Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios , julgue os itens a seguir.
Para trabalhar com a abordagem por competências, o profissional deve evitar as armadilhas da pedagogia tradicional, resistindo à tentação de ministrar aulas e aportando o mínimo requerido, aceitando a desordem e a incompletude, desistindo da organização dos conhecimentos tanto na transmissão quanto na mente dos alunos, além de ter prática pessoal no uso dos conhecimentos e uma relação pragmática com o saber.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Na prática, a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico em seus diferentes níveis de atuação e a comunidade, compreendida como a população-alvo que não se encontra normalmente nas três outras dimensões. Com relação aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa em saúde e segundo as tendências pedagógicas, julgue os itens seguintes.
As propostas de educação continuada da pedagogia tradicional originam-se na ideia de que, mesmo com a excelência da formação existente, os trabalhadores da saúde devem sempre se aperfeiçoar pela continuidade da transferência de conhecimento.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das relações de trabalho em uma perspectiva emancipadora, assinale a opção correta.
Para se desvencilhar da fragmentação, do controle hierárquico e da divisão do trabalho, a escola não precisa criar condições para gerar outra forma de organização do trabalho pedagógico.
A reorganização das ações no interior da escola deve ser construída de forma individual e por meio da busca de soluções externas à escola.
As relações de trabalho na escola devem ser determinadas pelas atitudes de solidariedade, de reciprocidade e de participação coletiva.
na escola, as relações de trabalho devem ser regidas pelos princípios da divisão de trabalho, da fragmentação e da hierarquia.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos tipos de liderança, assinale a opção correta.
No tipo democrático, as decisões são tomadas com a participação das pessoas, discutindo-se os objetivos e as ações propostas pelos membros do grupo.
No tipo autoritário, há boa integração entre os membros e as relações interpessoais são boas e definidoras das práticas.
No tipo democrático, o líder decide, distribui tarefas e controla as ações, não havendo participação dos membros da equipe na tomada de decisões.
No tipo autoritário, o papel do líder é irrelevante, tendo fraca participação na definição de objetivos e pouco empenho na gestão e na organização das ações.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação às habilidades de liderança, em uma concepção promotora da participação, assinale a opção correta.
Em uma gestão participativa, basta haver no grupo pessoas que apenas planejem as ações, pensem na execução dos objetivos e administrem os recursos financeiros e materiais, devendo-se evitar o compartilhamento das práticas e das metas.
A tendência atual é a de compreender que as habilidades e as capacidades de liderança não podem ser desenvolvidas por todos os componentes da equipe escolar.
Em uma coordenação, o líder não precisa saber articular responsabilidades individuais com responsabilidades coletivas.
Em uma gestão participativa, deve haver compartilhamento de objetivos, de valores e de ações, de forma que os interesses do grupo sejam canalizados para esse objetivo e várias pessoas possam assumir a liderança e desenvolver essas qualidades.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
A solução de problemas, conforme a abordagem participativa de gestão, inclui a definição do problema e dos objetivos, a solicitação de dados e opiniões aos participantes, o esclarecimento de situações confusas e a síntese das discussões.
Ao término da reunião pedagógica, é fundamental que o Orientador Pedagógico faça a leitura da ata da reunião.
Esse registro tem a vantagem de:
I - apontar quem faltou à reunião para levar ao conhecimento do diretor da escola;
II - garantir a memória da discussão coletiva e a história da participação do grupo;
III - apresentar a produtividade, no final do mês, ao diretor financeiro da escola;
IV - garantir o vigor da reunião e qualificar o trabalho coletivo, ao registrar o conteúdo das decisões tomadas.
Assinale as afirmativas corretas:
I e II, apenas;
II e III, apenas;
III e IV, apenas;
I e IV, apenas;
II e IV, apenas.
Quando a escola propõe a criação dos Conselhos de Classe, define o propósito de:
reunir os professores somente para discutir as necessidades de material audiovisual da escola;
apontar os alunos considerados rebeldes, com vistas a sua exclusão da escola;
apontar os alunos considerados rebeldes, com vistas a sua exclusão da escola;
indicar os alunos faltosos e adotar procedimentos para que a escola os elimine;
discutir casos concretos do dia-a-dia de sala de aula, com suas contradições e desafios.
É com a diversidade cultural que o Orientador Pedagógico se defronta e deve trabalhar. O grupo de professores é seu foco de atuação na escola e lidar com ele implica em:
considerar suas especificidades, identificando suas demandas e promovendo ações para atendê-las.
distinguir, na prática escolar, os que são mais habilitados dos menos habilitados, excluindo estes últimos;
conduzir o grupo para a configuração, na escola, de turmas homogêneas e iguais;
praticar uma orientação voltada para os mais capazes, em detrimento dos demais;
reproduzir a dominação existente na sociedade, valorizando os professores que pensam como ele.
Assinale a alternativa que indica as qualidades valorizadas pelo modelo das competências aplicado ao campo da educação profissional.
Especialização; Portabilidade; Segmentação; Orientação a Objetivos.
Laboriosidade; Focalização; Customização; Transparência.
Humanização; Comunicabilidade; Interatividade; Operabilidade.
Extensão; Intercambiabilidade; Objetividade; Facilitação.
Flexibilidade; Transferibilidade; Polivalência; Empregabilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...