Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a esses planejamentos.

O planejamento de aula antecede hierarquicamente o planejamento da unidade didática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a esses planejamentos.

Sondagem e diagnóstico são etapas do planejamento escolar, sendo a sondagem a análise e interpretação dos dados coletados na etapa do diagnóstico da realidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito da avaliação emancipatória.

Na avaliação emancipatória, os dados quantitativos são desprezados, considerando que a ótica de análise é eminentemente quantitativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito da avaliação emancipatória.

São pressupostos metodológicos dessa modalidade de avaliação: o antidogmatismo, a autenticidade e o compromisso, a restituição sistemática e o ritmo e equilíbrio da reflexão-ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito da avaliação emancipatória.

Os conceitos básicos envolvidos nessa proposta são: emancipação, decisão democrática, transformação e crítica educativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito da avaliação emancipatória.

O processo avaliativo possui quatro momentos: o diagnóstico da realidade, a descrição da realidade, a crítica da realidade e a criação individual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao momento que se realiza o processo avaliativo, a avaliação pode ser

diagnóstica, quanto realizada antes da ação, isto é, antes da definição ou implementação de uma ação ou política, e pode ter como objetivos tanto a identificação de prioridades e metas, quanto o estabelecimento de parâmetros de comparação para a avaliação a posteriori.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao momento que se realiza o processo avaliativo, a avaliação pode ser

processual, quando realizada ao final de implementação ou execução, tendo como objeto tanto o processo de formulação e implementação, como os resultados e as implicações da atividade avaliada.

  • C. Certo
  • E. Errado

É requisito do planejamento educacional a

apreciação das possibilidades de recursos humanos e financeiros, a fim de assegurar a eficácia das soluções propostas.

  • C. Certo
  • E. Errado

É requisito do planejamento educacional a

avaliação bianual do plano, para a adaptação do mesmo às novas necessidades e circunstâncias.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...