Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A avaliação somativa procura identificar em que grau os objetivos propostos foram alcançados. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o momento do processo de ensino e aprendizagem em que ela deve ser realizada.
No início do ano letivo.
No início da unidade de ensino.
Ao longo do processo de ensino e aprendizagem.
Diariamente, em cada aula.
No encerramento do processo de ensino, ao final do ano letivo.
Competências e habilidades precisam ser desenvolvidas na escola, uma vez que são elas que permitem aos alunos
alocar significado às suas vidas, orientando-os na escolha de rumos de ação compatíveis com suas metas.
enfrentar problemas e agir de modo coerente diante das múltiplas possibilidades de solução.
valorizar a vida escolar, aquilatando os aspectos curriculares, as qualidades dos docentes, a riqueza da interação entre pares.
aprender a se comprometer com a tomada de decisão e com as ações capazes de impulsionar a própria vida e os rumos da nação.
distinguir o certo do errado, adotando um ponto de vista ético, no qual se busque igualdade, liberdade e justiça para todos.
Assinale a alternativa que não apresenta uma característica da avaliação formativa.
Fornecer dados para aperfeiçoamento dos objetivos a serem alcançados.
Criar condições para que o aluno, retome aspectos ainda não aprendidos.
Localizar dificuldades do aluno para auxiliá-lo a encontrar processos que lhe permitam crescer na aprendizagem.
Retroalimentar o processo, visando à tomada de decisão.
Classificar os alunos conforme os resultados de aproveitamento demonstrados.
Para Vasconcellos (2003), a preocupação fundamental no que diz respeito aos instrumentos de avaliação, buscando superar a ênfase seletiva, é referente à
necessidade de articular os instrumentos com os conteúdos ensinados e aprendidos.
necessidade de construir instrumentos que auxiliem a aprendizagem dos alunos.
mudança de postura em relação às finalidades da educação e da avaliação.
importância de cobrir uma amostra significativa de todos os conteúdos ensinados.
necessidade de usar uma linguagem compreensível, para salientar o que se deseja.
A respeito de avaliação diagnóstica, assinale a alternativa correta.
Ocorre ao final de determinada etapa do processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de verificar o que o aluno efetivamente aprendeu.
Verifica se o aluno possui determinadas habilidades, consideradas pré-requisitos para novas aprendizagens.
Acontece durante o processo, incluindo todos os conteúdos importantes de uma etapa de aprendizagem.
Verifica como estão todos os departamentos da escola, desde a infraestrutura, o projeto pedagógico até os procedimentos didáticos de sala de aula.
Identifica se os livros didáticos apontados estão coerentes com a proposta educacional da escola.
Na metodologia de projetos, os teóricos da educação apontam determinadas tipologias. Acerca das tipologias dos projetos, é correto afirmar que
projeto de ensino é um planejamento que pode ser desenvolvido na área educacional ou organizacional para promover uma intervenção no foco do problema, alterando a organização e a operação do sistema, com a função de resolver ou atender às necessidades da comunidade escolar.
projetos de desenvolvimento (ou de produto) são aqueles realizados por alunos no âmbito escolar, com a finalidade de operacionalizá-lo em determinados pontos de uma disciplina.
projetos de aprendizagem ou de trabalho são projetos internos de um sistema, buscando-se inovar em seus produtos e atividades.
projeto de intervenção são projetos educacionais que visam promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, envolvendo uma ou mais disciplinas.
projetos de pesquisa são aqueles que visam obter conhecimentos acerca de determinado problema, verificando e apurando soluções por meio de experimentações.
A literatura registra uma variedade de expressões acerca da educação continuada. Acerca do conceito de educação continuada em saúde, julgue os itens a seguir.
A educação continuada é inexistente nos organogramas oficiais das instituições de saúde.
A literatura registra uma variedade de expressões acerca da educação continuada. Acerca do conceito de educação continuada em saúde, julgue os itens a seguir.
Educação continuada e educação permanente são conceitos que foram se apresentando na área da saúde, mas mantendo significados semelhantes.
A literatura registra uma variedade de expressões acerca da educação continuada. Acerca do conceito de educação continuada em saúde, julgue os itens a seguir.
A educação continuada é definida como algo que engloba as atividades de ensino após o curso de graduação com finalidades mais restritas de atualização.
A literatura registra uma variedade de expressões acerca da educação continuada. Acerca do conceito de educação continuada em saúde, julgue os itens a seguir.
Organização Mundial de Saúde conceitua a educação continuada como um processo que inclui as experiências posteriores ao adestramento inicial, que ajudam as pessoas a aprender competências importantes para o seu trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...