Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde — objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios —, julgue os itens a seguir.

Para trabalhar com a abordagem por competências, o profissional deve evitar as armadilhas da pedagogia tradicional, resistindo à tentação de ministrar aulas e aportando o mínimo requerido, aceitando a desordem e a incompletude, desistindo da organização dos conhecimentos tanto na transmissão quanto na mente dos alunos, além de ter prática pessoal no uso dos conhecimentos e uma relação pragmática com o saber.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na prática, a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico em seus diferentes níveis de atuação e a comunidade, compreendida como a população-alvo que não se encontra normalmente nas três outras dimensões. Com relação aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa em saúde e segundo as tendências pedagógicas, julgue os itens seguintes.

As propostas de educação continuada da pedagogia tradicional originam-se na ideia de que, mesmo com a excelência da formação existente, os trabalhadores da saúde devem sempre se aperfeiçoar pela continuidade da transferência de conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das relações de trabalho em uma perspectiva emancipadora, assinale a opção correta.

  • A.

    Para se desvencilhar da fragmentação, do controle hierárquico e da divisão do trabalho, a escola não precisa criar condições para gerar outra forma de organização do trabalho pedagógico.

  • B.

    A reorganização das ações no interior da escola deve ser construída de forma individual e por meio da busca de soluções externas à escola.

  • C.

    As relações de trabalho na escola devem ser determinadas pelas atitudes de solidariedade, de reciprocidade e de participação coletiva.

  • D.

    na escola, as relações de trabalho devem ser regidas pelos princípios da divisão de trabalho, da fragmentação e da hierarquia.

Acerca dos tipos de liderança, assinale a opção correta.

  • A.

    No tipo democrático, as decisões são tomadas com a participação das pessoas, discutindo-se os objetivos e as ações propostas pelos membros do grupo.

  • B.

    No tipo autoritário, há boa integração entre os membros e as relações interpessoais são boas e definidoras das práticas.

  • C.

    No tipo democrático, o líder decide, distribui tarefas e controla as ações, não havendo participação dos membros da equipe na tomada de decisões.

  • D.

    No tipo autoritário, o papel do líder é irrelevante, tendo fraca participação na definição de objetivos e pouco empenho na gestão e na organização das ações.

Em relação às habilidades de liderança, em uma concepção promotora da participação, assinale a opção correta.

  • A.

    Em uma gestão participativa, basta haver no grupo pessoas que apenas planejem as ações, pensem na execução dos objetivos e administrem os recursos financeiros e materiais, devendo-se evitar o compartilhamento das práticas e das metas.

  • B.

    A tendência atual é a de compreender que as habilidades e as capacidades de liderança não podem ser desenvolvidas por todos os componentes da equipe escolar.

  • C.

    Em uma coordenação, o líder não precisa saber articular responsabilidades individuais com responsabilidades coletivas.

  • D.

    Em uma gestão participativa, deve haver compartilhamento de objetivos, de valores e de ações, de forma que os interesses do grupo sejam canalizados para esse objetivo e várias pessoas possam assumir a liderança e desenvolver essas qualidades.

Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

A solução de problemas, conforme a abordagem participativa de gestão, inclui a definição do problema e dos objetivos, a solicitação de dados e opiniões aos participantes, o esclarecimento de situações confusas e a síntese das discussões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao término da reunião pedagógica, é fundamental que o Orientador Pedagógico faça a leitura da ata da reunião.

Esse registro tem a vantagem de:

I - apontar quem faltou à reunião para levar ao conhecimento do diretor da escola;
II - garantir a memória da discussão coletiva e a história da participação do grupo;
III - apresentar a produtividade, no final do mês, ao diretor financeiro da escola;
IV - garantir o vigor da reunião e qualificar o trabalho coletivo, ao registrar o conteúdo das decisões tomadas.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    I e II, apenas;

  • B.

    II e III, apenas;

  • C.

    III e IV, apenas;

  • D.

    I e IV, apenas;

  • E.

    II e IV, apenas.

Quando a escola propõe a criação dos Conselhos de Classe, define o propósito de:

  • A.

    reunir os professores somente para discutir as necessidades de material audiovisual da escola;

  • B.

    apontar os alunos considerados rebeldes, com vistas a sua exclusão da escola;

  • C.

    apontar os alunos considerados rebeldes, com vistas a sua exclusão da escola;

  • D.

    indicar os alunos faltosos e adotar procedimentos para que a escola os elimine;

  • E.

    discutir casos concretos do dia-a-dia de sala de aula, com suas contradições e desafios.

É com a diversidade cultural que o Orientador Pedagógico se defronta e deve trabalhar. O grupo de professores é seu foco de atuação na escola e lidar com ele implica em:

  • A.

    considerar suas especificidades, identificando suas demandas e promovendo ações para atendê-las.

  • B.

    distinguir, na prática escolar, os que são mais habilitados dos menos habilitados, excluindo estes últimos;

  • C.

    conduzir o grupo para a configuração, na escola, de turmas homogêneas e iguais;

  • D.

    praticar uma orientação voltada para os mais capazes, em detrimento dos demais;

  • E.

    reproduzir a dominação existente na sociedade, valorizando os professores que pensam como ele.

Assinale a alternativa que indica as qualidades valorizadas pelo modelo das competências aplicado ao campo da educação profissional.

  • A.

    Especialização; Portabilidade; Segmentação; Orientação a Objetivos.

  • B.

    Laboriosidade; Focalização; Customização; Transparência.

  • C.

    Humanização; Comunicabilidade; Interatividade; Operabilidade.

  • D.

    Extensão; Intercambiabilidade; Objetividade; Facilitação.

  • E.

    Flexibilidade; Transferibilidade; Polivalência; Empregabilidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...