Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A avaliação somativa procura identificar em que grau os objetivos propostos foram alcançados. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o momento do processo de ensino e aprendizagem em que ela deve ser realizada.

  • A.

    No início do ano letivo.

  • B.

    No início da unidade de ensino.

  • C.

    Ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

  • D.

    Diariamente, em cada aula.

  • E.

    No encerramento do processo de ensino, ao final do ano letivo.

Competências e habilidades precisam ser desenvolvidas na escola, uma vez que são elas que permitem aos alunos

  • A.

    alocar significado às suas vidas, orientando-os na escolha de rumos de ação compatíveis com suas metas.

  • B.

    enfrentar problemas e agir de modo coerente diante das múltiplas possibilidades de solução.

  • C.

    valorizar a vida escolar, aquilatando os aspectos curriculares, as qualidades dos docentes, a riqueza da interação entre pares.

  • D.

    aprender a se comprometer com a tomada de decisão e com as ações capazes de impulsionar a própria vida e os rumos da nação.

  • E.

    distinguir o certo do errado, adotando um ponto de vista ético, no qual se busque igualdade, liberdade e justiça para todos.

Assinale a alternativa que não apresenta uma característica da avaliação formativa.

  • A.

    Fornecer dados para aperfeiçoamento dos objetivos a serem alcançados.

  • B.

    Criar condições para que o aluno, retome aspectos ainda não aprendidos.

  • C.

    Localizar dificuldades do aluno para auxiliá-lo a encontrar processos que lhe permitam crescer na aprendizagem.

  • D.

    Retroalimentar o processo, visando à tomada de decisão.

  • E.

    Classificar os alunos conforme os resultados de aproveitamento demonstrados.

Para Vasconcellos (2003), a preocupação fundamental no que diz respeito aos instrumentos de avaliação, buscando superar a ênfase seletiva, é referente à

  • A.

    necessidade de articular os instrumentos com os conteúdos ensinados e aprendidos.

  • B.

    necessidade de construir instrumentos que auxiliem a aprendizagem dos alunos.

  • C.

    mudança de postura em relação às finalidades da educação e da avaliação.

  • D.

    importância de cobrir uma amostra significativa de todos os conteúdos ensinados.

  • E.

    necessidade de usar uma linguagem compreensível, para salientar o que se deseja.

A respeito de avaliação diagnóstica, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Ocorre ao final de determinada etapa do processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de verificar o que o aluno efetivamente aprendeu.

  • B.

    Verifica se o aluno possui determinadas habilidades, consideradas pré-requisitos para novas aprendizagens.

  • C.

    Acontece durante o processo, incluindo todos os conteúdos importantes de uma etapa de aprendizagem.

  • D.

    Verifica como estão todos os departamentos da escola, desde a infraestrutura, o projeto pedagógico até os procedimentos didáticos de sala de aula.

  • E.

    Identifica se os livros didáticos apontados estão coerentes com a proposta educacional da escola.

Na metodologia de projetos, os teóricos da educação apontam determinadas tipologias. Acerca das tipologias dos projetos, é correto afirmar que

  • A.

    projeto de ensino é um planejamento que pode ser desenvolvido na área educacional ou organizacional para promover uma intervenção no foco do problema, alterando a organização e a operação do sistema, com a função de resolver ou atender às necessidades da comunidade escolar.

  • B.

    projetos de desenvolvimento (ou de produto) são aqueles realizados por alunos no âmbito escolar, com a finalidade de operacionalizá-lo em determinados pontos de uma disciplina.

  • C.

    projetos de aprendizagem ou de trabalho são projetos internos de um sistema, buscando-se inovar em seus produtos e atividades.

  • D.

    projeto de intervenção são projetos educacionais que visam promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, envolvendo uma ou mais disciplinas.

  • E.

    projetos de pesquisa são aqueles que visam obter conhecimentos acerca de determinado problema, verificando e apurando soluções por meio de experimentações.

A literatura registra uma variedade de expressões acerca da educação continuada. Acerca do conceito de educação continuada em saúde, julgue os itens a seguir.

A educação continuada é inexistente nos organogramas oficiais das instituições de saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

A literatura registra uma variedade de expressões acerca da educação continuada. Acerca do conceito de educação continuada em saúde, julgue os itens a seguir.

Educação continuada e educação permanente são conceitos que foram se apresentando na área da saúde, mas mantendo significados semelhantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A literatura registra uma variedade de expressões acerca da educação continuada. Acerca do conceito de educação continuada em saúde, julgue os itens a seguir.

A educação continuada é definida como algo que engloba as atividades de ensino após o curso de graduação com finalidades mais restritas de atualização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A literatura registra uma variedade de expressões acerca da educação continuada. Acerca do conceito de educação continuada em saúde, julgue os itens a seguir.

Organização Mundial de Saúde conceitua a educação continuada como um processo que inclui as experiências posteriores ao adestramento inicial, que ajudam as pessoas a aprender competências importantes para o seu trabalho.

  • E. Errado
  • C. Certo
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...