas tecnologias depende da forma como elas são introduzidas e utilizadas nesse processo.
Em nada ou muito pouco vêm colaborar para tornar o processo ensino e aprendizagem mais prazeroso, eficiente e de qualidade.
Segundo Mazzotta (2001), "A inclusão da educação de deficientes, da educação dos excepcionais ou da educação especial na política educacional brasileira vem a ocorrer":
No final dos anos 20 e início da década de 30 do século XX.
No final dos anos 50 e início da década de 60 do século XX.
Somente com a Lei n.º 5.692/71.
Somente com a Lei n.º 4.024/61.
Segundo Freire, a autoconcentração é a marca característica do aluno na fase
de primeira infância.
de segunda infância
da pré-adolescência.
da adolescência.
adulta.
O percentual máximo de faltas que o aluno do ensino fundamental e médio pode acumular, sem que alcance o status de "reprovação por faltas", é:
25% do total de horas previstas para o período letivo
75% do total dos dias previstos para o período letivo
25% do total dos dias previstos para o período letivo
75% do total da carga horária de cada disciplina prevista para o período letivo
25% do total de carga horária de cada disciplina prevista para o período letivo
Para Mello (1985), a educação escolar democrática, no conjunto dos demais processos de transformação social, exerce um papel que é específico, mas não isolado, ou seja, que se articula, organicamente, às vezes contraditoriamente com a dinâmica de transformação da sociedade. Que papel é esse?
O de transmitir e repassar conhecimentos que preparem o aluno para o vestibular no término do ensino médio.
O de transmitir e repassar conhecimentos que preparem o aluno para o vestibular no término do ensino médio.
O de garantir, às camadas populares, a aquisição de conhecimentos que favoreçam sua inserção na dinâmica mais geral das mudanças que ocorrem na sociedade.
O de transmitir conhecimentos úteis e técnicos aos alunos, para garantir-lhes uma vaga no mercado de trabalho.
No Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto –, a Constituição Federal (1988) prescreve em seu artigo 208, item III, prescreve que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia: atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Segundo a concepção inclusiva o termo preferencialmente refere-se:
Ao atendimento educacional especializado, ou seja, por meio de instrumentos necessários à eliminação das barreiras que as pessoas com deficiência têm para relacionar-se com o ambiente externo. Devem estar disponíveis em todos os níveis de ensino escolar, de preferência nas escolas comuns da rede regular.
Ao atendimento educacional especializado, no entanto, não indica que este deverá ocorrer em princípio nas escolas comuns da rede regular.
Ao atendimento educacional especializado, cabendo à escola definir se atenderá ou não ao aluno.
Ao atendimento educacional especializado, afirmando que este deve ser realizado pelas instituições especiais nas escolas regulares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...