Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere este trecho de uma aula de inglês de 8ª série.

Professor: Então. Vocês vão ouvir o diálogo na fita e prestar atenção a três coisas. Vocês vão tentar entender quem ligou para quem, a que horas é o jogo e o local em que as duas pessoas vão se encontrar. Eu vou escrever as perguntas na lousa. Tá bem? Então, vamos ouvir a fita e responder essas três questões. Vocês não precisam entender tudo, tá? Tentem pegar essas informações que eu pedi. Prontos? Eu vou tocar a fita. [Professor toca a fita.]

A instrução do professor é

  • A.

    coerente com o princípio de que as atividades de compreensão oral devem privilegiar os diálogos.

  • B.

    adequada porque estabelece um objetivo claro para a tarefa de compreensão oral.

  • C.

    inadequada porque os alunos ainda não ouviram o diálogo na fita.

  • D.

    ineficaz, pois deveria garantir a compreensão de todas as informações.

  • E.

    eficaz, contanto que os alunos trabalhem em grupos para a resolução da tarefa.

Em Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas (1999), o suíço Philipe Perreneud, professor das áreas de currículo escolar, e práticas pedagógicas, aborda sobre a avaliação formativa, definindo-a como "toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo".

Sob essa perspectiva, faz parte desse tipo de avaliação:

  • A.

    atribuições de rótulos de acordo com as características individuais;

  • B.

    apreciação quantitativa do rendimento escolar;

  • C.

    gestão das aprendizagens dos alunos;

  • D.

    comparação dos avanços entre os alunos.

Essa definição de leitura põe ênfase

  • A.

    na competência lingüística.

  • B.

    na competência comunicativa.

  • C.

    no conhecimento sistêmico.

  • D.

    no processo cognitivo.

  • E.

    na consciência crítica.

O modelo interacional de leitura centra-se

  • A.

    no processo de decodificação de informação.

  • B.

    no leitor.

  • C.

    na relação entre leitor e texto.

  • D.

    no texto.

  • E.

    na intenção do autor.

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante

processo de mudança;

objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.

avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

As avaliações parciais desenvolvidas durante o processo ensino-aprendizagem devem estar vinculadas somente aos objetivos específicos, a fim de atingir a mudança comportamental almejada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mediante a insistência de um aluno pela resposta certa em uma atividade de leitura, a professora lhe explica que não há resposta certa e o incentiva a construir sentidos sobre o texto lido. Esse procedimento revela que a professora

  • A.

    valoriza o ritual da aprendizagem.

  • B.

    se preocupa em desenvolver o papel do leitor.

  • C.

    enfatiza o conhecimento sistêmico.

  • D.

    negligencia o caráter informal da aprendizagem.

  • E.

    se distancia de sua função de ensinar.

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante

processo de mudança;

objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.

avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Os métodos e técnicas empregados para realizar a finalidade e os objetivos propostos no modelo hipotético devem garantir a rotina pedagógica a fim de propiciar a aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo essa perspectiva sobre identidades, a interação em aula de língua estrangeira deve ser vista como uma prática

  • A.

    ritualizada.

  • B.

    harmônica.

  • C.

    excludente.

  • D.

    disciplinar.

  • E.

    significativa.

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante

processo de mudança;

objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.

avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Dos três níveis de competência que são teoricamente reservados ao educador — planejamento, execução e avaliação —, apenas o nível executivo, na prática cotidiana, é-lhe reservado, sendo os demais atribuições dos sistemas de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

A abordagem interacional do discurso, apoiada teoricamente na sociolingüística interacional, considera a conversação como

  • A.

    simples transmissão de significados entre locutores.

  • B.

    emissão de uma mensagem do falante para o ouvinte.

  • C.

    resultado da participação passiva do ouvinte.

  • D.

    aplicação da função referencial da linguagem pelo falante.

  • E.

    produção conjunta de falantes e ouvintes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...