Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere este trecho de uma aula de inglês de 8ª série.
Professor: Então. Vocês vão ouvir o diálogo na fita e prestar atenção a três coisas. Vocês vão tentar entender quem ligou para quem, a que horas é o jogo e o local em que as duas pessoas vão se encontrar. Eu vou escrever as perguntas na lousa. Tá bem? Então, vamos ouvir a fita e responder essas três questões. Vocês não precisam entender tudo, tá? Tentem pegar essas informações que eu pedi. Prontos? Eu vou tocar a fita. [Professor toca a fita.]
A instrução do professor é
coerente com o princípio de que as atividades de compreensão oral devem privilegiar os diálogos.
adequada porque estabelece um objetivo claro para a tarefa de compreensão oral.
inadequada porque os alunos ainda não ouviram o diálogo na fita.
ineficaz, pois deveria garantir a compreensão de todas as informações.
eficaz, contanto que os alunos trabalhem em grupos para a resolução da tarefa.
Em Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas (1999), o suíço Philipe Perreneud, professor das áreas de currículo escolar, e práticas pedagógicas, aborda sobre a avaliação formativa, definindo-a como "toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo".
Sob essa perspectiva, faz parte desse tipo de avaliação:
atribuições de rótulos de acordo com as características individuais;
apreciação quantitativa do rendimento escolar;
gestão das aprendizagens dos alunos;
comparação dos avanços entre os alunos.
Essa definição de leitura põe ênfase
na competência lingüística.
na competência comunicativa.
no conhecimento sistêmico.
no processo cognitivo.
na consciência crítica.
O modelo interacional de leitura centra-se
no processo de decodificação de informação.
no leitor.
na relação entre leitor e texto.
no texto.
na intenção do autor.
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante
processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.
avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
As avaliações parciais desenvolvidas durante o processo ensino-aprendizagem devem estar vinculadas somente aos objetivos específicos, a fim de atingir a mudança comportamental almejada.
Mediante a insistência de um aluno pela resposta certa em uma atividade de leitura, a professora lhe explica que não há resposta certa e o incentiva a construir sentidos sobre o texto lido. Esse procedimento revela que a professora
valoriza o ritual da aprendizagem.
se preocupa em desenvolver o papel do leitor.
enfatiza o conhecimento sistêmico.
negligencia o caráter informal da aprendizagem.
se distancia de sua função de ensinar.
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante
processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.
avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Os métodos e técnicas empregados para realizar a finalidade e os objetivos propostos no modelo hipotético devem garantir a rotina pedagógica a fim de propiciar a aprendizagem.
Segundo essa perspectiva sobre identidades, a interação em aula de língua estrangeira deve ser vista como uma prática
ritualizada.
harmônica.
excludente.
disciplinar.
significativa.
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante
processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.
avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Dos três níveis de competência que são teoricamente reservados ao educador planejamento, execução e avaliação , apenas o nível executivo, na prática cotidiana, é-lhe reservado, sendo os demais atribuições dos sistemas de ensino.
A abordagem interacional do discurso, apoiada teoricamente na sociolingüística interacional, considera a conversação como
simples transmissão de significados entre locutores.
emissão de uma mensagem do falante para o ouvinte.
resultado da participação passiva do ouvinte.
aplicação da função referencial da linguagem pelo falante.
produção conjunta de falantes e ouvintes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...