Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A tarefa fundamental da escola é

  • A.

    ensinar os movimentos e sua relação com o pensar.

  • B.

    promover o fazer juntamente com o compreender.

  • C.

    ativar os esquemas motores das crianças.

  • D.

    ensinar as relações intelectuais nos movimentos.

  • E.

    promover o bem estar da criança sem necessariamente ensinar nada.

A oferta de educação pelo poder público municipal deve cobrir, com prioridade,

  • A.

    a educação infantil e o ensino fundamental

  • B.

    a educação infantil

  • C.

    o ensino fundamental.

  • D.

    o ensino médio.

  • E.

    toda a educação básica.

A coordenação, atualização, organização e socialização da legislação do ensino e de administração de pessoal da unidade escolar são atribuições que competem:

  • A.

    Apenas ao(à) secretário(a) da escola.

  • B.

    Ao administrador escolar e/ou ao diretor.

  • C.

    Ao Conselho Municipal de Educação.

  • D.

    Apenas ao Sindicato que representa a categoria.

Na perspectiva de um ensino para todos e aberto às diferenças, avalia-se:

  • A.

    A aprendizagem considerando o desenvolvimento do grupo.

  • B.

    A aprendizagem pelo percurso do aluno no decorrer de um curso. Leva-se em conta o que ele é capaz de fazer para ultrapassar suas dificuldades, construir os conhecimentos, tratar informações, organizar seu trabalho e participar ativamente da vida escolar.

  • C.

    A aprendizagem considerando os objetivos traçados e a capacidade do aluno responder ao esperado.

  • D.

    A aprendizagem do aluno, seu rendimento individual. No entanto, todo o investimento do processo educacional é feito na perspectiva de que o aluno com deficiência se iguale aos outros alunos.

A pedagogia crítico-superadora, que busca responder a determinados interesses de classe é diagnóstica, judicativa e teleológica. É teleológica porque

  • A.

    apresenta os benefícios filosóficos.

  • B.

    determina um alvo onde quer chegar.

  • C.

    se antagoniza com a pedagogia piagetiana.

  • D.

    se exime de qualquer aspecto político.

  • E.

    é baseada em lógica cartesiana.

Papel do professor: transmitir conteúdos interligados à experiência concreta do aluno. Papel do aluno: aprender os conteúdos para ultrapassar o pré-saber e adquirir o conhecimento sistematizado. Estamos nos referindo à pedagogia:

  • A.

    Tradicional.

  • B.

    Nova

  • C.

    Crítico- social dos conteúdos

  • D.

    Libertadora

  • E.

    Tecnicista.

Segundo Martins (1991), o planejamento, como elemento do processo administrativo, inclui:

  • A.

    A determinação de objetivos, políticas, métodos e programas a serem desenvolvidos, bem como das formas de acompanhamento e controle.

  • B.

    Determinação de objetivos, políticas e métodos, as metas a serem alcançadas, o cronograma e a avaliação.

  • C.

    Políticas, técnicas, métodos, os planos a serem desenvolvidos e sua implementação.

  • D.

    Introdução, justificativa, conteúdos, determinação de objetivos, os métodos e o cronograma.

É correto afirmar que:

  • A.

    Uma avaliação classificatória promove o diálogo entre os professores, entre professores e alunos e entre a escola e os pais, pela profundidade do acompanhamento.

  • B.

    A busca de objetividade e precisão em avaliação desvia o olhar do educador acerca do potencial do educando.

  • C.

    Notas e conceitos classificatórios não padronizam o que é diferente, personalizando as dificuldades e os avanços de cada aluno.

  • D.

    Uma análise qualitativa em avaliação não relativiza o certo e o errado.

Dentre os métodos de ensino, que podem ser utilizados pelos professores, existe um no qual é apresentada uma situação aos alunos e os mesmos deverão encontrar uma ou mais respostas, explorando estratégias independentes. Esse método é conhecido como ensino

  • A.

    científico.

  • B.

    globalizado.

  • C.

    do descobrimento guiado.

  • D.

    por solução de problemas.

  • E.

    por tentativa, erro e acertos casuais.

Considere os itens abaixo:

I - Visão do Homem: centrada na existência, na vida, na atividade. Descoberta das diferenças individuais. Eixo Principal: o sentimento. Importante: o aspecto psicológico (processos mentais e habilidades cognitivas), os métodos, o aluno, os interesses, a espontaneidade, o não diretivismo (a não intervenção do professor), qualidade de ensino, a relação do professor e aluno (democrática). Experiências vividas.

II - Não pressupõe explicitamente uma visão de homem. Eixo Principal: eficiência técnica, produtividade. Importante: a objetivação e a operacionalização do trabalho pedagógico (procura-se eliminar subjetividade; o professor e o aluno são executores do processo educativo); técnicas e métodos; diretivismo; quantidade e qualidade técnica; conhecimento positivo e técnico (especialização e profissionalização).Preocupação Política: inclusão do indivíduo na máquina produtiva do sistema social global.

III - Visão de Homem: totalidade (síntese de múltiplas determinações), processo (faz-se a si próprio ao fazer a sua história). Eixo Principal: a lógica dialética.Importante: o conteúdo (concreto englobando o sócio-político-históricocultural); o professor; a escola; o saber (vinculado ao social); diretivismo (intervenção do professor); o engajamento político; a competência técnica, interesse pelas classes populares.Preocupação Política: democratização ou socialização do ensino e a transformação da sociedade.

Os itens I, II e III identificam, respectivamente, procedimentos que estão de acordo com as tendências pedagógicas da

  • A.

    Pedagogia Tecnicista, Libertadora e Nova

  • B.

    Pedagogia Libertadora, Nova e Tradicional

  • C.

    Pedagogia Crítico-social dos conteúdos, Libertadora e Nova

  • D.

    Pedagogia Nova, tecnicista e Crítico-social dos conteúdos.

  • E.

    Pedagogia Crítico-social dos conteúdos, Nova e tecnicista

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...