Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É requisito do planejamento educacional a

flexibilidade que permite a adaptação do plano a situações imprevistas ou imprevisíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Gandin, a realidade, quando se pensa em planejamento, pode ser concebida de várias maneiras. Segundo ele, a realidade restrita à educação, à saúde ou a qualquer outra atividade humana, dentro da instituição ou do grupo que planeja, é concebida como:

  • A.

    globa

  • B.

    totalizadora

  • C.

    do campo de ação

  • D.

    centrada no indivíduo

  • E.

    restrita às ambivalências

O planejamento, visto como prática educativa, deve ter um modelo de plano ajustado à realidade. Assim, para Gandin, o confronto entre o juízo que o grupo faz da sua realidade e o ideal traçado para o seu fazer pode ser melhor expresso pelo seguinte modelo de plano:

  • A.

    doutrinal

  • B.

    operativo

  • C.

    presencial

  • D.

    referencial

  • E.

    de necessidades

A avaliação formativa é uma maneira de regular a ação pedagógica, direcionando-a para uma ação diferenciada. Quando isso ocorre, temos uma avaliação centrada no seguinte aspecto:

  • A.

    individuação

  • B.

    orientação escolar

  • C.

    hierarquia de excelência

  • D.

    treinamento para exames

  • E.

    ação de alerta contra o fracasso escolar

A avaliação formativa pode atuar positivamente sobre a violência simbólica, ou seja, a pressão moral e psicológica constante sobre o aluno para obter sua adesão ao estudo. Essa ação positiva é facilitada graças ao que Perrenoud denomina de:

  • A.

    êxito da tarefa

  • B.

    autorregulação

  • C.

    lógica cooperativa

  • D.

    transposição didática

  • E.

    diversidade dos aprendizes

Com relação aos métodos de estudo, as técnicas de memorização são as mais utilizadas, pois a compreensão depende não tanto de técnicas, mas de ginástica mental realizada pelos seus praticantes. Assinale a alternativa incorreta acerca desse método.

  • A.

    Permite a aquisição de mecanismos mentais que facilitam o desenvolvimento intelectual.

  • B.

    É uma das formas mais eficientes de lembrar dados que se pretende ou necessite de utilizar frequentemente.

  • C.

    Exige um grande nível de treino e esforço, pois a facilidade de memorização é algo que se obtém após processo de trabalho mental;

  • D.

    É uma técnica de aprendizagem pouco intensa, que não causa cansaço mental.

  • E.

    Muitas vezes os conhecimentos não ficam durante muito tempo na mente de quem os decora, sem compreender.

Quando a avaliação é, para o aluno, um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de sua tarefa de aprender e, para a escola, é uma possibilidade de definição de prioridades, ela é concebida como

  • A.

    perspectiva autoritária, com o caráter de terminalidade e de medição de conteúdos aprendidos arraigados nas práticas escolares.

  • B.

    instrumento de repressão e controle das ações dos alunos.

  • C.

    instrumento de medida aplicado em momento distinto do processo educativo, com o fim de averiguar resultados do processo.

  • D.

    contínua e sistemática, por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.

  • E.

    elemento dispensável no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que não é possível averiguar aprendizagem em curto prazo.

Acredita-se que a expressão currículo oculto tenha sido utilizada pela primeira vez por Philip Jackson, em 1968, em um livro intitulado Life in classrooms. Vários teóricos brasileiros, nos últimos tempos, discutem esse conceito e sua relação com a educação escolar. A esse respeito, é correto afirmar que

  • A.

    o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma nítida e transparente, para aprendizagens sociais relevantes.

  • B.

    o currículo oculto reproduz, por meio da cultura escolar, as estruturas sociais e a ideologia dominante do capitalismo. Por isso, o currículo oculto não interfere na subjetividade dos alunos.

  • C.

    a disposição das carteiras em filas indianas, em que cada aluno tem sua atenção voltada sempre para a frente, com o fim único de interromper toda e qualquer forma de comunicação entre os alunos, não pode ser considerada um exemplo de aspecto do currículo oculto.

  • D.

    o currículo oculto surge como forma de consolidação dos valores das classes economicamente desprivilegiadas da sociedade.

  • E.

    o conceito de currículo oculto ignora as teorias reprodutivistas e suas explicações a respeito de a escola ser um espaço de transmissão da doutrina capitalista.

Julgue os itens a seguir, referentes à educação a distância.

A mediação do processo de ensinar e aprender nessa modalidade se dá, entre outras formas, por meio de tecnologias modernas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes à educação a distância.

Apenas cursos técnicos e profissionalizantes podem ser desenvolvidos a distância.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...