Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a esses planejamentos.
O planejamento de aula antecede hierarquicamente o planejamento da unidade didática.
Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a esses planejamentos.
Sondagem e diagnóstico são etapas do planejamento escolar, sendo a sondagem a análise e interpretação dos dados coletados na etapa do diagnóstico da realidade escolar.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da avaliação emancipatória.
Na avaliação emancipatória, os dados quantitativos são desprezados, considerando que a ótica de análise é eminentemente quantitativa.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da avaliação emancipatória.
São pressupostos metodológicos dessa modalidade de avaliação: o antidogmatismo, a autenticidade e o compromisso, a restituição sistemática e o ritmo e equilíbrio da reflexão-ação.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da avaliação emancipatória.
Os conceitos básicos envolvidos nessa proposta são: emancipação, decisão democrática, transformação e crítica educativa.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da avaliação emancipatória.
O processo avaliativo possui quatro momentos: o diagnóstico da realidade, a descrição da realidade, a crítica da realidade e a criação individual.
Quanto ao momento que se realiza o processo avaliativo, a avaliação pode ser
diagnóstica, quanto realizada antes da ação, isto é, antes da definição ou implementação de uma ação ou política, e pode ter como objetivos tanto a identificação de prioridades e metas, quanto o estabelecimento de parâmetros de comparação para a avaliação a posteriori.
Quanto ao momento que se realiza o processo avaliativo, a avaliação pode ser
processual, quando realizada ao final de implementação ou execução, tendo como objeto tanto o processo de formulação e implementação, como os resultados e as implicações da atividade avaliada.
É requisito do planejamento educacional a
apreciação das possibilidades de recursos humanos e financeiros, a fim de assegurar a eficácia das soluções propostas.
É requisito do planejamento educacional a
avaliação bianual do plano, para a adaptação do mesmo às novas necessidades e circunstâncias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...