Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A tarefa fundamental da escola é
ensinar os movimentos e sua relação com o pensar.
promover o fazer juntamente com o compreender.
ativar os esquemas motores das crianças.
ensinar as relações intelectuais nos movimentos.
promover o bem estar da criança sem necessariamente ensinar nada.
A oferta de educação pelo poder público municipal deve cobrir, com prioridade,
a educação infantil e o ensino fundamental
a educação infantil
o ensino fundamental.
o ensino médio.
toda a educação básica.
A coordenação, atualização, organização e socialização da legislação do ensino e de administração de pessoal da unidade escolar são atribuições que competem:
Apenas ao(à) secretário(a) da escola.
Ao administrador escolar e/ou ao diretor.
Ao Conselho Municipal de Educação.
Apenas ao Sindicato que representa a categoria.
Na perspectiva de um ensino para todos e aberto às diferenças, avalia-se:
A aprendizagem considerando o desenvolvimento do grupo.
A aprendizagem pelo percurso do aluno no decorrer de um curso. Leva-se em conta o que ele é capaz de fazer para ultrapassar suas dificuldades, construir os conhecimentos, tratar informações, organizar seu trabalho e participar ativamente da vida escolar.
A aprendizagem considerando os objetivos traçados e a capacidade do aluno responder ao esperado.
A aprendizagem do aluno, seu rendimento individual. No entanto, todo o investimento do processo educacional é feito na perspectiva de que o aluno com deficiência se iguale aos outros alunos.
A pedagogia crítico-superadora, que busca responder a determinados interesses de classe é diagnóstica, judicativa e teleológica. É teleológica porque
apresenta os benefícios filosóficos.
determina um alvo onde quer chegar.
se antagoniza com a pedagogia piagetiana.
se exime de qualquer aspecto político.
é baseada em lógica cartesiana.
Papel do professor: transmitir conteúdos interligados à experiência concreta do aluno. Papel do aluno: aprender os conteúdos para ultrapassar o pré-saber e adquirir o conhecimento sistematizado. Estamos nos referindo à pedagogia:
Tradicional.
Nova
Crítico- social dos conteúdos
Libertadora
Tecnicista.
Segundo Martins (1991), o planejamento, como elemento do processo administrativo, inclui:
A determinação de objetivos, políticas, métodos e programas a serem desenvolvidos, bem como das formas de acompanhamento e controle.
Determinação de objetivos, políticas e métodos, as metas a serem alcançadas, o cronograma e a avaliação.
Políticas, técnicas, métodos, os planos a serem desenvolvidos e sua implementação.
Introdução, justificativa, conteúdos, determinação de objetivos, os métodos e o cronograma.
É correto afirmar que:
Uma avaliação classificatória promove o diálogo entre os professores, entre professores e alunos e entre a escola e os pais, pela profundidade do acompanhamento.
A busca de objetividade e precisão em avaliação desvia o olhar do educador acerca do potencial do educando.
Notas e conceitos classificatórios não padronizam o que é diferente, personalizando as dificuldades e os avanços de cada aluno.
Uma análise qualitativa em avaliação não relativiza o certo e o errado.
Dentre os métodos de ensino, que podem ser utilizados pelos professores, existe um no qual é apresentada uma situação aos alunos e os mesmos deverão encontrar uma ou mais respostas, explorando estratégias independentes. Esse método é conhecido como ensino
científico.
globalizado.
do descobrimento guiado.
por solução de problemas.
por tentativa, erro e acertos casuais.
Considere os itens abaixo:
I - Visão do Homem: centrada na existência, na vida, na atividade. Descoberta das diferenças individuais. Eixo Principal: o sentimento. Importante: o aspecto psicológico (processos mentais e habilidades cognitivas), os métodos, o aluno, os interesses, a espontaneidade, o não diretivismo (a não intervenção do professor), qualidade de ensino, a relação do professor e aluno (democrática). Experiências vividas.
II - Não pressupõe explicitamente uma visão de homem. Eixo Principal: eficiência técnica, produtividade. Importante: a objetivação e a operacionalização do trabalho pedagógico (procura-se eliminar subjetividade; o professor e o aluno são executores do processo educativo); técnicas e métodos; diretivismo; quantidade e qualidade técnica; conhecimento positivo e técnico (especialização e profissionalização).Preocupação Política: inclusão do indivíduo na máquina produtiva do sistema social global.
III - Visão de Homem: totalidade (síntese de múltiplas determinações), processo (faz-se a si próprio ao fazer a sua história). Eixo Principal: a lógica dialética.Importante: o conteúdo (concreto englobando o sócio-político-históricocultural); o professor; a escola; o saber (vinculado ao social); diretivismo (intervenção do professor); o engajamento político; a competência técnica, interesse pelas classes populares.Preocupação Política: democratização ou socialização do ensino e a transformação da sociedade.
Os itens I, II e III identificam, respectivamente, procedimentos que estão de acordo com as tendências pedagógicas da
Pedagogia Tecnicista, Libertadora e Nova
Pedagogia Libertadora, Nova e Tradicional
Pedagogia Crítico-social dos conteúdos, Libertadora e Nova
Pedagogia Nova, tecnicista e Crítico-social dos conteúdos.
Pedagogia Crítico-social dos conteúdos, Nova e tecnicista
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...