Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No ensino de leitura em língua inglesa, a leitura de elementos não-verbais (fotografias, tabelas, gráficos, mapas etc.) é
necessária para auxiliar o aluno na compreensão do conteúdo verbal.
prejudicial porque distrai o aluno.
redundante, já que repete informações do texto verbal.
recomendável para tirar dúvidas sobre o conteúdo verbal.
adequada apenas para alunos iniciantes.
possibilidade de uma nova organização do trabalho pedagógico, que permite uma nova apreensão dos saberes, não mais marcado pela absoluta compartimentalização estanques das disciplinas, mas permitindo uma comunicação entre os compartimentos disciplinares, denomina-se de:
transversalidade;
disciplinaridade;
interdisciplinaridade;
pluridisciplinaridade<;/p>
O tipo de exercício descrito na citação acima
deve ser privilegiado com alunos que têm pouco conhecimento da língua inglesa.
é desnecessário e revela uma prática não mais adotada.
não deve ser realizado individualmente como tarefa de casa.
oferece aos alunos a oportunidade de escrever textos de todos os gêneros.
não leva em conta que a produção escrita real requer a definição do leitor e do objetivo do texto.
Dentre as abordagens da aprendizagem que podem constituir na didática em sala de aula, qual delas considera que ensinar consiste num arranjo e planejamento de condições externas. As condutas esperadas dos alunos são instaladas e mantidas por condicionantes e reforçadores arbitrários, tais como: elogios, graus, notas, prêmios, etc.
abordagem cognitivista;
abordagem tradicional;
abordagem comportamentalista;
abordagem sociocultural.
A concepção de leitura contida na citação acima opõe-se de forma radical à visão de leitura como
interpretação de sentidos.
posicionamento do leitor diante do texto.
decodificação de signos lingüísticos.
interação entre texto e leitor.
antecipação quanto ao tema e objetivo do texto.
No ensino da Geografia, que atividade atende as novas perspectivas dos Parâmetros Curriculares Nacionais:
estudo descritivo dos conteúdos da geografia, enfatizando os aspectos físicos, paisagens da área;
memorização dos principais aspectos físicos da geografia, sobretudo, a geografia mundial;
uso do livro didático de Geografia, com aulas expositivas e orientação do professor;
os alunos começam sua pesquisa a partir de observações do próprio cotidiano, sobre como o bairro em que vivem é organizado, quais os trajetos que percorrem.
Uma função educativa importante do ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola básica é
o desenvolvimento da proficiência comunicativa.
a capacitação para intercâmbios culturais entre estudantes de nacionalidades diferentes.
o conhecimento da cultura dos povos falantes de língua inglesa.
a oportunidade de percepção de diferenças culturais e convivência com a diversidade.
a ampliação da esfera de informações e conhecimentos.
Sobre os conhecimentos cientifico e cotidiano no ensino das ciências, a postura da escola dever seguir orientações, EXCETUANDO:
a escola deve propiciar outras formas de conhecimento, além do cientifico;
o conhecimento cientifico deve prevalecer sobre as demais formas de conhecimento;
a tarefa da escola é aproximar os conceitos científicos dos conhecimentos prévios, das características dos alunos e sua capacidade de raciocínio;
o conhecimento cientifico deve ser socializado pela escola, desde dos primeiros anos de escolarização.
Na aula de língua inglesa, como também em outras disciplinas, é importante proporcionar aos alunos contato com diferentes gêneros textuais em seus suportes originais. Essa orientação visa a permitir que os estudantes
entrem em contato com textos considerados difíceis e que, por isso, evitam.
vivenciem diferentes práticas sociais de uso da língua.
deixem de lado a leitura de textos em livros didáticos, que pouco contribuem para o desenvolvimento da competência em leitura.
concentrem-se na aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais.
confrontem, com os colegas, suas estratégias de leitura e seu conhecimento dos assuntos abordados no texto.
O estudo da Matemática, de acordo com os PCN's do Ensino Fundamental, a matemática deve ser vista como:
organização de conteúdos deve ter como critério único a lógica interna da Matemática;
o significado da Matemática para o aluno resulta das conexões que ele estabelece entre ela e as demais disciplinas, entre ela e seu cotidiano;
tratamento dos conteúdos em compartimentos estanques e numa rígida sucessão;
A atividade matemática escolar deve ser pronta e definitiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...